Buscar

av de ed infantil

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação:  _AV_» CONT. MET. PRAT. ENSINO CRECHES E ED. INFANTIL
	Tipo de Avaliação: AV
	
	Professor:
	ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 1,5        Data: 15/06/2015 18:18:59
	
	 1a Questão (Ref.: 201401585239)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As crianças devem ter acesso a saúde e higiene, tanto quanto aos conhecimentos do mundo e de sua cultura. Os profissionais de creches e instituições de educação infantil devem buscar planejar o cotidiano procurando respeitar as individualidades, bem como as necessidades especificas de cada faixa-etária.
 A partir do parágrafo acima, podemos afirmar:
		
	 
	a partir dos 4 a 5 anos, é esperado que as crianças já tenham adquirido todos os hábitos necessários de higiene e alimentação com independência e autonomia.
	 
	que a educação alimentar é tão importante quanto os aspectos pedagógicos, nessa etapa da educação.
	
	a brincadeira interfere positivamente no desenvolvimento global da criança.
	
	o desfralde e o desmame devem ser feitos em casa, pois necessitam do olhar carinhoso das mães.
	
	o cuidar e o educar devem ser tratados separadamente para que as ações sejam melhor planejadas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401500077)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A criança como todo o ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida numa sociedade. Ao se afirmar que a criança é um ser social, isto significa dizer que seu desenvolvimento
		
	 
	se dá entre outros seres humanos em tempo e espaço determinados;
	
	é fruto de substratos orgânicos e independe do meio social;
	
	atende a um código genético que é igual a todos da raça humana e não sofre mutações com o tempo.
	
	independe do espaço em que ela estiver e das trocas que ela estabelecer;
	
	se dá por si só, pois ela traz uma estrutura psicomotora que a favorece;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401585258)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um educador de qualidade deverá ser capaz de pesquisar constantemente a sua própria prática com o intuito de aperfeiçoa-la através de observações cotidianas das atividades planejadas e oferecidas às crianças durante os diferentes momentos vividos nas instituições de educação infantil. Sendo assim, esse professor conseguirá realizar um bom planejamento e entre os aspectos desse planejamento existem vários critérios. Marque com um X entre as opções abaixo qual NÃO ESTÁ relacionada a esses aspectos:
		
	
	registrar as formas de como a atividade irá se desenvolver.
	 
	elaborar testes que permitam identificar o aprendizado.
	
	pensar os objetivos com relação a atividade.
	
	ter atenção a respeito do tempo utilizado.
	
	registrar os materiais que irá utilizar no planejamento da atividade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401585256)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A constituição Federal de 1988 destaca que a educação é direito de todos (art.205) e coloca a educação infantil como um dever do Estado. Quais as principais mudanças que ocorreram a partir dessa lei?
		
	
	a mulher pôde ser inserida no mercado de trabalho.
	
	a criança passou a receber medidas protetivas e não de punição.
	
	passou a existir creches para todas as crianças brasileiras.
	 
	a educação infantil passa pela primeira vez no Brasil, a ser um direito da criança e uma opção da família
	
	o professor de educação infantil foi melhor remunerado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401501039)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O ato de brincar é um importante processo psicológico e fonte de desenvolvimento e aprendizagem da criança (Vygotsky,1987), muito importante na Educação Infantil. Com relação ao tema, indique com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as falsas:
(__) Quando a criança brinca de ser ¿outros e outras¿ refletem suas relações e toma consciência de si e do mundo; significam sua vida numa logica de realidade e fantasia.
(__) O brincar é algo já inerente no ser humano, não se aprende a brincar.
(__) Os processos de desenvolvimento e de aprendizagem envolvidos no brincar são também constitutivos do processo de apropriação do conhecimento.
(__)  A brincadeira é um espaço de construção de culturas pautado nas interações e nas relações sociais estabelecidas entre a criança e o mundo.
Assinale a alternativa que indica, de forma sequencial e correta, as afirmativas verdadeiras e falsas:
		
	 
	V-V-V-V
	 
	V-F-V-V
	
	F-F-V-V
	
	V-F-V-F
	
	F-V-F-F
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401465998)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Vários autores destacam a língua como um instrumento importante que nos ajuda a tomar decisões, antecipar ações e organizar as ideias, facilitando o planejamento. A esse respeito CASTRO (2004) afirma que: Para que a linguagem se desenvolva, deve produzir-se a conversa, que necessita, no mínimo, de duas pessoas com vontade de falar algo. Pensando nesse aspecto podemos planejar algumas atividades importantes para o desenvolvimento da linguagem, e com relação a isso é fundamental considerar que:
		
	
	o adulto é o único que deve ser capaz de negociar com a criança para que o objetivo da conversa se amplie.
	 
	possibilitar as crianças fazer relações com as novas ideias e as ideias que elas têm previamente é uma forma de aprendizado.
	
	incentivar à participação do grupo de crianças mesmo que sem respeitar o tempo e o ritmo de cada uma para falar.
	
	evitar atividades que envolvam faixas-etária diferentes, pois a criança mais nova pode prejudicar o desenvolvimento da mais velha pelo fato de não falar corretamente.
	
	apenas proporcionar brincadeiras livres, nas quais as crianças possam conversar umas com as outras, é suficiente.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401499411)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Uma professora procura a diretora da creche pública Criança Feliz, localizada numa região praiana de Salvador e comenta que a mãe de uma das crianças do Primeiro Período, todos os dias chega na creche cedo, deixa seu filho de 3 anos de idade e sai vestida de roupa de praia. Volta às 17 horas, bronzeada e o leva para casa. Esse fato vem despertando a revolta das educadoras, pois elas não querem cuidar da criança para a mãe ir para a praia e, portanto, já pediram a retirada da vaga da criança. As educadoras marcaram uma reunião com a gestora e exigiram a retirada da criança da creche para ceder a vaga para outra criança cuja mãe trabalhasse fora. Na função de gestora desta creche, como você resolveria esse conflito? Explique por quê.
		
	
Resposta: Na minha função como gestora, seria checar na ficha de entrevista feita no ato da matrícula da criança se a responsável realmente teria uma ocupação no período em que o filho estivesse na creche, pois poderia ter a possibilidade da mãe trabalhar na praia, se houvesse essa possibilidade conversaria com as educadoras para expor a situação para que não houvesse mais constrangimentos. Caso a mãe não estivesse trabalhando iria conversar com ela objetivando mostrar a mesma que muitos pais precisam daquela vaga para que possam sustentar a sua família e se havia posibilidade dela ceder a vaga do filho dela para outra criança.
	
Gabarito: Como gestor, é imperativo explicar para essas funcionárias que a creche é um direito da criança assegurado constitucionalmente desde 1988 e, por isso,o que a mãe faz ou não, não deve ser levado em conta, pois o direito é da criança. Além disso, a creche é um local privilegiado de desenvolvimento devendo ser a  primeira etapa da Educação Básica para todas as crianças.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Como gestor, é imperativo explicar para essas funcionárias que a creche é um direito da criança assegurado constitucionalmente desde 1988 e, por isso,o que a mãe faz ou não, não deve ser levado em conta, pois o direito é da criança. Além disso, a crecheé um local privilegiado de desenvolvimento devendo ser a primeira etapa da Educação Básica para todas as crianças.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401499557)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Trabalhar com crianças bem pequenas pode ganhar uma expressão desgastante se o ambiente não for preparado para atender às necessidade delas e das educadoras. Isso significa conforto, segurança para explorar o ambiente e possibilidade de uma organização espacial que propicie movimentos corporais para desenvolver: a percepção espacial, a coordenação motora ampla, praxias finas, o equilíbrio, o senso de localização espacial e possibilidade de locomoção. A creche Gabriela Mistral está planejando uma organização espacial em que todos os materiais de uso coletivo vão ficar armazenados em prateleiras localizadas há 1,5 metros de distância do chão, portanto, longe do alcance das crianças. Esta decisão foi tomada pela diretora depois que a quantidade de material para uso coletivo que deveria ser gasta em 22 dias, foi gasta em uma semana. Qual a mensagem que as crianças receberão ao verem os materiais que tinham livre acesso serem armazenadas em locais tão altos? Quais efeitos que esse planejamento pode causar na formação da subjetividade das crianças?
		
	
Resposta: A mensagem que passaria para as crianças seria de que elas estariam limitadas, privadas ou até mesmo proibidas de manusear o material. O efeito desse tipo de planejamento pode ser desmotivador na formação da subjetividade das crianças.
	
Gabarito: As crianças compreederão que os materiais deverão ser solicitados aos educadores, dimunindo a sua autonomia tanto na escolha como na parcimônia da utilização da quantidade necessária.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401501024)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A função pedagógica da pré-escola está focada na aquisição do código do sistema de leitura e escrita? No domínio do uso dessas nas práticas sociais?
		
	 
	O foco na educação infantil é desenvolver as múltiplas linguagens na criança; entre elas, o grafismo. Um ambiente alfabetizador (interno à pré-escola ou externo ¿ em espaços outros) favorece aprendizagens e o desenvolvimento da criança sobre a função de comunicação da língua, ampliando processualmente a sua leitura de mundo.
	
	Não há distinção entre alfabetização e letramento, entre aprender o código e ter a habilidade para usá-lo; pode-se letrar antes de alfabetizar ou o contrário. O importante é a obrigatoriedade de a criança no período final da pré-escolar estar completamente alfabetizada.
	
	A função da pré-escola é deixar a criança pronta para ser alfabetizada, ou seja, desenvolver práticas a partir de exercícios de prontidão que introduzirão as crianças no mundo letrado.
	
	A concepção ¿tradicional¿ de alfabetização, traduzida nos métodos analíticos ou sintéticos, é fundamental na pré-escola, pois, além de focar os métodos e o uso de cartilhas, valorizava nesse processo a decodificação das palavras, desvinculando-as em seu significado para a criança.
	
	Dependendo do que deseja a pré-escola, a entrada da criança no mundo da leitura e escrita pode ser bloqueada por formalidades que conciliem alfabetização e letramento.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402030778)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Através da Roda de Conversa, além de outras possibilidades, são organizados os combinados da turma, (regras de convivência que devem contar com a participação ativa das crianças no momento da construção, elas devem dar ideias criando regras, concordando ou discordando de tudo que será permitido ou não para aquele grupo de crianças durante seu tempo de convívio na instituição). Muitos adultos não sabem como abordar tais aspectos, as práticas oscilam entre ações tradicionais ou ausência de limites seguros. A Roda de conversa poderá ajudar na busca do respeito e da autonomia moral, pois:
		
	 
	permitirá com que as crianças, esperem sua vez na hora de falar, aprendam a escutar o outro e compartilhem das novidades dos amigos.
	
	indicará que façam cirandas que possibilitarão com que segurem nas mãos uma das outras.
	
	possibilitará que emprestem brinquedos, pois todas devem levar brinquedos para a roda.
	
	direcionará as crianças para que pensem e reflitam sobre todos os comportamentos inadequados da semana.
	
	facilitará que resolvam seus conflitos, assim todas pedirão desculpas por eventuais machucados que tenham provocado no colega.

Continue navegando