Buscar

REVISÃO TCC

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

REVISÃO TCC - AV1
Como emergiu a TCC? 
A TCC emergiu da interpretação e integração de princípios e conceitos de importantes abordagens da psicoterapia e da aprendizagem. Surgiu nos anos de 50 e 60, motivados por uma crescente insatisfação com a corrente psicodinâmica formou-se o núcleo de um novo enfoque terapêutico.
Qual a contribuição de Albert Bandura para o surgimento da TCC? 
O trabalho de Bandura contribuiu sobre a aprendizagem observacional (modelação), foi importante por chamar a atenção para os fatores cognitivos na terapia comportamental. 
3- Qual é a importância histórica da Terapia Racional Emotiva de Albert Ellis? 
Albert Ellis desenvolveu, em 1955, a Psicoterapia Racional-Emotiva, atualmente chamada de Terapia Racional-Emotiva-Comportamental. Ellis passou a defender a ideia de que as reações emocionais do indivíduo decorrem da visão que este tem do evento, e não do evento em si. Dessa forma, os conteúdos específicos das cognições e/ou crenças de um indivíduo influenciam suas emoções e ações, pressupondo que a causa dos problemas humanos estava nas crenças irracionais que levam o ser humano a um estado de desadaptação (Borba, 2005). 
4-- Explique o modelo ABC da Terapia Racional Emotiva e quais são as 3 etapas de refutação 
Segundo o modelo ABC, os acontecimentos ativadores (A) passam pelo sistema de crenças (B) do sujeito antes de despertarem as consequências (C) emocionais ou de conduta. As três etapas da refutação são: as crenças irracionais que fundamentam seus problemas emocionais e comportamentais. Depois debatem com os pacientes sobre a validade de suas hipóteses e inferências absolutistas e dogmáticas, ensinando-os a discriminar e reconhecer a irracionalidade de certas crenças e suposições. O debate empírico visa atacar as inferências irracionais e o debate filosófico objetivo atacar os “devo” dogmáticos implícitos que subjazem às inferências irracionais.
Finalmente, o terapeuta desenvolve um diálogo socrático, onde questiona o cliente através de perguntas engenhosas que estimulam a pessoa a se perceber de suas distorções. 
O diálogo socrático objetiva conduzir o próprio sujeito a refletir e aperceber-se da irracionalidade de suas suposições, passando a gerar crenças apropriadas e a reagir adequadamente.
5- Cite e explique três características da Terapia Cognitivo-comportamental
Três proposições fundamentais definem as características que estão no núcleo da terapia cognitiva: 
1 – A atividade cognitiva pode ser monitorada e alterada. 
2 – A atividade cognitiva influencia o comportamento. 
3 – O comportamento desejado pode ser influenciado mediante a mudança cognitiva.
 6- Segundo a TCC como a emoção e o comportamento são determinados?
A emoção e o comportamento são determinados pela forma como o indivíduo interpreta o mundo.
7- Explique a importância da Terapia Cognitivo-comportamental para o tratamento de Transtornos Mentais.
O modelo cognitivo foi aplicado em uma enorme gama de transtornos mentais e problemas de comportamento, pois, segundo Beck, a TCC está baseada em uma ideia extremamente simples, a noção de que crenças que temos sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre o futuro determinam o modo como sentimos, nos comportamos e até sobre as nossas reações fisiológicas. 
“O que e como as pessoas pensam afetam profundamente o seu bem-estar emocional”.
 8- Defina o que é um esquema no contexto das terapias cognitivas 
Na psicologia cognitiva, um  esquema é um padrão organizado de pensamento e comportamento. Também pode ser descrito como uma estrutura mental de ideias preconcebidas, uma estrutura que representa algum aspecto do mundo ou um sistema de organização e percepção de novas informações.
9- Como se formam os esquemas? 
A formação de um esquema se dá aos fatores congênitos e hereditários + experiências infantis que resultam em pensamentos e comportamentos de situações ativadoras ou desencadeantes.
10- Defina e apresente dois exemplos de distorções cognitivas 
As distorções cognitivas são basicamente maneiras erradas de processar uma informação, ou seja, interpretações erradas do que ocorre ao nosso redor, gerando múltiplas consequências negativas.  As pessoas que sofrem de depressão têm uma visão da realidade na qual as distorções cognitivas exercem um papel principal.
11- O que são pensamentos automáticos? 
São cognições que aparecem rapidamente em uma determinada situação e não estão sujeitos à análise racional, relacionados, geralmente, com base em uma lógica defeituosa (erros cognitivos).
12- Como se identifica pensamentos automáticos? 
As crenças intermediárias da pessoa influenciam sua percepção expressa por pensamentos automáticos específicos à situação. Pensamentos automáticos comportamento que conduz uma resposta fisiológica.
13- Como se dá o registro de pensamentos disfuncionais?
O RPD (registro dos pensamentos disfuncionais) é uma técnica da terapia cognitiva comportamental que tem o objetivo de fazer com que o indivíduo saiba identificar e analisar de forma consciente os seus pensamentos, emoções e comportamentos conflituosos, levando o indivíduo a pensar em respostas adaptativas em relação às suas cognições negativas, para que assim o indivíduo passe a se tornar seu próprio terapeuta, conseguindo lidar com seus conflitos.
14-Quais são os Níveis de Cognição propostos por Aaron Beck para a Terapia Cognitiva?
Crenças centrais, crenças intermediárias e pensamentos automáticos.
15- O que são crenças intermediárias? 
Originam-se dos esquemas: menos rígidas mais facilmente acessíveis. Podem ser expressas na forma de regras ou expectativas (“devo” ou “tenho que”)
16- O que é a tríade cognitiva da depressão que permitiu o surgimento do modelo de Aaron Beck? 
A tríade cognitiva é produzida por um padrão negativista de avaliar a si, ao mundo, ao futuro.
17- O que podemos afirmar sobre crenças centrais? 
São pensamentos absolutos sobre como o paciente vê a si mesmo, aos outros e ao mundo. Pensamentos globais, rígidos e supergeneralizados. São estruturados desde a infância, experiências com os pais, irmãos e outros modelos socializadores. 
18- O que é conceituação cognitiva e do que ela é composta? 
É a formulação do caso, embasada na concepção cognitiva dos transtornos emocionais do paciente.
19- O que é viés confirmatório? 
O comportamento é influenciado de modo negativo por esse conjunto de crenças (esquema), fazendo a pessoa agir de modo a confirmar a sua profecia catastrófica (previsão sem fundamento de algo catastrófico acontecerá)
Evidência confirmatória dos esquemas ou viés confirmatório
20- O que são estratégias compensatórias?
As estratégias compensatórias são comportamentos que ajudam a enfrentar as crenças centrais, ou a impedir que elas se tornem públicas. Atuam como uma forma de realimentar o sistema de crenças, sendo que quando as mesmas são disfuncionais, acabam por reforçar e auxiliar a manutenção dos sintomas e o sofrimento dos clientes.
 21- Qual o sentido das técnicas comportamentais na TCC. Cite duas técnicas. 
Correção dos pensamentos automáticos e crenças disfuncionais do paciente. Relaxamento, biblioterapia.
22- Quais os objetivos das técnicas cognitivas?
Seu objetivo é compreender sistematicamente os processos que mantém a condição do sofrimento emocional, identificar as ideias, memórias, pensamentos e comportamentos que prejudicam a pessoa, refletindo sobre elas e, posteriormente, testando novos paradigmas de pensamento e comportamento para que seja possível o desenvolvimento de uma vida mais saudável e flexível. Técnicas de relaxamento e parada do pensamento
23- Faça um esquema completo do Modelo Cognitivo de Beck.
Situação – Aula
 |
Pensamento automático – “Isso é difícil demais” / “Jamais vou aprender”
 |
Reação - Emocional: tristeza
 - Fisiológico: desconforto
 - Comportamental: sai da sala
A situação em si, não é determinante para que as pessoas sentem ou fazem. É a sua interpretação da situação.
Ex: assistir aula pode te gerar sentimentos/reações
diferentes ao do seu colega ao lado.
O Pensamento distorcido é comum a todos os transtornos psicológicos. Nossas cognições tem influência controladora sobre nossas emoções e comportamentos.
24- Descreva uma técnica comportamental e uma técnica cognitiva. 
Planejamento de atividades, prescrição de tarefas graduadas; técnica cognitiva: questionamentos socráticos. 
25- Como é uma sessão de TCC?
Na discussão de um problema específico que o paciente colocou na pauta, é preciso coletar os dados a respeito do problema, conceituar cognitivamente as dificuldades do paciente (perguntando sobre seus pensamentos, emoções e comportamentos específicos associados ao problema) e planejar colaborativamente uma estratégia. 
Na maioria das vezes, a estratégia inclui a solução objetiva e direta do problema, avaliação do pensamento negativo associado ao problema e/ou mudança no comportamento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando