Buscar

SIMULADO DE ÉTICA E LEGISLAÇÃO DO ADVOGADO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TRABALHO DE ETICA E LEGISLAÇÃO: SIMULADO
QUESTÃO 1: A letra correta é a letra D. 
Fundamentação do Art. 11 do Código de Ética da OAB - O advogado não deve aceitar procuração de quem já tenha patrono constituído, sem prévio conhecimento do mesmo, salvo por motivo justo ou para adoção de medidas judiciais urgentes e inadiáveis.
QUESTÃO 2: Letra C. Art. 18 - Sobrevindo conflitos de interesse entre seus constituintes, e não estando acordes os interessados, com a devida prudência e discernimento, optará o advogado por um dos mandatos, renunciando aos demais, resguardado o sigilo.
QUESTÃO 3: LETRA A. Fundamentação teórica consta no Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Art. 72. O processo disciplinar instaura-se de ofício ou mediante representação de qualquer autoridade ou pessoa interessada. No § 2º O processo disciplinar tramita em sigilo, até o seu término, só tendo acesso às suas informações as partes, seus defensores e a autoridade judiciária competente. 
QUESTÃO 4: A letra C é a correta. Apenas Mariana, advogada regularmente inscrita na  OAB, poderá exercer a atividade de gerência jurídica.
QUESTÃO 5: A letra A é a correta. De fato, nos termos do art. 15, “caput”, do Estatuto da OAB(EAOAB), os advogados podem reunir-se em sociedade simples de prestação de serviços de serviços de advocatício ou constituir sociedade unipessoal de advocacia, na forma disciplinada nesta Lei e no regulamento geral. Qualquer que seja a espécie de sociedade de advogados (pluripessoal ou unipessoal), a aquisição da personalidade jurídica dar-se-à com registro de seus atos constitutivos no Conselho Seccional da OAB em cuja base territorial tiver sede (artigo 15, paragrafo 1º, do OAB). 
 
QUESTÃO 6: A letra A é a correta. De acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB Art. 2º (...),Parágrafo único. São deveres do advogado VIII - abster-se de: e) ingressar ou atuar em pleitos administrativos ou judiciais perante autoridades com as quais tenha vínculos negociais ou familiares.
QUESTÃO 7: A letra B é a correta. Art. 29. Os atos de advocacia, previstos no art. 1º do Estatuto, podem ser subscritos por estagiário inscrito na OAB, em conjunto com o advogado ou o defensor público.
§ 1º O estagiário inscrito na OAB pode praticar isoladamente os seguintes atos, sob a responsabilidade do advogado:
I – retirar e devolver autos em cartório, assinando a respectiva carga;
II – obter junto aos escrivães e chefes de secretarias certidões de peças ou autos de processos em curso ou findos;
III – assinar petições de juntada de documentos a processos judiciais ou administrativos.
§ 2º Para o exercício de atos extrajudiciais, o estagiário pode comparecer isoladamente, quando receber autorização ou substabelecimento do advogado.
QUESTÃO 8: A letra C é a correta. 
Art. 48. § 2º A compensação de créditos, pelo advogado, de importâncias devidas ao cliente, somente será admissível quando o contrato de prestação de serviços a autorizar ou quando houver autorização especial do cliente para esse fim, por este firmada. 
E no Art. 53. É lícito ao advogado ou sociedade de advogados empregar, para o recebimento de honorários, sistema de cartão de crédito, mediante credenciamento junto a empresa operadora do ramo. 
Portanto, é sim possível a compensação de créditos, pelo advogado, de importâncias devidas ao cliente, quando houver autorização no contrato de prestação de serviços, e também é possível empregar o sistema de cartão de crédito neste caso.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais