Buscar

CASO 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO DO TRABALHO I - CCJ0024 
Descrição Questão discursiva: Bruna, cozinheira, trabalha pessoalmente em um bar localizado no Posto de combustíveis na cidade de Petrolina, três vezes por semana cozinhando salgados. O dono do Posto de combustíveis pactuou que Bruna receberia o valor de R$ 50,00 (cinqüenta) reais por dia de trabalho e que o horário em que ela estaria prestando serviços seria das 8:00h às 12:00h. O tomador de serviços dá as diretrizes do trabalho prestado por Bruna que cumpre as ordens e executa o serviço. Analisando o caso concreto apresentado, responda aos questionamentos abaixo; 
a) Existe entre as partes relação de emprego? Quais os requisitos necessários para a configuração da relação de emprego? Fundamente. 
b) Qual o princípio do direito do trabalho estaria presente nesta situação concreta apresentada? 
Múltipla Escolha:
1- (CESPE) A relação de trabalho autônomo se diferencia da relação de emprego basicamente pela presença, no tocante à relação de emprego, do requisito da: 
a) prestação de trabalho por pessoa física; 
b) prestação de trabalho por pessoa jurídica; 
c)autonomia na prestação de serviços; 
d)subordinação na prestação de serviços; 
e) onerosidade;
Desenvolvimento
Caso 1 
a) – Sim. Pois, no caso em questão estão presentes os requisitos que compõem e configuram a relação de emprego: trabalho por pessoa física (Bruna), pessoalidade (trabalha pessoalmente em um bar localizado no Posto de combustíveis na cidade de Petrolina), habitualidade (três vezes por semana cozinhando salgados e horário das 8:00h às 12:00h), onerosidade (o dono do posto de combustíveis pactuou que Bruna receberia o valor de R$ 50,00 reais por dia de trabalho), subordinação (o tomador de serviços dá as diretrizes do trabalho prestado por Bruna que cumpre as ordens e executa o serviço). Art. 3º, CLT.
b) Princípio da continuidade da relação de emprego, ou seja, que os contratos sejam pactuados por prazo indeterminado, passando o trabalhador a integrar a estrutura da empresa de forma permanente e somente por exceção admitindo-se o contrato por prazo determinado ou a termo.
Questão objetiva 
d) subordinação na prestação de serviços.

Outros materiais