Buscar

Estudo de Caso FUNDAMENTOS GERAIS

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional - UNINTER
ESTUDO DE CASO
UTA – FUNDAMENTOS GERAIS – MÓDULO A - FASE II
Polo
Ano
Centro Universitário Internacional - UNINTER
ESTUDO DE CASO
UTA – FUNDAMENTOS GERAIS – MÓDULO A - FASE II
Relatório de Estudo de Caso da UTA Fundamentos Gerais – Módulo A Fase II. Apresentado ao Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Internacional UNINTER. 
Tutor Local: 
Centro Associado: 
Polo
Ano
ESTUDO DE CASO
TEMA GERAL: O audiovisual na Arte e a Arte do audiovisual
SUBTEMA ESPECÍFICO: Introdução a produção audiovisual
CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS 	
NOME COMPLETO: 
POLO: 
 EXERCÍCIO PRELIMINAR 
Produzir um vídeo arte e postar no youtube.
 EXERCÍCIO 01 - DEFINIÇÃO DO TEMA
Introdução a cultura audiovisual e suas práticas para 0 9º ano do ensino fundamental
 	 
 EXERCÍCIO 02 - DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS: GERAL E ESPECÍFICOS
Objetivo geral: 
Despertar no aluno a sensibilidade e curiosidade sobre cultura audiovisual, enriquecendo seu conhecimento sobre as artes e práticas desta modalidade especificamente. Aplicação da abordagem triangular: contextualizar, motivar a apreciação estética e a produção criativa a partir do fazer artístico
Objetivos específicos:
Introduzir o aluno do 9º ano do Ensino Fundamental ao estudo da produção audiovisual, um pouco de sua história e do conhecimento dos meios de sua produção.
Tornar mais atrativo e interativo o estudo de artes de uma maneira geral, através de uma linguagem conhecida e apreciada por todos, usando da tecnologia (com o advento do celular e internet, meios que hoje, em alguns casos, são até mais comuns aos alunos do que aos próprios docentes), aproximando e trocando assim, conhecimentos entre professores e alunos.
Promover o conhecimento, o desenvolvimento e aprimoramento das técnicas e práticas artísticas no que se refere ao audiovisual.
Habilitar o aluno dentro e fora do ambiente escolar à produção e realização de audiovisuais autorais ou não, explorando os recursos aprendidos em aula.
 Aprimorar sua capacidade artística, analítica e sua interação com o meio social, ajudando-o a tornar-se um cidadão crítico na sociedade.
 EXERCÍCIO 03 - DEFINIÇÃO DOS CONTEÚDOS
Audiovisual – Definição, origem, narrativa, formatos, componentes e etapas de produção, curiosidades, técnicas.
 
EXERCÍCIO 04 - DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA
Aulas 1 e 2: Aula de introdução expositiva e dialogada, material impresso para leitura, sobre a origem, a história, os tipos de audiovisual, a narrativa, noções sobre roteiro, produção, montagem, trilha, o audiovisual e a arte, e apresentação de audiovisuais diversos comentados pela professora, a diferença entre suas linguagens e formatos, inclusive e especialmente sobre o chamado vídeo arte.
Aulas 3 e 4: Trabalho em grupo. Pesquisa de vídeos e leitura de textos sobre a cultura audiovisual, sua origem, seus formatos, os elementos que compõem um vídeo, seus artistas, suas curiosidades sua importância como arte. Após os alunos produziram um blog com imagens, textos, áudios, e resenhas relacionadas com a história do audiovisual, sempre com a orientação e comentários da professora.
Aulas 5 e 6: Trabalho individual. Pesquisa de vídeos na internet, sobre a diversidade da cultura audiovisual com vários tipos de vídeos, como clips, documentários, vídeos institucionais, vídeos, filmes ficcionais, filmes publicitários, vídeo arte, culminando na escolha de um vídeo e a produção de uma mini redação, de no mínimo 10 linhas sobre o mesmo, apontando as diferenças entre ele e os outros tipos. Valendo nota.
Aula 7: Apresentação de trabalho de casa: a produção de pequeno vídeo arte de tema livre (mínimo 30 segundos) e explanação sobre o conceito de seu vídeo e o porquê de sua escolha. Exibição em aula para todos os colegas e professora. 
Aula 8: Prova dissertativa em grupo com consulta de todo conteúdo dado em aula.
Aula 9: Prova objetiva sem consulta.
 EXERCÍCIO 05 - DEFINIÇÃO DOS RECURSOS
Aula expositiva, pesquisa, textos, laboratório de informática, celulares, aplicativos, datashow.
 EXERCÍCIO 06 - DEFINIÇÃO DA AVALIAÇÃO
Avaliação pela participação dos alunos nas atividades grupais (blog) e individuais (realização de vídeo arte). Avaliação da utilização e dos recursos aprendidos em sala de aula efetivados com o fazer artístico (fazer arte) explorados pelo uso da capacidade artística e analítica do aluno na realização e explanação do seu vídeo arte. Avaliação global do aluno através de prova objetiva e dissertativa.
VIII) RESPOSTA DISCURSIVA AO PROBLEMA DO ESTUDO DE CASO 
O plano de aula do professor foi calcado na Aplicação da Abordagem Triangular, a teoria elaborada pela Profa. Dra. Ana Mae Barbosa e disseminada por todo o país, que tem como base a contextualização histórica, a apreciação estética (saber ler uma obra de arte) e produção criativa a partir do fazer artístico (fazer arte). 
O tema do plano de aula: a arte contemporânea. O objetivo geral seria o ensino da arte contemporânea e os objetivos específicos: Introduzir o aluno do 9º ano do ensino fundamental ao estudo desta arte contemporânea que é o vídeo arte, promover o conhecimento, o desenvolvimento e aprimoramento das técnicas e práticas artísticas no que se refere a vídeo arte, e desenvolver o pensamento analítico e crítico do aluno ao ler obras de arte (no caso vídeo arte). Ele priorizou como conteúdo o vide arte, sua definição, elaboração e seu processo de criação. Sua metodologia foi a pesquisa, a aula expositiva, textos, debates entre alunos com mediação do professor, trabalho em grupo, questionário, experimentação da produção criativa tendo como recursos a pesquisa, textos, o próprio celular dos alunos. Como forma de avaliar os alunos usou a participação individual e em grupo no trabalho e o próprio questionário. Portanto, o plano de aula do professor contextualiza historicamente quando pede a pesquisa aos seus alunos incitando o conhecimento sobre o assunto, na sequência do seu plano de aula ele media um debate crítico e a troca de informações sobre o que os alunos pesquisaram, se interessaram, fazendo os próprios a leitura dos vídeos pesquisados, e por final de posse de algum conhecimento, os alunos desenvolveram sua capacidade criativa produzindo arte com a tecnologia/recurso que tem em mãos, o celular. Neste sentido, voltando para a Abordagem Triangular, educar para a cidadania significa prover os indivíduos de instrumentos para a plena realização desta participação motivada e competente (o professor como motivador e mediador), e desta simbiose entre interesses pessoais e sociais, resulta a disposição para sentir em si as dores do mundo.

Continue navegando