Buscar

N1 - Inteligência Competitiva de Mercado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: DANILA SARAIVA B. MELLO | CPF: 39544766812
CURSO: MBA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA: INTELIGENCIA COMPETITIVA DE MERCADO – N1
Para contextualizar o tema de nossa disciplina, leia o artigo: “Afinal, o que é inteligência competitiva?” do Sebrae.
Disponível em: http://www.sebraemercados.com.br/afinal-o-que-e-inteligencia-competitiva/
Depois da leitura desse artigo, explique o que você entende como inteligência competitiva e como o departamento de BI contribui para alavancar os negócios de uma empresa? Justifique sua resposta por meio de um exemplo.
Critérios de avaliação:
Redija o seu comentário em no mínimo 10 linhas.
Esta atividade vale até 10 pontos. Para alcançar esta pontuação, é preciso que você registre sua participação através de uma resposta à questão proposta, e na sequência faça dois comentários (dê a sua opinião) na resposta de outros colegas (réplica ou tréplica).
Através do artigo, pude entender que a Inteligência competitiva consiste em por meio de coleta e análise de informações antecipar às necessidades e exigências do mercado em que uma determinada empresa atua. Isso se torna possível quando a organização é gerenciada por profissionais com visão estratégica. De forma resumida, a inteligência competitiva é uma estratégia capaz de levar a empresa a um ponto estipulado, por meio da interpretação de fatores e aspectos mercadológicos, como também de análises dos seus próprios números, para que possa verificar a necessidade de ajustes no decorrer do caminho.
Em um mundo com o mercado altamente competitivo, o trabalho de um business intelligence pode ser a solução para o crescimento da sua empresa. O profissional de B.I fornece dados que podem abrir horizontes para os gestores. Informações precisas e atualizadas sobre o comportamento de clientes e concorrentes, para tomar as melhores decisões e não perder grandes oportunidades. Já o departamento de BI surge para auxiliar os gestores e empresas na elaboração de estratégias mais assertivas. E o BI reúne os dados da experiência dos usuários com o objetivo de melhorar e otimizar os fluxos operacionais de produtos e serviços, por meio do processo de inteligência. De forma, o seu trabalho é coletar, organizar, analisar e posteriormente utilizar os dados extraídos de diversas ferramentas.
No Brasil o BI pode ser atuado em: Agências de publicidade e de marketing digital, instituições financeiras, empresas de telecomunicações, companhias aéreas, petroquímicas, áreas de tecnologia no geral , entre outras. Com esse artigo, tiro a conclusão que o BI surge como uma alternativa para integrar informações dispersas em vários relatórios, sistemas, planilhas e agilizar o acesso à informação. Informações essas que farão a diferença nas estratégias da organização.