Buscar

av PPE3

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação:  » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO III
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	RAQUEL VASERSTEIN GORAYEB
	Turma: 9004/AB
	Nota da Prova: 7,5        Nota de Partic.: 2        Data: 16/06/2015 18:13:01
	
	 1a Questão (Ref.: 201401462655)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Planejar pesquisas com os recursos qualitativos, em particular a entrevista qualitativa, requer considerar minuciosamente o que focalizar, quem e, principalmente, por que vamos interrogar pessoas. Enumere dois cuidados que devemos tomar na construção de um roteiro de entrevista.
 
		
	
Resposta: Denrto de diversos cuidados deve-se levar em conta em que grupo social os entrevistados estão inseridos e se o roteiro de entrevista está sendo feito com uma linguagem informal para que não haja ambiguidade por parte do entrevistado.
	
Gabarito:
Evitar questões com caráter ambíguo, que seja necessário explicar a pergunta ao entrevistado, ou seja, todas as vezes em que é formulada, tal pergunta suscita tantas dúvidas que é preciso reiterar sempre o que se quer, de fato, saber. Nesse caso, é melhor retirá-la do roteiro, pois, quando se tenta explicar demais, acaba-se dizendo, de um modo ou de outro, o que se espera que o outro responda. Em outras palavras, evitar fazer perguntas induzindo respostas.
Evitar perguntas, cujas respostas sejam apenas sim ou não, exceto se outra pergunta estiver encadeada, e, também, evitar fazer perguntas que levem a divagações intermináveis e precisam ser repensadas, sob pena de acrescentarem ao material bruto uma enorme quantidade de informações descartáveis, que dificultarão, em muito, o processo analítico.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401459283)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A doutrina característica do Positivismo está pautada na previsibilidade "prever para prover" que se constitui, segundo Auguste Comte, no lema da ciência Positiva, que permite o desenvolvimento da sociedade através da ciência e da técnica. A partir dessa afirmação, assinale a alternativa que revela o lema desta teoria:
		
	
	O amor por base, e o princípio seria obedecer à ordem vigente
	
	O amor por princípio, a ordem e a base por fim
	
	A ordem social por base, e o progresso por fim
	
	A ordem e o amor por princípio, o progresso por fim
	 
	O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401461768)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Alguns espaços não formais de Educação têm se constituído como campo para diversas pesquisas em Educação, que buscam compreender principalmente as relações entre os espaços não formais e a Educação formal no Brasil. Museus de arte têm sido estudados pela recente divulgação cultural, em parceria com escolas, zoológicos, dentre outros, como locais favoráveis à realização de projetos educacionais, e os museus e centros de ciências têm recebido grande atenção dos pesquisadores pela potencialidade de envolvimento da comunidade escolar com a cultura científica. Como esses espaços não formais contribuem para a formação para a pesquisa e o conhecimento científico?
		
	
Resposta: Por ser espaços que recebem pessoas de diversos níveis culturais, de várias idades e níveis sociais diferentes ou seja um espaço democrático a todo tipo de cultura.
	
Gabarito:
Os museus e centros de ciências constituem-se como espaços que aproximam a sociedade do conhecimento científico e contribuem para a promoção de debates sobre o que é Ciência, quem são os cientistas, como a pesquisa científica é realizada, o que é o método científico, como a Ciência é divulgada, quem financia a Ciência no país, quais os principais interesses político-econômicos na pesquisa científica, dentre tantos outros assuntos de relevância para a formação cultural e científica do cidadão.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402075133)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ideia fundamental da Fenomenologia é a noção de intencionalidade. Esta intencionalidade é da consciência que sempre está dirigida a um objeto. Isto nos leva a reconhecer o princípio de que
		
	
	só existe consciência metafísica, sem preocupação com o objeto.
	
	não existe objeto, apenas sujeito.
	
	não existem nem objeto nem sujeito, mas interpretações.
	 
	não existe objeto sem sujeito.
	
	só existem fatos que independem de sujeitos e objetos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401453102)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	I - Para Khun a cientificidade é a melhor aproximação possível da verdade, para outros é a descrição tal e qual da realidade.
II - As Ciências Sociais representam um campo do conhecimento, seu objeto de estudo é histórico. Cada sociedade humana tem sua forma particular e diferente de outras para se organizar. A questão social é provisória, dinâmica e específica.
III - Na investigação social, a visão de mundo do pesquisador e seu campo de estudos está implicada em todo o processo de conhecimento. O objeto das Ciências Sociais é essencialmente quantitativo.
IV - Não existe uma ciência neutra, todas passam por interesses e visões de mundo historicamente criadas, embora suas contribuições e efeitos ultrapassem as intenções de seus próprios autores.
Apenas uma alternativa apresenta as afirmativas corretas, marque-a:
		
	
	Apenas II e III estão corretas.
	
	Apenas a I, II e III estão corretas.
	 
	Apenas a I, II e IV estão corretas.
	
	Apenas a II, III e IV estão corretas.
	
	Apenas a I, III e IV estão corretas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401647051)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre as opções, marque o método que procura uma solução através de tentativas e eliminação de erros:
		
	
	Método dedutivo
	 
	Método hipotético-dedutivo
	
	Problematização
	
	Método indutivo
	
	Método dedutivo-indutivo
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401462771)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No âmbito das ciências humanas ou sociais, a teoria marxista permitiu compreender que os fatos humanos são historicamente determinados e que a historicidade garante a interpretação racional deles e o conhecimento de suas leis. A teoria marxista também é conhecida pela seguinte denominação.
		
	 
	materialismo histórico
	
	positivista histórico
	
	histórico sensitivo
	 
	humanista materialista
	
	estruturalismo fenomenológico
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401653227)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Entre as características do pensamento científico da Idade Moderna destaca-se o racionalismo, que defende:
		
	
	a presença dos aspectos teológicos no centro das decisões.
	
	a elaboração de um saber puro e contemplativo
	
	a busca por verdades dogmáticas, sem a possibilidade da dúvida
	 
	a adoção da razão como critério de verdade
	
	a adoção da fé e da revelação como critério de verdade
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401978784)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O empirismo inglês do século XVII caracteriza-se pela valorização da experiência sensível como fonte do conhecimento. São características desta correntë:
		
	
	A luta de classes e a crítica ao capitalismo
	
	O racionalismo inativo de René Descartes
	 
	o método indutivo, a probabilidade
	
	Os conceitos formais e experimentais
	
	O racionalismo e a valorização dos sentimentos
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402051815)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A escola do Positivismo Lógico representou uma evolução do paradigma da pesquisa social. A educação foi influenciada por essa corrente de pensamento, através do trabalho realizado nos Estados Unidos por:
		
	
	Berkeley
	
	Goodman
	
	Mounier
	 
	Dewey
	
	Bergson

Continue navegando