Buscar

MODELO DE RELATÓRIO (Reparado)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

��
Cursista
Aparecida de Cássia Fernandes da Silva
PÓS-GRADUAÇÃO EM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO NA PERSPCTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Disciplina: AEE - Ambientação em EAD
Polo Montes Claros MG
Data 28/02/2019
INTRODUÇÃO
A Informática engloba toda atividade relacionada ao desenvolvimento e uso dos computadores que permitam aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Podemos definir a informática como a “ciência do tratamento automático das informações”. Muito mais que visar simplesmente à programação de computadores para executar tarefas específicas, a informática estuda a estrutura e o tratamento das informações sob suas mais variadas formas: números, textos, gráficos, imagens, sons, etc. O computador em si intervém apenas como um instrumento para agilizar o tratamento da informação, e não como seu objetivo final. A informática busca criar uma abstração da realidade dentro de um sistema de computação, com o objetivo de reproduzi-la mais fielmente possível e assim poder substitui-la, ou melhorar sua compreensão. O profissional de Informática vai atuar basicamente no desenvolvimento do que se pode chamar de um Sistema Computacional, o qual abrangem a combinação de hardware (circuitos), software (programas) e outros elementos essenciais. A crescente evolução na área de Informática, particularmente no que diz respeito ao desenvolvimento de equipamentos de informática (processadores cada vez mais velozes, o surgimento de novas tecnologias de armazenamento de dados e novos periféricos), aliada às constantes quedas nos preços do hardware, possibilitou um avanço das atividades relacionadas à informática na quase totalidade das atividades humanas, iniciando pelas Engenharias e atingindo as mais diversas áreas como a Medicina, as Artes, o Entretenimento, a Economia, etc...Como consequência disto, é real a necessidade de que em cada área, os profissionais desenvolvam um conhecimento da tecnologia de Informática que seja útil na solução dos problemas relacionados com o seu eixo profissional. Neste capítulo inicial, serão apresentados os conceitos básicos da Informática, partindo dos principais conceitos relacionados às arquiteturas de computadores até introduzir os primeiros aspectos relativos à programação e das linguagens utilizadas na programação de computadores.
DESENVOLVIMENTO 
O conceito de Informática pode ser entendido como a automatização da informação, ou seja, chamamos de Informática tudo o que utiliza a informação de modo automático, mas nem sempre a Informática está associada ao uso de computadores convencionais. Existem, no dia a dia, vários exemplos de uso da Informática, sem a utilização do computador convencional. Imagine uma porta automática de um shopping ou de um hotel. Quando você se aproxima, a porta se abre (através de sensores eletrônicos) e permite que você entre. Nesse caso, após a coleta dos dados pelo sensor fixado à porta, gerou-se a informação. Informática. O termo “informática” tem suas origens no ano de 1957, quando Karl Steinbuch publicou um artigo chamado Informal: Automatische Informationsverarbeitung Informática: (Processamento Automático de Informação). É interessante notar que, na língua portuguesa, a palavra informática pode ser obtida pela contração das palavras Informação +Automática.
A Informática e suas ferramentas podem ser utilizadas em diversas áreas:
− No comércio, o uso da Informática abrange as áreas de gestão de estoques, de Catalogação de produtos, de gestão automática de terminais de venda e pagamento, tudo isso facilitado pelos códigos de barras presentes na maioria dos produtos, entre outras.
− Na pesquisa científica utiliza-se a Informática como suporte para cálculos complexos e demorados, para leitura e processamento automático de dados, para simulação de ambientes, entre outros itens.
− Na atividade bancária, a Informática é utilizada para fazer projeções financeiras, gestão de contas e controle de terminais automáticos para atualização de informações, Home Bank (acesso à informação em casa, via internet), transações com cartão de débito e crédito e outros serviços.
