Buscar

Fundamentos e Metodologia da Educação Especial e as Dificuldades de Aprendizagem Discursiva 1

Prévia do material em texto

Fundamentos e Metodologia da Educação Especial e as Dificuldades de Aprendizagem
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	sábado, 1 Jun 2019, 10:37
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sábado, 1 Jun 2019, 10:55
	Avaliar
	Ainda não avaliado
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
QUESTÃO A
Segundo Guerra (2002), as dificuldades de aprendizagem se estabelecem quando a criança encontra problemas em se perceber, perceber seu mundo e relacionar-se com outras pessoas.  Dentre as citadas pelo autor temos a dislexia que seu diagnóstico deverá realizado por uma equipe multidisciplinar, pois a mesma dificilmente será encontrada isoladamente, essas dificuldades para ler e escrever podem estar associadas a outros distúrbios. Após realizar a leitura do livro Fundamentos das Dificuldades de Aprendizagem e leituras complementares, o que vem a ser dislexia e quais os distúrbios mais comuns associados a mesma. Sua resposta deve conter entre 10 e 15 linhas.
 
QUESTÃO B
Ana, 12 anos, com diagnóstico de surdez, matriculada no 6º ano do Ensino Fundamental II, possui pouco domínio de Libras, a estudante é agitada, possui dificuldades na compreensão dos conteúdos propostos em sua interpretação, leitura e escrita e apresenta dificuldades no relacionamento com seus colegas, professores e intérprete de Libras em sala de aula. Após ler o capítulo três do livro de Fundamentos das Dificuldades de Aprendizagem e realizar leituras complementares, Defina Deficiência Auditiva e que encaminhamentos podemos realizar para melhorar o desempenho pedagógico de Ana e sua relação social e afetiva com as pessoas. Sua resposta deve conter entre 10 e 15 linhas.
Ao longo do processo educacional e principalmente no início da alfabetização, a criança pode enfrentar inúmeros problemas na consolidação do aprendizado. A dislexia” é um desses problemas que se caracteriza por um transtorno do desenvolvimento da leitura. Segundo GARCÍA, 1998) ela se manifesta por meio de uma leitura oral lenta, omissa, contendo distorções e substituições de palavras, com interrupções, correções e bloqueios. As pessoas com dislexia apresentam dificuldades para processar a informação da linguagem escrita. no entanto, a dislexia não deve ser atribuída à deficiência intelectual ou à escolarização inadequada. Segundo José e Coelho (2009) a criança com esse transtorno possui uma dificuldade grande na identificação de símbolos gráficos, letras e números. A dislexia auditiva caracteriza-se pela dificuldade em distinguir semelhanças e diferenças entre sons acusticamente próximos, enquanto a dislexia visual é a dificuldade está em discriminar visualmente as letras (grafemas). Contudo, é necessário saber identificar esse transtorno e buscar formas de trabalhar com essas limitações da criança. 
GARCÍA, J. N. Manual de difculdades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. Porto Alegre: Artmed, 1998.
JOSÉ, E. A.; COELHO, M. T. Problemas de Aprendizagem. São Paulo: Editora Ática,
2009.
Passos, Marileni Ortencio de Abreu Fundamentos das dificuldades de aprendizagem / Marileni Ortencio de Abreu Passos. – 2 ed. – Curitiba: Fael, 2015. 120 p.: il. ISBN 978-85-60531-41-7
 
Segundo passos (2015) a deficiência auditiva é caracterizada pela perda de audição ou a diminuição na capacidade de escutar os sons. Pode ser ocasionada por problemas das partes do ouvido que pode levar a uma deficiência na audição. Essa deficiência pode ser total ou parcial, pode ser de nascença ou causada por doenças no decorrer da vida. A Perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras varia de acordo com o grau e níveis que pode variar de moderada, acentuada, severa e até profunda.  No caso apresentado, é possível destacar que a aluna em questão necessita de métodos e recursos didáticos e equipamentos especiais para condução de seu aprendizado. É necessário saber que essas crianças também querem se comunicar, portanto é necessário criar meios de tornar a comunicação da aluna com os demais possível, por meio de métodos diferenciados, sempre incluído a mesma nas atividades. É importante criar um tipo de comunicação com esta aluna, oportunizar que ela se socialize com os coleguinhas, enquanto professor eu  faria questão de aprender alguns sinais importantes para me comunicar com Ana e também ensinaria a turma esses sinais para que se comuniquem com a aluna também. No entanto, é necessário que a criança tenha acompanhamento do Atendimento Educacional Especializado complementando a educação realizada em sala e para que a mesma possa se desenvolver melhorando seu desempenho e se socializando melhor.
 
