Buscar

REVISÃO TÉCNICAS E EXAMES PSICOLÓGICOS AV1 (2)

Prévia do material em texto

REVISÃO TÉCNICAS E EXAMES PSICOLÓGICOS AV1
 - Conceito de avaliação
Avaliação, em Psicologia, refere-se à coleta e interpretação de informações psicológicas, resultantes de um conjunto de procedimentos confiáveis que permitam ao Psicólogo avaliar o comportamento. São considerados como procedimentos confiáveis aqueles que apresentem alto grau de precisão e validade. Entende-se por precisão o grau de confiabilidade do instrumento e por validade a capacidade para atingir os objetivos para os quais foi construído.
Avaliação profissional 
São as avaliações mais formais, elas são confiáveis porque têm base em instrumentos e procedimentos adequados. Com a diversificação das necessidades e das tecnologias de avaliação, tornou-se necessária a existência de um perito na área: o psicólogo. Assim, a avaliação passou a ser uma habilidade primordial do profissional psicólogo.
Avaliação não profissional
Avaliação que fazemos no cotidiano ao interpretar o comportamento dos outros. Ou seja, a partir da decodificação do comportamento verbal e não verbal relacionando - os dentro de categorias de como as pessoas devam se comportar.
Fidedignidade 
Se refere ao grau de precisão do instrumento. Devemos verificar se ele tem consistência interna que garanta certeza de que seu resultado seja confiável. É confiável o instrumento que não apresenta erros. Como nosso fenômeno é muito subjetivo e nossos instrumentos não conseguem mensurar diretamente. Quanto menor a margem de erro mais confiável.
Validade
 Se refere à capacidade do instrumento de medir o traço, a característica que informa 
medir. Não podemos confundir com a chamada “validade aparente”, ou seja, o teste se apresenta como teste de personalidade, mas na realidade mensura características que não correspondem ao conceito de personalidade. Portanto, não podemos confiar no “nome” do teste; devemos buscar no manual seu referencial teórico e suas propriedades psicométricas: validade e fidedignidade.
- Por que a avaliação psicológica é um método científico?
A avaliação psicológica é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando -se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos. 
- Como ocorre a avaliação?
Podemos representar a avaliação psicológica como sendo resultante de três critérios ou aspectos interdependentes, a saber: a medida, o instrumento e o processo de avaliação. Cada um deles possui uma representação teórica e metodológica própria e que concebe assim, de forma constitutiva, uma via própria de compreensão do seu objeto de investigação, denominado de fenômenos ou processos psicológicos.
- Métodos de avaliação
Observação - com método e técnica. Assistemática e sistemática.
Inquirição - entrevista e questionário.
Testagem - instrumentos testes, são padronizados e possuem critérios.
- Quais são os instrumentos dentro do método?
Os instrumentos são os testes que podem representar pela medida uma determinada ação que equivale a um comportamento, e assim, indiretamente, mensurar esse aspecto comportamental.
- Conceito de medida
A medida, que oferece um valor de magnitude ao objeto estudado, é a responsável por traduzir para a linguagem matemática a compreensão do fenômeno observado, portanto cedendo objetividade. Reconhecemos que a linguagem verbal é ambígua, e um fenômeno pode ser interpretado de muitas maneiras. Por isso, a medida nos garante um caráter de objetividade.
- Por que a medida é importante na avaliação?
A medida nos garante um caráter de objetividade.
- Conceito de psicometria
É uma área da Psicologia que pretende estudar o fenômeno psicológico, e seu objeto é o número. Sendo assim, nós a compreendemos como a área que estuda a medida em psicologia. Para Pasquali (2003), a Psicometria deve ser concebida como um ramo da psicologia que se caracteriza por expressar (observar) o fenômeno psicológico através do número, em vez da pura descrição verbal.
- Conceito de entrevista
Aquela na qual se buscam objetivos psicológicos (investigação, diagnóstico entre outros). é uma conversação dirigida a um propósito definido de avaliação.
Função básica: prover o avaliador de subsídios técnicos acerca da conduta do candidato, completando os dados obtidos pelos demais instrumentos utilizados. Deve ser planejada e sistematizada, para não correr o risco de ser ineficaz e ineficiente.
- Tipos de entrevista
Fechada ou Estruturada / Diretiva ou Sistemática
Perguntas previstas (questionários) - permite comparação, é padronizada.
Aberta ou não diretiva / não estruturada ou não sistemática
Tem ampla liberdade para as perguntas e o entrevistando liberdade para responder. Cabe ao entrevistador não deixar - se afastar do seu foco investigativo, das variáveis relacionadas à personalidade do entrevistado.
Entrevista mista ou semi-diretiva / semi-estruturada / semi-aberta
mescla os dois tipos (parte diretiva, questionário e parte aberta).
Testes projetivos
São aqueles que têm análise qualitativa. O sujeito recebe uma tarefa não estruturada ou pouco estruturada. O estímulo incompleto favorece a projeção de sua experiência interna, distorce o estímulo e, por fim, a interpreta. Portanto, não é um número que me fala alguma coisa sobre o sujeito avaliado. As respostas podem variar de sujeito para sujeito. Então, como podemos obter o diagnóstico? A partir da constância das respostas apresentadas. Um exemplo de teste projetivo é aquele em que nos é solicitado desenhar uma casa, uma árvore, uma pessoa.
Testes psicométricos
São aqueles cujos resultados são valores numéricos, por isso são objetivos. Ou seja, o resultado é um número que vai nos dizer algo a respeito daquela pessoa avaliada. Têm ênfase na padronização e parâmetros que garantam a veracidade e a precisão dos resultados obtidos. Em geral são utilizados para a medida da capacidade geral, aptidões específicas, atitudes e interesses, além de inventários de personalidade.
1ª Questão:
A Avaliação Psicológica refere-se à coleta e interpretação de informações psicológicas, resultantes de um conjunto de procedimentos confiáveis que permitam ao Psicólogo avaliar o comportamento. Aplica-se ao estudo de casos individuais ou de grupos ou situações.
(A) Psicologia
(B) Testagem
(C) Inquirição
(D) Observação
(E) Avaliação Psicológica.
2ª Questão:
Segundo Pasquali (2001), na Avaliação Profissional, são as avaliações mais formais, elas são confiáveis porque têm base em instrumentos e procedimentos adequados. Com a diversificação das necessidades e das tecnologias de avaliação, tornou-se necessária a existência de um perito na área: o psicólogo. Assim, a avaliação passou a ser uma habilidade primordial do profissional psicólogo. 
(A) Testagem
(B) Observação
(C) Avaliação Profissional
 (D) Avaliação Não Profissional.
(E) Inquirição.
3ª Questão.
Segundo Pasquali (2001), a Avaliação Não–Profissional é aquela avaliação que fazemos no cotidiano ao interpretar o comportamento dos outros. Ou seja, a partir da decodificação do comportamento verbal e não verbal relacionando-os dentro de categorias de como as pessoas devam se comportar.
(A) Testagem
(B) Observação
(C) Inquirição
(D) Avaliação Profissional
(E) Avaliação Não – Profissional.
4ª Questão:
A Fidedignidade se refere ao grau de precisão do instrumento. Devemos verificar se ele tem consistência interna que garanta certeza de que seu resultado seja confiável. É confiável o instrumento que não apresenta erros. Como nosso fenômeno é muito subjetivo e nossos instrumentos não conseguem mensurar diretamente. Quanto menor a margem de erro mais confiável.
(A) Fidedignidade
(B) Validade
(C)Padronização
(D) Observação 
(E) Inquirição.
5ª Questão:
A validade se refere à capacidade do instrumento de medir o traço, a característica que informa medir. Para Pasquali (2007), quem garante a qualidade da medida é a qualidade do instrumento. E a validade do instrumento diz respeito exclusivamente à pertinência do instrumento em relação ao objeto que se quer medir.
(A) Validade
(B) Fidedignidade
(C) Padronização
(D) Observação
(E) Inquirição.
6ª Questão:
A Medida, que oferece um valor de magnitude ao objeto estudado, é a responsável por traduzir para a linguagem matemática a compreensão do fenômeno observado, portanto cedendo objetividade. Reconhecemos que a linguagem verbal é ambígua, e um fenômeno pode ser interpretado de muitas maneiras. Por isso, a Medida nos garante um caráter de objetividade.
(A) Instrumento
(B) Medida.
(C) Fidedignidade
(D) Padronização
(E) Avaliação Psicológica.
7ª Questão:
Os Testes Psicológicos são caracterizados por um conjunto de tarefas ou problemas que o sujeito deve resolver ou responder em uma situação sistematizada. Os testes são construídos com rigor absoluto para que seus itens possam expressar a representação comportamental de um traço latente.
(A) Entrevista
(B) Avaliação Psicológica
(C) Teste Psicológico.
(D) Observação
(E) Escala de Atitude.
8ª Questão
Os testes psicométricos são aqueles cujos resultados são valores numéricos, por isso são objetivos. Ou seja, o resultado é um número que vai nos dizer algo a respeito daquela pessoa avaliada. Os testes psicométricos têm ênfase na padronização e parâmetros que garantam a veracidade e a precisão dos resultados obtidos. Em geral são utilizados para a medida da capacidade geral, aptidões específicas, atitudes e interesses, além de inventários de personalidade.
(A) Testes Projetivos.
(B) Instrumentos.
(C) Testes Psicométricos.
(D) Entrevista
(E) Observação.
9ª Questão.
Os Testes Projetivos são aqueles que têm análise qualitativa. O sujeito recebe uma tarefa não estruturada ou pouco estruturada. O estímulo incompleto favorece a projeção de sua experiência interna, distorce o estímulo e, por fim, a interpreta. Portanto, não é um número que me fala alguma coisa sobre o sujeito avaliado. As respostas podem variar de sujeito para sujeito. Então, como podemos obter o diagnóstico? A partir da constância das respostas apresentadas. Um exemplo de teste projetivo é aquele em que nos é solicitado desenhar uma casa, uma árvore, uma pessoa.
(A) Testes Projetivos
(B) Instrumentos.
(C) Testes Psicométricos.
(D) Entrevista.
(E) Observação.
10ª Questão
 Quanto aos testes psicrométricos é correto afirmar:
Fundamentam-se no procedimento estatístico, resultado numérico, os itens são objetivos e podem ser tratados independentemente e priorizam as normas quantitativas.
Resultado descritivo: tipológico, normas qualitativas, os itens devem ser tratados conjuntamente a constância de certas características aponta para um diagnóstico.
Quanto ao estilo da testagem não enfatiza a padronização e a objetividade.
Os resultados obtidos nas diferentes áreas de pesquisa psicológica são aplicados somente na Indústria.

Continue navegando