Buscar

Semana 9

Prévia do material em texto

Processo Civil III Semana 9
1) Antônio Silva, funcionário público, ajuizou ação em face do município de Jacarezinho, alegando que o Plano de Cargos e Salários de sua categoria profissional, estabelece como critério de progressão, níveis de escolaridade diferenciados e isso violaria o princípio da isonomia e o artigo 39, §1° da CRFB, eis que para o exercício do cargo exige-se apenas nível médio. Diante dos fatos, requereu seu reenquadramento na forma da Lei Municipal n. 388/2011, realizando de forma imediata a majoração de seu salário-base. O magistrado em sentença julgou procedente o pedido de Antônio. Inconformado, o ente público recorreu alegando, dentre outros motivos, que os requisitos estabelecidos na lei municipal são constitucionalmente válidos. O órgão colegiado, por unanimidade, acordou em suscitar o incidente processual cabível. Indaga-se: Qual incidente processual enquadra-se na hipótese? Explique e fundamente a sua resposta.
O órgão especial ou o tribunal pleno que deverá analisar o caso, desta forma terá que argui incidente de inconstitucionalidade para observar se a isonomia foi violada ou não, já que a outra parte alega não ter violado, com isso, como há um conflito constitucional, deverá o STF ou STJ decidir sobre a arguição de incidente de inconstitucionalidade. 
Questões objetivas: 2). Na hipótese é cabível a instauração do incidente de resolução de demandas repetitivas quando houver: I -simultaneamente efetiva repetição de processos que contenham controvérsia sobre a mesma questão unicamente de direito e risco de ofensa à isonomia e à segurança jurídica.
II -Efetiva repetição de processos que contenham controvérsia sobre a mesma questão de fato e de direito.
III -risco de ofensa à isonomia e à segurança jurídica.
a). Apenas o item I está correto.
b). Apenas o item III está correto.
c). Os itens II e III estão corretos.
d). Apenas o item II está correto.
3). Quando o resultado do julgamento do recurso de apelação não for unânime deverá o Presidente do respectivo órgão fracionário do respectivo Tribunal:
a) dar prosseguimento ao julgamento considerando a extinção do recurso de embargos de infringentes;
b) deverá sobrestar o julgamento do recurso até a resolução da divergência pelos Supremo Tribunal Federal;
c) deverá instaurar incidente para resolução da divergência instaurada no julgamento do recurso;
d) inadmitir o recurso de apelação que originou a divergência.

Continue navegando