Buscar

Exercício Parte 2 2 - Bebidas Populares

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO – BEBIDAS POPULARES E VALORES CULTURAIS
Os produtores brasileiros de bebidas alcoólicas populares decidiram se profissionalizar e já começam a ver nas suas vendas uma resposta a essa guinada. A Cereser faz parte da lista dessas empresas que procuraram profissionais com experiência para sondar seus consumidores com mais atenção. Líder no segmento de espumantes, com a tradicional Sidra, a empresa de 75 anos assistiu a uma revolução nas vendas desde que contratou um gerente de marketing vindo do mercado.
Foi sondando no balcão que a Cereser concluiu que teria de reformular o teor alcoólico, o sabor e a consistência de suas bebidas espumantes, destilados, aperitivos e vinhos. Os consumidores, a maioria das classes C, D e E, tinham uma lista extensa de observações e exigências não só quanto ao sabor das bebidas, mas também quanto aos rótulos e às embalagens. 
Popularizada por suas propriedades supostamente afrodisíacas, a catuaba Gladiador, produzida pela Cereser, velha companheiro do público masculino de baixa renda, vinha registrando aumento de consumo desde 2000, mas não acompanhava o desempenho de suas concorrentes.
Bastou uma prosa nos fins de tarde nos botecos para a Cereser perceber por que a garrafa de catuaba Gladiador, tida como bebida afrodisíaca, juntava pó nas prateleiras no varejo e só tinha saída em vendas a doses, nos balcões. O problema estava no rótulo, que os consumidores resistiam em levar para casa. 
Arantes, o primeiro gerente de marketing a ser contratado pela Cereser, ficou surpreso ao saber o motivo do descontentamento do seu cliente: o bebedor de Gladiador tomava suas doses no bar e não ousava levar para casa um produto cujo rótulo exibia duas mulheres seminuas nos braços de um Sansão. A reclamação dos consumidores – a maioria, segundo a pesquisa, composta por caminhoneiros – é a de que eles estariam faltando com o respeito à mulher e às filhas se levassem para casa uma garrafa com aquele rótulo. 
Diante da reclamação, a Cereser não teve outro caminho a não ser reformular a embalagem da catuaba Gladiador. As imagens “pornográficas” cederam lugar a uma ilustração mais amena, que mostra o Coliseu, com o nome da bebida em letras vermelhas e douradas.
Modificar o sabor foi outra tarefa da Cereser. “Hoje é mais suave. A fórmula foi refeita e agregados três outros produtos no novo sabor: guaraná, marapuana e ginseng”, conta o gerente de marketing. Desde seu relançamento, as vendas da catuaba Gladiador subiram 12% e a expectativa é de um crescimento de 30% em 2002. Do total de 2 milhões de reais investidos em marketing em 2002 pela Cereser, cerca de 30% foram direcionadas a pesquisas. Foi pesquisando que a empresa descobriu que o consumidor também desejava encontrar em garrafas menores, de 300 ml, os vinhos Dom Bosco e seu carro-chefe, a Sidra Cereser.
A Cereser foi ver de perto o que emperrava as vendas do Conhaque Dom Bosco. Outra vez, a embalagem foi apontada como causa principal. A antiga garrafa escura deu lugar a uma outra: transparente, parecida com a de destilados de grife, e o rótulo seguiu os mesmos passos da catuaba, mostrando a marca Dom Bosco em letras douradas e em alto relevo. O resultado não poderia ter sido melhor. Ao chegar ao mercado, em janeiro de 2002, a nova embalagem estourou em vendas. “No bimestre fevereiro/março, o mercado de conhaque cresceu 15,3% e o Dom Bosco subiu 167,52%”, afirma o gerente, acrescentado que as vendas não pararam de crescer desde então.
Mudanças de embalagens também fizeram deslanchar as vendas da Chanceler, bebida classificada tecnicamente como aguardente de cana envelhecida, que, por conter uma fração de malte, é associada pelos consumidores ao uísque, apesar de ser comercializada a 4,50 reais o litro. Na visão dos bebedores, o que faltava era justamente um detalhe característico das garrafas de uísque de grife: um dosador. A empresa decidiu então modificar o produto, incluindo o mesmo bico dosador utilizado nas garrafas de uísque.
Fonte: “Comportamento do Consumidor” Mowen & Minor, 2003. Páginas 345 e 346.
Questões:
A) Cite exemplos do texto de como a cultura influencia o comportamento do consumidor de bebidas alcoólicas.
B) Quais são as características demográficas e de classe social do público-alvo de bebidas alcoólicas populares que você identifica no texto?

Continue navegando

Outros materiais