Buscar

CLASSIFICAÇÂO DOS CONTRATOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CLASSIFICAÇÃO DOS CONTRATOS
1. QUANTO À QUALIDADE DOS SUJEITOS CONTRATANTES, OS CONTRATOS PODEM SER:
CONTRATOS DE DIREITO COMUM- SÃO REGULADOS PELO DIREITO CIVIL. SÃO CONSIDERADOS CONTRATOS PARITÁRIOS, EM DECORRÊNCIA DO PRINCIPIO DA IGUALDADE FORMAL QUE INFORMA O DIREITO CIVIL. DUAS PARTES IGUALITARIAS, TEM-SE UM CONTRATO COMUM REGIDO PELO DIREITO CIVIL.
CONTRATOS DE CONSUMO- SÃO REGULADOS PELAS NORMAS DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, LEI 8.078/90. SÃO OS CONTRATOS CUJA POLARIZAÇÃO SE DA DE CONSUMIDOR E FORNECEDOR. QUANDO SE TEM UM CONTRATO QUE REGULA UMA RELAÇÃO ENTRE CONSUMIDOR E FORNECEDOR DE SERVIÇOS, SERÁ CONSIDERADO UM CONTRATO DE CONSUMO. PARA SER CONSIDERADO CONSUMIDOR A PESSOA TEM DE SER CONSIDERADA O DESTINATÁRIO FINAL DAQUELE PRODUTO. PARA SER CONSIDERADO FORNECEDOR TEM DE TER DEMONSTRADO QUE SE EXERCE AQUELAATIVIDADE COM HABITUALIDADE E PROFISSÃO. 
2. QUANTO AO MOMENTO DO APERFEIÇOAMENTO (CELEBRAÇÃO) DO CONTRATO, OS CONTRATOS PODEM SER:
CONSENSUAIS- AQUELES QUE SE APERFEIÇOAM PELA DECLARAÇÃO DE VONTADE DOS CONTRATANTES. NÃO PRECISA DA EFETIVA ENTREGA DA COISA, BASTANDO APENAS A DECLARAÇÃO DE VONTADE DAS PARTES PARA SUA CELEBRAÇÃO. O CONTRATO É CONSIDERADO CELEBRADO A PARTIR DO MOMENTO DA ACEITAÇÃO ENTRE OS CONTRATANTES. CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE BEM MÓVEL.
REAL- NECESSITA, ALÉM DA MANIFESTAÇÃO DE VONTADE, A EFETIVA ENTREGA DA COISA. 
APERFEIÇOAMENTO X CUMPRIMENTO
NOS CONTRATOS CONSENSUAIS BASTA A MANIFESTAÇÃO DE VONTADE PARA QUE OCORRA A CELEBRAÇÃO DO CONTRATO, TODAVIA, NÃO SERÁ CUMPRIDO ATÉ A ENTREGA DA COISA. JÁ NO CONTRATO REAL, ENQUANTO A COISA NÃO FOR ENTREGUE, HAVENDO APENAS A MANIFESTAÇÃO DE VONTADE, O CONTRATO NÃO SERÁ CELEBRADO. CONTRATO DE COMODATO. A TRADIÇÃO DO BEM NOS CONTRATOS REAIS NÃO FAZ PARTE APENAS DA EXECUÇÃO, MAS TAMBÉM DA CELEBRAÇÃO DO CONTRATO.
3. QUANTO À FORMA, OS CONTRATOS PODEM SER:
SOLENES- AQUELES CUJA FORMA É DETERMINADA PELA LEI. A DESOBEDIÊNCIA À FORMA PREVISTA EM LEI GERA INVALIDADE DO NEGÓCIO JURÍDICO.
NÃO SOLENES- AQUELES EM QUE NÃO HÁ FORMA ESPECIAL PARA SUA CELEBRAÇÃO, SEGUINDO, POIS, O PRINCÍPIO DA LIBERDADE DAS FORMAS. DESDE QUE NÃO SEJA DEFESA EM LEI, ART. 104 C.C.
4. QUANTO À TIPICIDADE, OS CONTRATOS PODEM SER:
TÍPICOS- REGULAMENTADOS POR LEI.
ATÍPICOS- NÃO REGULAMENTADOS POR LEI. PODE-SE CELEBRAR UM CONTRATO QUE NÃO TENHA PREVISÃO EXPRESSA NA LEI, DESDE QUE NÃO CONTRARIE A LEI.EXEMPLO, CONTRATO DE LEASING É UM CONTRATO ATÍPICO, NÃO PREVISTO EM LEI, MAS TEM FORMA DEFINIDA POR DETERMINAÇÃO DO BANCO CENTRAL É, PORTANTO, SOLENE. DO MESMO JEITO, PODE-SE TER UM CONTRATO TÍPICO, COMO A LOCAÇÃO, QUE NÃO TEM FORMA PREVISTA NA LEI, SENDO, PORTANTO, NÃO-SOLENE.
