Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Organização do Trabalho Educativo em Ambiente Não Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Organização do Trabalho Educativo em Ambiente Não Escolar (PED16)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX (Cod.443757) (peso:4,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	9,25
Parte superior do formulário
	1.
	A pedagogia social surgiu na Alemanha, termo usado pela primeira vez pelo pedagogo alemão Adolph Diesterweg. Desta forma, o surgimento da pedagogia social faz com que o país tenha destaque nos estudos sobre o assunto. Disserte sobre as semelhanças que aproximam e diferenciam a pedagogia social ao trabalho social.
	Resposta Esperada:
A pedagogia social se aproxima do trabalho social porque ambos tratam da educação escolar segundo as demandas sociais existentes. A diferença entre ambos diz respeito ao trabalhador social com responsabilidade em ajudar e cuidar, e o pedagogo social com a perspectiva pedagógica.
	2.
	O trabalho do professor se baseia na multiplicidade de situações que permeiam o convívio e a comunidade escolar. Assim, além dos conhecimentos próprios da área da educação, necessárias à formação inicial do professor, há também a necessidade de se cultivar as relações pessoais. A empatia permeia as relações que ocorrem entre professor e aluno, apontando para dois estilos de relacionamento: de comunicação mais pessoal e de orientação própria ao estudo. Descreva as características e as diferenças entre os dois tipos de relacionamentos entre professor e aluno: a relação de comunicação mais pessoal e a relação de orientação própria ao estudo.
	Resposta Esperada:
A empatia não cabe somente ao professor, mas também infere na interpretação do aluno e suas subjetividades. Os dois principais estilos de relação apontam:
- relação de comunicação mais pessoal: considera as subjetividades que ocorrem no cotidiano escolar, pontuando a autoconfiança, as atitudes e o desenvolvimento da afetividade.
- relação de orientação própria ao estudo: infere sobre o trabalho do professor, na criatividade e em como o conteúdo será trabalhado, desconsiderando os aspectos que envolvem a afetividade.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina