Buscar

Inteligência, Afetividade e Criatividade2

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Inteligência, Afetividade e Criatividade
Leia a seguinte informação: 
O psicólogo James Kaufman, diretor do Instituto de Pesquisa em Aprendizagem da Califórnia, em seus estudos apresenta o caráter do desenvolvimento da criatividade e afirma que todas as formas de expressão da criatividade são detentoras de importância, pois podem conduzir a níveis mais elevados de manifestação. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Considerando essa informação e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre os níveis de criatividade segundo Kaufman, é correto afirmar que a criatividade do tipo pequeno-C é aquela que:
	
	A
	Frequentemente é encontrada em crianças e que se refere a uma interpretação nova, pessoal e significativa de experiências, ações e eventos; diz respeito a uma construção que é nova pelo menos para o sujeito que a criou. O autor recomenda que esse tipo de criatividade deve ser nutrido e estimulado nas escolas desde os níveis elementares, pois ela pode levar ao desenvolvimento da criatividade em outros níveis.
	
	B
	A pessoa usa no seu dia a dia; que faz com que tenha boa pontuação em testes de criatividade; que a ajuda a inventar novas ideias e soluções práticas para os problemas ao seu redor.
	
	C
	Corresponde ao nível expert de criatividade, quando a pessoa desenvolveu habilidades de pensamento e ação criativas, frutos de grande envolvimento com sua área, por uma longa trajetória de realizações pessoais, estudo deliberado, motivação e persistência.
	
	D
	Diz respeito à originalidade de pensamento, imaginação, capacidade de resolver problemas de forma diferente e inovadora, capacidade de perceber um tópico de muitas formas diferentes.
	
	E
	É típica dos grandes gênios, cujas ideias mudaram o curso da ciência, da tecnologia ou das artes.
Questão 2/5 - Inteligência, Afetividade e Criatividade
Considere o seguinte trecho de uma notícia: 
“Gustavo Torres da Silva, de 18 anos, é aluno de Engenharia Física na Universidade de Stanford, nos EUA. Nascido no Capão Redondo, bairro pobre da periferia de São Paulo, Gustavo foi aprovado em duas instituições brasileiras - USP, em Engenharia Elétrica, e UFSCar, em Engenharia Física - e cinco americanas: Columbia, Duke, MIT, Harvard e Stanford. Na infância, gostava de ver o pai, técnico de eletrônica, montar e desmontar os eletrodomésticos que trazia para casa [...]. Incentivado por seu pai, Adalberto, [...] [Gutavo] gostava de desparafusar o joystick do videogame para ver [a lógica de] como funcionava por dentro”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BERNARDO, André. Matemática, música e bullying: como é a vida de crianças superdotadas no Brasil. <https://www.terra.com.br/noticias/brasil/matematica-musica-e-bullying-como-e-a-vida-de-criancas-superdotadas-no-brasil,10a4798d43f430b322b1aa55ffbeb1ff4bvlr20s.html>. Acesso em 29 jan. 2019. 
Segundo o artigo de André Bernardo acima, já aos 18 anos, Gustavo é acadêmico de uma das mais respeitadas universidades americanas. Trata-se de um garoto que desde a infância tem forte pendor para cursos que exigem maior afinidade com cálculos. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre a teoria das inteligências múltiplas, assinale a alternativa que apresenta a inteligência que melhor define a habilidade manifestada pelo estudante Gustavo:
	
	A
	Naturalista
	
	B
	Intrapessoal
	
	C
	Interpessoal
	
	D
	Musical
	
	E
	Lógico-matemática
Questão 3/5 - Inteligência, Afetividade e Criatividade
Atente para a seguinte afirmação: 
“O uso das emoções como base para o pensamento e o pensar com emoções está relacionado a importantes comportamentos e competências sociais que modelam nossas vidas. Assim o desenvolvimento da inteligência emocional em alunos intelectualmente brilhantes deveria ser uma meta tanto para educadores quanto para os psicólogos que lindam com o aluno superdotado”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIRGOLIM, A,M.R. A inteligência em seus aspectos cognitivos e não cognitivos na pessoa com altas habilidades/superdotação: Uma visão histórica. In: VIRGOLIM, A,M.R.; KONKIEWITZ, E.C. (org.). Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade: Uma visão multidisciplinar. p. 23-64. Campinas, SP: Papirus, 2014. p. 56,57. 
Considerando essa afirmação e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente referentes aos aspectos socioafetivos da superdotação, analise as seguintes afirmativas: 
I. Os aspectos afetivos estão relacionados, entre outras questões, à maneira como as pessoas lidam com as emoções, sentimentos e valores pessoais.
II. A família e a escola promovem experiências afetivas fundamentais para o desenvolvimento das crianças com altas habilidades/superdotação.
III. Sentimentos bloqueados interferem no processo de aprendizagem.
IV. Conhecer as necessidades socioafetivas dos estudantes com altas habilidades/superdotação em nada contribui para a melhoria do desenvolvimento desses indivíduos. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I, II
	