5. QUANTO ÀS PESSOAS DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO:
CONTRATOS DE DIREITO PÚBLICO- SÃO OS CONTRATOS EM QUE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FIGURA COMO UM DOS POLOS.
CONTRATOS DE DIRETO PRIVADO- TRAVADOS ENTRE PARTICULARES E REGIDOS PELAS NORMAS DE DIREITO PRIVADO.
6. QUANTO ÀS OBRIGAÇÕES RECÍPROCAS, OS CONTRATOS PODEM SER:
UNILATERAIS- IMPÕEM DEVERES A APENAS UMA DAS PARTES. EX., COMODATO.
BILATERAIS- IMPÕEM DEVERES RECÍPROCOS A AMBAS AS PARTES. SÃO CHAMADOS DE CONTRATOS SINALAGMÁTICOS. EX., COMPRA E VENDA.
CONTRATOS BILATERAIS IMPERFEITOS-SÃO CONTRATOS UNILATERAIS QUE SE TORNAM BILATERAIS. A NATUREZA DELE É DE CONTRATO UNILATERAL, MAS ELE FOI MODIFICADO E TORNA-SE BILATERAL.
7. QUANTO AO SACRIFÍCIO PATRIMONIAL DAS PARTES, OS CONTRATOS PODEM SER:
GRATUITOS OU BENÉFICOS- É AQUELE EM QUE SÓ HÁ SACRIFÍCIO DE UMA DAS PARTES. EX., COMODATO.
ONEROSO-É AQUELE EM QUE HÁ SACRIFÍCIO PATRIMONIAL DE AMBAS AS PARTES, DE MODO QUE INEXISTE UMA PRESTAÇÃO E UMA CONTRAPRESTAÇÃO A ELA CORRELATA E PROPORCIONAL. EX., LOCAÇÃO. O CONTRATO ONEROSO PODE SER:
COMUTATIVOS- QUANDO AMBAS AS PARTES SABEM COM EXATIDÃO SUAS PRESTAÇÕES E CONTRAPRESTAÇÃO.
ALEATÓRIOS- QUANDO HÁ A PRESENÇA DO RISCO, QUE PODE RECAIR TANTO NA PRÓPRIA EXISTÊNCIA DA COISA, QUANTO NA QUANTIDADE DA COISA.
8. QUANTO ÀS RELAÇÕES RECÍPROCAS, OS CONTRATOS PODEM SER:
PRINCIPAIS- SÃO INDEPENDENTES, EXISTINDO POR SI SÓ. EX., LOCAÇÃO.
ACESSÓRIOS- SÃO AQUELES QUE GUARDAM UMA RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA COM OUTRO CONTRATO, EXISTINDO EM FUNÇÃO DELE. EX., CONTRATO DE FIANÇA.
9. QUANTO AO MOMENTO DE SEU CUMPRIMENTO, OS CONTRATOS PODEM SER:
DE EXECUÇÃO IMEDIATA- AQUELES CUJO VENCIMENTO OCORRE CONCOMITANTEMENTE COM O APERFEIÇOAMENTO DO CONTRATO. É CUMPRIDO NO MOMENTO EM QUE É CELEBRADO.
DE EXECUÇÃO DIFERIDA- SÃO CONTRATOS A TERMO, QUE DEVERÃO SER ADIMPLIDOS EM SUA TOTALIDADE NA DATA DO VENCIMENTO AJUSTADA. É CUMPRIDO EM UMA SÓ AÇÃO EM UM MOMENTO POSTERIOIR.
DE EXECUÇÃO CONTINUADA- AQUELES CUJA EXECUÇÃO SE DARÁ DE FORMA PERIÓDICA. SE PROLONGA DURANTE O TEMPO E PERIODICAMENTE ELE SE RENOVA POR ATOS DE EXECUÇÃO.
10. QUANTO À ELABORAÇÃO, OS CONTRATOS PODEM SER:
PARITÁRIOS- ELABORADO CONJUNTAMENTE PELAS PARTES.
DE ADESÃO- É O CONTRATO QUE TEM AS CLAUSULAS PRÉ-ESTABELECIDAS POR UMA SÓ DAS PARTES, ENQUANTO A OUTRA SÓ RESTA A POSSIBILIDADE DE ADERIR. SEMPRE DEVE SER INTERPRETADO DE FORMA MAIS FAVORÁVEL AO ADERENTE, ARTS. 423 E 424, C.C./02.

Continue navegando