Buscar

Flexibilidade novo (2)

Prévia do material em texto

Adaptações fisiológicas do treinamento de flexibilidade.
Michelle Lorena
Flexibilidade.
FLEXIBILIDADE ARTICULAR:
É o termo usado para descrever a amplitude de movimento (ADM) permitida em cada um dos planos de movimento de Articulação.
CLASSIFICAÇÃO: 
Flexibilidade estática: ADM presente quando um segmento corporal é movimentado passivamente.
Flexibilidade Dinâmica: ADM conseguida movimentando-se ativamente um segmento corporal em virtude de uma contração muscular
Flexibilidade
SARCÔMERO
Há cinco bandas ou zonas bem definidas dentro do sarcômero. 
A LINHA Z OU DISCO Z 
Forma a linha densa em cada extremidade do sarcômero.(Ex ponto terminal do sarcômero), devido a sua variação do diâmetro miofibrilar (aumentando e diminuindo) constitui para elasticidade dos músculos
BANDA-I
 Adjacente a linha z, menos densa das estrias musculares. Contém filamentos de actina, filamentos de titina e pontes I .
BANDA A 
São as áreas escuras do sarcômero, correspondem ao filamento dos comprimentos grosso.
ZONA H
É encontrada entre as extremidades dos filamentos finos, seu tamanho varia de acordo com o comprimento do musculo ou da extensão da sobreposição dos filamentos.
LINHA M
Esta estrutura densa e transversa e encontrada dentro do sarcômero que corresponde a varias pontes m paralelas estritamente espaçadas.
ACTINA
 O filamento fino é chamado de ACTINA, seu filamento lembra dois colares de perolas entrelaçados. A ACTINA não é o único componente do filamento fino, ao seu lado encontra-se varias proteínas adicionais (troponina e tropomiozina) que servem para regular as ligações dos filamentos.
MIOSINA
 Filamento grosso é a MIOSINA.
 São os únicos vistos que possuem numerosas projeções laterais pequenas que se estendem na direção dos filamentos de ACTINA.
 Podemos classificar essas projeções como pontes cruzadas e são os locais de ligação entre filamentos de ACTINA e miosina que produzem tensão muscular.
TITINA
 É um filamento conectivo.
 Estende-se desde LINHA Z até a linha m, a porção de banda a é firmemente ligada ao filamento grosso.
 As funções da TITINA são produzir tensão de repouso (ocorre quando a fibra muscular esta em sua extensão normal e que aumenta enquanto uma fibra relaxada é alongada), força para centralizar filamentos grosso dentro dos sarcômeros.
PONTES M
São estruturas em forma de degraus que se interligam próximas aos filamentos grossos em suas regiões centrais, sua função e ajudar a organizar e estabilizar o filamento.
PONTES A
São conexões em forma de degraus entre filamentos grosso adjacentes e paralelos, estão presentes para organizar e estabilizar filamentos de MIOZINA.
PONTES I
É uma conexão em forma de degrau que atravessa a fenda entre os filamentos conectivos (ex. TITINA) e fino (ex. ACTINA).
Respostas neuromusculares ao alongamento:
Órgão tendinoso de golgi. (OTG).
Localizado nas junções do musculo tendíneas e nos tendões em ambas a extremidades do músculos. Estes receptores são estimulados pela tensão na unidade musculotendínea, seja ela produzida pela contração muscular ou pela tensão no alongamento muscular passivo.
Os OTGS respondem através de suas conexões neurais inibindo a elaboração de tensão no músculo e inibindo a elaboração de tensão dos antagonistas.
(MARTIN,1991)
Fuso muscular
Entremeia-se através das fibras dos músculos, localizando-se paralelo a estas.
Cada fuso é formado por cerca de 3-10 pequenas fibras musculares, denominadas fibras intrafusais, que estão envoltas em uma bainha de tecido conjuntivo.
Existem dois tipos de fuso:
Os primários respondem tanto ao grau de alongamento muscular quanto ao ritmo deste alongamento (reposta dinâmica). Os secundários respondem somente ao grau de alongamento (repostas estáticas). Como a resposta dinâmica e muito mais vigorosa que a estática, um ritmo lento de alongamento não consegue ativar a resposta dos fusos musculares.
Respostas dos fusos incluem a ativação do reflexo miotático e a inibição da elaboração de resposta no grupo dos músculos antagonistas (processo este denominado como inibição recíproca). 
Treinamento da flexibilidade
Alongamento passiva, ativo, dinâmico, estático, balístico.
FNP: 
 *Contração-relaxamento (CR) 
 *CR- Contração Antagonista ( CRAC)
Exercícios que exploram grandes amplitudes
Exercícios de força
(Hutton, 1992)

Continue navegando