Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Educação Inclusiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Educação Inclusiva (EDU04)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:442948) ( peso.:4,00)
	Prova:
	10979776
	Nota da Prova:
	8,80
Parte superior do formulário
	1.
	Apesar de a Educação Inclusiva estar prevista em leis e propostas pedagógicas, nem sempre ela é realidade em nossas escolas. A falta de preparo, tanto de professores como das escolas, é o principal motivo. A flexibilização do espaço, tempo, conteúdo e recursos são imprescindíveis quando tem-se classes com alunos com necessidades especiais. Disserte sobre as estratégias que podem ser realizadas na flexibilização do conteúdo e dos recursos.
	Resposta Esperada:
- Conteúdo: adequação do programa previsto no currículo ou no planejamento de cada aula com o objetivo de garantir que estudantes com necessidades educacionais especiais aprendam bem parte da matéria, em lugar de se dispersar por enfrentar desafios acima de suas possibilidades. Uma criança com Síndrome de Down que não consegue fazer cálculos mais complexos sobre juros, por exemplo, tem condições de aprender a calcular o troco numa compra. 
- Recursos: busca de materiais didáticos ou de outras estratégias para ensinar determinados conteúdos, facilitando a aprendizagem. É a mais comum, geralmente relacionada a todos os tipos de deficiência.
	2.
	Temos grandes avanços sobre o crescimento do acesso da pessoa com deficiência ao Ensino Superior. Em um período de dez anos, entre 2004 e 2014, o acesso de pessoas com deficiência ao Ensino Superior deu um salto no país: em 2004, o número de pessoas com deficiência que se matricularam em cursos superiores presenciais e a distância no Brasil foi de 5.395, já em 2014, foram 33.377 matrículas, o que representa um aumento de mais de 518,66%. Disserte sobre esse avanço.
	Resposta Esperada:
Em 2008, foi instituída a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com o objetivo de promover a transformação dos sistemas de ensino em sistemas educacionais inclusivos, tendo como estratégias a garantia do acesso e a permanência dos estudantes com deficiência, por meio de ações que visem à eliminação de barreiras físicas, pedagógicas e na comunicação, assim como nos ambientes, tendo como foco a promoção da autonomia e a igualdade de direitos dos alunos com deficiência. 
No caso do Ensino Superior, essa política visa assegurar às pessoas com deficiência o seu ingresso e as oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional, bem como não restringir sua participação em determinados ambientes e atividades em razão da deficiência. 
A criação de novas instituições e cursos e, ainda, estímulo ao acesso por meio de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (PROUNI), o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Programa de Financiamento Estudantil (FIES) facilitaram o acesso ao Ensino Superior - resultado de um conjunto de ações: políticas públicas, planos de acesso, incentivo, universalização dos conhecimentos acerca dos desafios e das possibilidades de cada pessoa com deficiência, diminuição do preconceito.
Parte inferior do formulário

Outros materiais