− Na agricultura, a Informática pode contribuir com um aumento significativo na produtividade, calcular o custo por hectare, balancear rações, rastrear animais, diagnosticar doenças, controlar irrigação, verificar preços de insumos, obter melhor gerenciamento da empresa rural e maior agilidade e facilidade na obtenção de informações.
− Na educação, os educadores utilizam recursos computacionais, como apresentações e animações, para tornar as aulas mais interessantes, além de fazerem uso de aplicativos específicos, de modo a estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes. Utilizam, ainda, ferramentas como ambientes virtuais de ensino, fóruns de discussão online, entre outras.
− O setor público utiliza a Informática no controle de impostos, na emissão de declarações, no atendimento aos cidadãos sobre a prestação de serviços públicos, nas eleições, entre outras atividades.
− No setor de transportes, a Informática auxilia no monitoramento de tráfego aéreo, rastreamento de vagões ferroviários, controle de semáforos nas cidades, entre outros.
− No turismo, utiliza-se a Informática para reserva de carros, gerenciamento de hotéis e agência de viagens, planejamento de eventos, informações sobre roteiros turísticos, credenciamento e controle de acesso em eventos, entre outros itens.
− Na saúde, a Informática é usada para monitorar a saúde de pacientes, realizar diagnósticos de doenças, fazer o controle dos prontuários médicos, realizar mapeamento da estrutura de vírus, entre outros exemplos.
− No lar, aplica-se a Informática na segurança das residências, para escrever cartas eletrônicas, realizar orçamentos domésticos e também para o lazer e para a educação. Como você pode perceber hoje a Informática e os computadores estão espalhados por todos os lugares. Você será levado, portanto, de forma direta ou indireta, a interagir com a Informática, seja na hora de atravessar uma rua, seja no momento de comprar um produto qualquer. Logo, é muito importante que você aprenda a lidar com a Informática e com os computadores. Afinal, tudo leva a crer que ela será tão importante em um futuro próximo quanto saber ler e escrever se já não o for.
Hardware são as partes concretas de uma máquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora, o disco rígido, a memória, entre outros itens utilizados na fabricação de um computador ou equipamentos eletrônicos. Esses elementos se comunicam com os demais através do barramento, um dos componentes da placa-mãe. O processador é chamado de CPU (unidade central de processamento) e está acoplado à placa-mãe. Ele é um pequeno chip que faz todo o controle das operações que serão realizadas pelo computador. Quanto melhor o processador, maior agilidade as tarefas serão realizadas.
Software 0s softwares são programas inseridos dentro hardware que realizam diversas tarefas. Ela é a parte lógica do computador e são compostos por comandos e declarações de dados. Quando ocorre a interpretação dos dados, ele realiza as funções das quais foi projetado. Um processador de texto é um software, assim como um jogo de computador. Eles podem ser desenvolvidos para pessoas particulares personalizados ou para o mercado geral, genéricos ou comerciais.
CONCLUSÕES
 O homem precisou criar mecanismos para armazenar informações sobre o seu dia a dia. Surge a necessidade de se realizar cômputos e o homem cria um sistema de controle rudimentar. Surge o ábaco para facilitar a realização das operações matemáticas. O desenvolvimento da eletrônica torna possível a criação de dispositivos capazes de automatizar tarefas realizadas pelo ser humano. Os computadores passaram por significativos avanços tecnológicos, propiciados principalmente pelos seguintes dispositivos: válvula a vácuo, transistores, circuitos integrados e microprocessadores. Computadores podem serclassificados em pessoais, notebooks ou laptops, handheld ou computadores de mão e mainframes. A Informática é definida como a utilização de informação, de forma automática. Em praticamente todos os campos da atividade humana, há o uso da Informática, seja de forma direta ou indireta.
REFERÊNCIAS:
http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/130-informatica-para-concursos/1687-hardware-e-software-conceitos-basicos#.XGm36aJKjgw
https://www.ebah.com.br/content/ABAAABCdcAK/conceitos-basicos-informatica-1
https://virtual2.ifnmg.edu.br/pluginfile.php/33807/mod_resource/content/1/CADERNO%20DID%C3%81TICO.pdf

Outros materiais