A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
Apanhadão MAMC

Pré-visualização | Página 6 de 10

da lateralidad e 
R: Orga nizar a s crianças lado a lado. Vai funcionar como a brincadeira de viv o ou morto, mas o pro fessor diz que pa rte do corpo deverá ser leva ntada. Exe mplo: mão direit a, mão esquerda, pé d ireito, pé esquerdo . 
Que m errar v ai sendo eliminado da brincadeira. Ganha q uem ficar po r último. 
16 Quando uma criança br inca com outra...pelos teórico s. Elabore uma atividade...e na sociali zação. Pag 82 
R: Para trabalha essa atividade, o prof essor escolhe do g rupo dois a lunos para sere m , a galinha e a raposa. 
17 A galinha vai pra dentro de um gol; o re stante da tur ma( que são os seus pintinhos) ,pra dentro de outro g ol. A raposa fica rá na lat eral , n o meio da qua dra, o pro fessor co mbina um sinal para a mamãe galinha chamar seus pintinhos , p o r exe mplo: bater a mão no nariz. A brincadeira de inicia com a galinha dizendo: - Venha m cá , meus pintin hos. Os pintinhos respo ndem: - Não, a raposa vai nos pegar. Então a galinha diz: - Venham cá, meus pintinhos ( fa zendo o sinal combinado, a raposa não deve saber o sinal co mbinado). Os a lunos (pintinhos) deverão atravessar a quadra correndo para entra r no gol junto co m a mamãe (galinha). O a luno ( pintinho) que a raposa pega r, passa a ser o pega dor ( raposa). 
R: ca deiras deve m ser coloca das lado a lado n a q uantidade menor que nu mero de criança s. As crianças deverão correr em volta das cadeira s enqto se toca u ma musica. Qdo a musica pa rar as criança s deve m se senta r ra pidamente, quem for ficando sem cadeira v alendo retirado da brincadeira. 
18 O Brasil era governado pela ditadura militar e a educação brasileira tinha... Ana Mae B arbsa e Ferraz e Siqueira.. . O q encontrara m nessas pesquisas? Constat aram q ue os livros didáticos eram a fonte de ensino para a maioria dos professores . A pesquisa indicou que os professores de art e-educação tinha m uma for mação precária, trabalhava m sem objetivos, sem roteiro s de aula e sem projetos. Dest acam na pesquisa que o corpo docente não at endeu aos progra mas de e nsino estabelecid os e nem a s 
determinações da LDB . 
DE acordo com o referencia l curricular p a educação infantil 1 998...assim elas devem partir ... quais são eles? 
R: Experiencia corpo ral, experiência material, experiência social. 
19 Monet é um repr esentaante do impressionismo. Ob serve a obra abaixo e explique as principais carac tersticas desse movimento. 
R: O termo i mpressionismo surge em decorrência do quadro de Monet, Impression Du Soleil Levant, q foi pintado ao ar livre co mtemplando o espaç o , a luz e o movimento , sem consierar as referencias mitológ icas, históricas ou religio sas q era m utilizadas na época. As principa is cara cterísticas do impressioni smo era co mpor uma art e v ibrante e a legre, com a pre sença de inúmeras cores e a utiliz ação de contraste da natureza, transparências luminosas, mescla de clarida de das cores, sugestões de felicidade e de vida har moniosa. 
20... Sabemos que as atividad es físicas são importantes p o desenvolvimento infantil. J ustifique tais infor mações se gundo Freire (2 005) 
R: Segunfo Freire, ao matricular a criança na escola, devemos matricular o corpo junto. Este não pode ser desvinculado da cognição ou ser apenas u m mecanismo de movi mento, incapaz de pro duzir novos saberes. O movi mento humano de ser compreendido co mo uma linguag em co m ca pacidade expressiva. Nessa concepç ão o corpo vai mto a lém dessa v isão mecanicista do movimento . A to mada de consciência do corpo pela criança é expressa a partir de gestos são ricos de intencionalidade e sentido s, pre missa básica p as aprendiza gens. No entanto com a v ivencia de uma historia de coibição os sujeitos deixare m de perceb er seu próprio corpo , seus desejos e suas vonta des expressos no movi mentar -se hu mano 
21 De aco rdo co m Teixeira 1997 pag 11 as ativ idades física s prep a ram tb m p uma melhor convivência social, polític a, biolo gia e ecologia... Explique os o bjetivos das atividades fisicas. 
R: Os conhecimentos sobre o co rpo são co nstruídos j unamente co m os co nhecimentos das praticas corpo rais. As ativ idades realizadas por meio da educação física fornecem a os a lunos fer ramentas e subsídios p o cultivo de bis hábitos de alimentação, de cuidado com o co rpo, be m co mo p o desenvolv iemnto de suas potencialidades corporais e cognitiva s , possibilitando assim a analise critica de valores sociais seu papel como in strumento de exclusão e descriminação social, a 
interação co m os demais alunos nos jo gos, o desenvolvi mento do respeito mutuo das a tividades solidariedade e dignidade nos momentos de co mpetição e a aquisição de hábitos saudáv eis a conscentização de sua importância e possibildade de esta r integrado socia lmente podendo criar a titudes contra o consumo de droga s de qualquer espécie. 
22 A Ed ucação física deve tratar da cultura cor poral numa p erspectiva ampla, possibilitando vivencia s q per mitam aos... excluir. Quais são essas culturas e qua ndo elas podem interferir na vida de um aluno? 
R: Entre outras praticas, pode m ser jogos, danças, ginástica s, esportes, artes marciais e acrobacias e dev em esta r presentes na vida do aluno a todo instante através de lúdico. 
23 A arte é uma forma de o ser h umano expres sar suas e moções sua historia e sua cultura Por meio de valores estéticos co mo a ... entre outras. Argumente sob re as mais variadas for mas do papel da arte em uma cultura 
R: A art e co mo expressão pessoal e como cultura é u m imporrtante instrumento de identificaçã o cultura l e de desenvolvimento individua l. Por meio da arte é possível a percepção a i maginaçã o, aprender a realidade do meio a mbiente desenvolver a capa cidade cri tica permitindo ao individuo analisar a realida de percebida e desenvo lver a criatividade p mudar a realiadade q f oi analisada. 
24Um dos movimentos artí sticos mais importantes no B rasil foi o B arroco, q aconteceu no p eríodo colonial e teve o rigem a partir d as criticas aos valores rena scentistas... Como vc d escreveria o estilo Barr oco? 
R:Aleijadinho foi um dos art istas mais f amosos da é poca, os materiais que mais usa va era pedra -sabão e madeira . Essa art e valoriza o infinito, o dramático, ref lete o conflito en tre o divino e o homem. É compreendido co mo o movimento que ro mpe com épocas anterio res entre os séculos XVI e XVIII. Ficou conhecido co mo u m movimento co mplexo e co ntraditório. O homem barroco é um saudoso da religiosi dade medieval, redespert ou os terrore s do inferno e as â nsias da eterni dade. M as é o mesmo te mpo se duzido pela s so licitações terrestres e pelos valo res do mundo ( amor, dinheiro, luxo...). a arte barroca promove muitos significado s sobre a na tureza do ho mem e sua c ultura. A arte barroca co m su a ri queza de det alhes forma um painel de variedade de for mas, de so mbras, de luzes e de cores que co mpõe sua exuberância, sendo a expressão artística mais sinestésica. 
25 Desta formas, temos 3 eixo s articuladores do processo de ensino e aprend izagem em arte: 
R: 1. Produção em arte - é o próprio ato de criar, construir, prod uzir. São os momentos q a criança de senha, pinta , esculpe, modela reco rta... 2. F ruição: apreciação significativa da art e e do univer so a ela rel acionados a rte e linguagem. È o próprio ato de ler, perceber, analisar, criticar, refletir. 3. Reflexao: A a rte é produto da historia e da multiplicidade das culturas humanas. Ale m de fazer e do ap reciar arte, é funda menta l importância a conte xtualização da obra de art e. 
26A própria tradição da educação física mostra a presença des ses conteúdos (jo go, esporte, ginástica, l uta e atv rítmica)... re lacione Ed . Física e necessidades or gânicas 
R: R- Vimos q ue o co rpo da criança é pa rte integrante e essencial da aprendizage m em todas as áreas do co nhecimento. A criança se expressa com se u co rpo por meio do movimen to. Então o conhecimento construído por meio das ativida des físicas deve possibilitar:

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.