Buscar

Aula 2 DTA

Prévia do material em texto

*
Direito Constitucional
Órgãos Essenciais à Justiça
DIREITO DO TRABALHO APLICADO
*
	COMPLIANCE PARA EMPRESAS
DEFINIÇÃO:
	
	O termo Compliance tem origem inglesa do “to comply with”, ou seja, agir em conformidade com.
	Na realidade, o conceito de compliance parte da ideia de uma empresa trabalhar dentro dos ditames legais, éticos, morais e institucionais.
	A aplicação do Compliance está em evidência tendo em vista a criação da Lei Anti-corrupção (12.846/13) que visa a punição, no âmbito administrativo e civil, de empresas que colaboram com condutas prejudiciais à Administração Pública
	
*
	DO CONTEXTO HISTÓRICO E LEGISLATIVO
	LEI ANTI-CORRUPÇÃO
Reponsabilização de empresas formalizadas ou não;
Responsabilidade Objetiva;
Co-responsabilização das pessoas envolvidas;
 Sanções:
Multas de 0,1 a 20% do faturamento anual da empresa;
Publicação extraordinária da decisão condenatória.
Perdimento de bens;
Suspensão ou interdição parcial das atividades;
Dissolução da PJ;
Proibição de receber benefícios Públicos pelo prazo de 1 a 5 anos.
	
*
	
COMO IMPLEMENTAR UM PROGRAMA DE COMPLIANCE EM EMPRESAS – PROGRAMA DE INTEGRIDADE
Criação de Código de Ética e de Condutas da empresa;
Criação de Processos e Procedimentos Padrões internos;
Criação do Comitê de Avaliação de Condutas;
Criação de Ouvidoria.
*
	SOMENTE EMPRESAS QUE CONTRATAM DIRETAMENTE COM O PODER PÚBLICO DEVEM IMPLEMENTAR PROGRAMAS DE COMPLIANCE?
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO COMPLIANCE:
Tributário;
Civel;
Administrativo;
Licitatório;
Trabalhista e etc.
*
	COMPLIANCE TRABALHISTA
O Compliance Trabalhista se traduz na adoção medidas de prevenção de incidentes no ambiente de trabalho, por meio da busca da efetiva aplicação do Código de Conduta Ética interno e do ordenamento jurídico vigente. Logo, a função do compliance é justamente trazer esse arcabouço legal para dentro do ambiente corporativo, aproximando teoria e prática e mantendo vivos os códigos na rotina de cada companhia.
Assim, uma equipe multidisciplinar atuará na detecção e na prevenção de riscos, com o fim de evitar os desentendimentos entre empregado e empregador, os acidentes de trabalho, o desenvolvimento de doenças profissionais e outras situações que possam ser causas para a proposição de ações trabalhistas em face da empresa.
Essa política preventiva é vista por muitos estudiosos do direito empresarial como um grande investimento. E tal entendimento decorre do aumento do nível de credibilidade da empresa no mercado financeiro e do maior empenho dos empregados no desempenho de suas atividades, ambos consequentes de um ambiente mais ético, agradável e produtivo. Amanda Lopes, https://direitodiario.com.br/compliance-trabalhista/
*
	COMPLIANCE TRABALHISTA
MOMENTOS PARA APLICAÇÃO:
Momentos para aplicação:
Contratação (contratar de maneira formalizada, evitar discriminação, criar meios seletivos objetivos; criar check list de documentos a serem exigidos, analisar as normas coletivas para aquela categoria)
*
	Durante o contrato de trabalho (respeitar os direitos mínimos, coibir condutas discriminatórias, punir ações de assédio, não exigir além do contratado com o funcionário, manter um controle de ponto, fornecer os EPIS necessários, realizar os PCMSO, LTCAT e PPRA, praticar ações de combate a acidentes de trabalho, criar divisão das funções e tarefas de cada funcionário, criar manuais de procedimentos sistemáticos das atividades, criar manual de condutas e ética na empresa, positivar as condutas puníveis pelo poder disciplinar da empresa).
*
	
Rescisão contratual: analisar corretamente a forma da rescisão, adimplir os créditos rescisórios dentro do prazo legal, estabelecer as condutas do trabalhador durante o aviso prévio)
*
	COMPLIANCE TRABALHISTA
VANTAGENS DA IMPLEMENTAÇÃO:
Melhoria da imagem da empresa;
Segurança nas transações;
Evitar processos que envolvam Acidentes de Trabalho, Assédio Moral;
Melhoria no ambiente de trabalho;
Evitar processos coletivos por Dumpping Social.
*
FIM

Continue navegando