Passos, Marileni Ortencio de Abreu Fundamentos das dificuldades de aprendizagem / Marileni Ortencio de Abreu Passos. – 2 ed. – Curitiba: Fael, 2015. 120 p.: il. ISBN 978-85-60531-41-7
 
 
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma disfunção neurobiológica e crônica que acompanha a pessoa por toda a vida por ter causa predominantemente genética, conforme descrição do DSM IV - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (2005). Trata-se de uma condição que afeta crianças, jovens e adultos e se caracteriza por:
Escolha uma:
a. falta de atenção, hiperatividade e apatia;
b. problemas de cognição e audição.
c. problemas de atenção, hiperatividade e impulsividade;
Conteúdo:
TDAH. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma disfunção neurobiológica e crônica que acompanha a pessoa por toda a vida por ter causa predominantemente genética, conforme descrição do DSM IV - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (2005). Trata-se de uma condição que afeta crianças, jovens e adultos e se caracteriza por problemas de atenção, hiperatividade e impulsividade. Página 47.
d. problemas de raciocínio e lógica;
e. problemas de dislexia auditiva e visual simultaneamente;
Feedback
A resposta correta é: problemas de atenção, hiperatividade e impulsividade;.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
É por meio da linguagem que o ser humano manifesta a sua capacidade de abstração, no que se refere à representação de objetos ausentes, fatos, eventos, objetivos a serem perseguidos, planejamentos a serem realizados. Portanto, é indispensável no trabalho com surdos que a aquisição da língua seja considerada, sobretudo porque é uma questão cultural, visto que a língua materna é aquela adquirida naturalmente nas primeiras relações familiares. A criança ouvinte, imersa no ambiente linguístico, desenvolve plenamente sua capacidade de comunicação, podendo interagir socialmente. A criança ouvinte chega à escola dominando completamente a comunicação oral, cabendo à escola apenas a sistematização desta. Já a criança surda, privada da linguagem oral e da imersão linguística, desenvolve uma linguagem própria baseada em sinais o que, muitas vezes, é um dificultador para posterior aquisição da Libras. Conforme o trecho acima, qual seria o papel da escola diante as crianças surdas?
Escolha uma:
a. Responsabilizar-se pelo desenvolvimento do processo do papel desempenhado pela família.
b. Desenvolver as funções e competências dos membros internos e externos, da comunidade que intervém no processo.
c. Assumir a difícil função de dar condições à criança surda de se utilizar da Língua Brasileira de Sinais para comunicar-se amplamente e aprender a língua portuguesa, visto a importância desta no contexto escolar e social.
Assumir a difícil função de dar condições à criança surda de se utilizar da Língua Brasileira de Sinais para comunicar-se amplamente e aprender a língua portuguesa, visto a importância desta no contexto escolar e social.
Comentário: o atendimento aos alunos com surdez está extremamente suscetível às condições culturais do indivíduo e do núcleo familiar. Quanto mais conhecimento e informações sobre a perda auditiva, intensidade, idade e condições em que essa ocorreu, maiores são ascondições de acesso a atendimento especializado e, consequentemente, a relação com resultados favoráveis.
Essa nova incumbência da escola torna a formação do professor cada vez mais abrangente e as exigências profissionais mais amplas, já que a escola como espaço democrático deve receber a todos, e a todos atender independentemente de suas particularidades.
d. Estimular as capacidades e deixar de desenvolver a linguagem.
e. Privilegiar atividades para o desenvolvimento cognitivo.
Feedback
A resposta correta é: Assumir a difícil função de dar condições à criança surda de se utilizar da Língua Brasileira de Sinais para comunicar-se amplamente e aprender a língua portuguesa, visto a importância desta no contexto escolar e social..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para que o desenvolvimento do aluno seja efetivado, devem ser observadas as características funcionais e competências curriculares, bem como a natureza das necessidades educacionais que ele requer. Após pesquisa e observação, levantamento de dados de outros âmbitos e, se possível, exames e laudos que possam estabelecer o foco da dificuldade, deve-se buscar um encaminhamento coerente com a dificuldade da criança. Coll, Marchesi e Palacios (2004, p. 286) elencam algumas questões que devem ser observadas. Quais são elas? Leia as afirmativas apresentadas abaixo e marque F para as falsas e V para as verdadeiras, e depois assinale a alternativa correta:
( )necessidades educativas do aluno em termo de competência;
( )proposta curricular e adaptações do currículo, quando necessário;
( )condições do contexto escolar;
( )atuações educativas a serem desenvolvidas no âmbito familiar.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V, F, V, F;
b. V, V, V, V;
Conteúdo:
Aluno e família. Coll, Marchesi e Palacios (2004, p. 286) elencam algumas questões que devem ser observadas:
necessidades educativas do aluno em termo de competência;
proposta curricular e adaptações do currículo, quando necessário;
condições do contexto escolar;
atuações educativas a serem desenvolvidas no âmbito familiar, entre outras. Página 68 e 69.
c. F, V, F, V;
d. F, V, V, V;
e. V, F, V, V;
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V;.
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Um programa educacional para a pessoa com deficiência física requer profissionais conscientes, preparados cientificamente e com experiência prática necessária para o atendimento individual e coletivo dessa população. Ao se organizar uma proposta de atendimento, deve-se observar seu diagnóstico e assegurar-se de como age uma criança com lesão cerebral, tendo o cuidado de entender que apesar de diagnósticos idênticos, cada criança tem seu quadro funcional diferenciado, resultante de fatores ambientais ou sociais. O atendimento educacional da criança com deficiência física requer alguns cuidados. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta os cuidados que seriam necessários os professores terem com os alunos com deficiência física?
Escolha uma:
a. Equipamentos de tecnologia assistiva e a classificação de recursos e serviços.
b. Prevenção à deficiência com medidas simples em programas de imunização universal.
c. Diagnósticos idênticos, sem considerar que cada criança tem seu quadro funcional resultante de fatores ambientais ou sociais.
d. Apoio técnico e especializado em barreiras da comunicação.
Adaptações e recursos específicos pela condição motora e pelas reações involuntárias que apresentam ao serem movidos.
Comentário: o trabalho com a criança paralisada, ou seja, com deficiências físicas, deve ser realizada calmamente, expressando oralmente cada atividade proposta, dessa forma ela participará de seu aprendizado cooperando e auxiliando no trabalho a ser desenvolvido.
e. Adaptações e recursos específicos pela condição motora e pelas reações involuntárias que apresentam ao serem movidos.
Feedback
A resposta correta é: Adaptações e recursos específicos pela condição motora e pelas reações involuntárias que apresentam ao serem movidos..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme Carvalho (1996, p. 105), “quando se espera um filho, geralmente os pais costumam depositar todas as suas ilusões e algumas de suas frustrações nesse ser que cresce no ventre materno”. Com essa colocação, percebe-se, resumidamente, qual é o pensamento e quais as expectativas dos pais que esperam um bebê. Porém, devido a múltiplas razões, muitas vezes desconhecidas, nascem bebês com algum problema neuropatológico e físico, o que acaba sempre por afetar, de algum modo, a família e sua estrutura já constituída ou ainda por constituir. Ressalta-se que a família passa por diversas fases antes do reconhecimento da necessidade especial de um filho, que leva aos pais a passar por:
Escolha uma:
a. Diferentes maneiras de agir com as pessoas.
b. A interação social, comunicação e presença de comportamentos e atividades estereotipadas.
c. Experiências sem motivos com fatores dominantes.
d. Reação inicial de aceitação total e busca de um culpado.
e. Reações emocionais que se conhecem como negação, raiva, busca do culpado, depressão e aceitação.
Reações emocionais que se conhecem como negação, raiva, busca do culpado, depressão e aceitação. Comentário: o papel da família é uma forma de inclusão necessária e que possibilita à escola, como um todo, se transformar e redesenhar seu perfil no caminho de uma educação de qualidade para todos. # Reações emocionais que se conhecem como negação, raiva, busca do culpado, depressão e aceitação. Comentário: o papel da família é uma forma de inclusão necessária e que possibilita à escola, como um todo, se transformar e redesenhar seu perfil no caminho de uma educação de qualidade para todos.
Feedback
A resposta correta é: Reações emocionais que se conhecem como negação, raiva, busca do culpado, depressão e aceitação..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Continue navegando