	B
	II, III
	
	C
	I, II, III
	
	D
	II, IV
	
	E
	I, III, IV
Questão 4/5 - Inteligência, Afetividade e Criatividade
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Diante da necessidade de um atendimento adequado ao bem-dotado no Brasil, salienta-se não apenas a relevância de se implantar programas de enriquecimento e aceleração, onde a criança, o adolescente e o jovem universitário tenham oportunidade de explorar, de descobrir, de pesquisar, de criar e produzir conhecimento, mas que também a família seja orientada no sentido de promover um ambiente estimulador e saudável ao desenvolvimento da criança”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 2. ed. São Paulo: EPU, 2001. p. 182 
Considerando o fragmento do texto acima e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente referentes aos programas de atendimento para os estudantes com altas habilidades/superdotação, analise as seguintes afirmativas: 
I. (V ) Os programas educacionais para atendimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação devem dar oportunidades para expansão dos estudos e pesquisas nas áreas de interesse e desenvolvimento de projetos.
II. ( ) Contar sempre com o apoio da família e sua contribuição é fundamental para o desenvolvimento da criança/do jovem, por isso os programas educacionais para atendimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação devem priorizar essa participação.
III. (  )  As crianças superdotadas, mesmo quando não são adequadamente atendidas em programas especializados, ou quando não são validadas em seus talentos por seus pais, professores ou pares, tendem sempre a se adequar a todas as situações sociais, sem apresentarem nenhum tipo de problema de comportamento, como agressividade e/ou insegurança.
IV. ( ) Os programas educacionais para atendimento dos estudantes com altas habilidades/superdotação devem contar com um grupo de especialistas com conhecimento sobre a área das altas habilidades e as características desse alunado para discutir e encaminhar o atendimento à luz dos dados coletados sobre cada estudante. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – F – V
	
	E
	F – V – V – V
	1(?)
	2(?)
	3(?)
	4(?)
	5(?)
Questão 5/5 - Inteligência, Afetividade e Criatividade
Analise as seguintes informações: 
A criatividade é um elemento a ser observado quando o tema é a superdotação. Nesse contexto, o diretor do Instituto de Pesquisaem Aprendizagem da Califórnia, James Kaufman, crê que todas as formas de criatividade têm a sua importância e, por isso, propõe um esquema que estipula diversos níveis para demonstrá-la. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Altas habilidades/superdotação: um diálogo pedagógico urgente sobre os níveis de criatividade segundo Kaufman, assinale a alternativa que descreve corretamente a criatividade do tipo mini-C:
	
	A
	Tipo de criatividade frequentemente encontrada em crianças, por isso deve ser nutrido e estimulado nas escolas desde os níveis elementares, pois pode conduzir a níveis mais elevados de criatividade. Diz respeito a uma interpretação nova, pessoal e significativa de experiências, ações e eventos; a uma construção que é nova pelo menos para o sujeito que a criou.
	
	B
	É o tipo de criatividade que a pessoa usa no seu dia a dia; que faz com que tenha boa pontuação em testes de criatividade; que a ajuda a inventar novas ideias e soluções práticas para os problemas ao seu redor.
	
	C
	Esse tipo de criatividade corresponde ao nível expert de criatividade, quando a pessoa desenvolveu habilidades de pensamento e ação criativas, frutos de grande envolvimento com sua área, por uma longa trajetória de realizações pessoais, estudo deliberado, motivação e persistência.
	
	D
	Essa criatividade refere-se à originalidade de pensamento, da imaginação, da capacidade de resolver problemas de forma diferente e inovadora, da capacidade de perceber um tópico de muitas formas diferentes.
	
	E
	Essa criatividade é típica dos grandes gênios, cujas ideias mudaram o curso da ciência, da tecnologia ou das artes.

Continue navegando