A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
APOL 04

Pré-visualização | Página 1 de 1

APOL 4
Questão 1/5 - Administração no Terceiro Setor
Os contratos administrativos, em uma primeira análise, são um pacto como outro qualquer, divergindo dos ajustes privados somente pela participação da administração pública em um dos polos. Trecho extraído do livro-base da disciplina 3º SETOR: uma visão estratégica para projetos de interesse público. 
Considerando os conteúdos da Aula 5 e o livro-base capítulo 8, analise as afirmativas sobre a relação jurídica de contratos, convênios e os termos de parceria:
I. O contrato, conforme o parágrafo 1º, art. 48 do Decreto nº 93.872/1986, é caracterizado pela existência de interesses antagônicos. Isto significa que existem dois polos distintos a uma prestação, cujos interesses são opostos e diversos. Há um sujeito ativo e outro sujeito passivo, a contraprestação - o preço e prestação – o objeto
II. O convênio é uma forma de transferência voluntária nos termos do art. 25 da Lei de Responsabilidade Fiscal, uma vez que é uma entrega de recursos correntes ou de capital, à título de cooperação, auxílio ou assistência financeira. Nele vigora o regime de mútua cooperação
III. O termo de parceria é uma forma de transferência voluntária nos termos do art. 25 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Nele existe o regime de parceria entre o parceiro público e as OSCIPs, bem como uma relação de cooperação de ambos para o alcance do objeto de interesse público fixado.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Somente as afirmativas I e II
	
	B
	Somente a afirmativa  I
	
	C
	Somente a afirmativa  III
	
	D
	Todas as alternativas estão corretas
Questão 2/5 - Administração no Terceiro Setor
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas do texto a seguir:
Quanto ao termo de _________, ele também é tratado uma forma de transferência voluntária, nos moldes do art. 25 da lei de Responsabilidade Fiscal, conforme o entendimento do Tribunal de Contas da União (Brasil, 2003b, p. 7-8). Tendo em vista essa natureza, muito do regime aplicável aos convênios, no que couber, será aplicável aos termos de _________.
	
	A
	parceria – parceria
	
	B
	posse – admissão
	
	C
	admissão – admissão
	
	D
	posse – parceria
Questão 3/5 - Responsabilidade Social Empresarial e Ética
Leia o fragmento de texto a seguir: 
 “É necessária uma conscientização coletiva para que todos passem a entender a necessidade de ações sustentáveis, uma nova lógica de consumo e produção. A maneira mais simples de fazer com que a sustentabilidade e responsabilidade social se integrem na cultura organizacional de uma empresa e no dia a dia dos colaboradores é eleger uma equipe diversificada (com funcionários de diversas áreas de atuação para ficar responsável por implementar as práticas sustentáveis com todos os públicos-chave da empresa”. 
NAKAGAWA, Marcus. 101 Dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo. São Paulo: Editora Labrador, 2018. (#100) Adaptado. (https://books.google.com.br/books?isbn=8593058876) 
De acordo com os conteúdos abordados no material de apoio e o texto acima, sobre cultura organizacional, é necessário criar um Comitê de Sustentabilidade
	
	A
	para desenvolver ações de capacitação, conscientização, comportamentos e práticas socioambientais adequadas, dentro e fora da empresa.
	
	B
	para tratar das questões legais e certificações ambientais, dentro e fora da empresa.
	
	C
	para tratar exclusivamente das questões sociais e filantropia, dentro e fora da empresa.
	
	D
	para desenvolver ações e práticas ambientais, dentro e fora da empresa.
	
	E
	para desenvolver ações e comportamentos sociais, dentro e fora da empresa.
Questão 4/5 - Administração no Terceiro Setor
É um instrumento firmado entre o poder público e as organizações sociais, organizações estas já estudadas, com vistas à formação de parceria entre as partes para o fomento e à execução de atividades relativas às áreas do ensino, da pesquisa científica, do desenvolvimento tecnológico, da proteção e preservação do meio ambiente, da cultura e da saúde.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa relacionada ao conceito acima:
	
	A
	Contrato de posse
	
	B
	Contrato de admissão
	
	C
	Contrato excludente
	
	D
	Contrato de gestão
Questão 5/5 - Responsabilidade Social Empresarial e Ética
Segundo o Ministério do Planejamento (2010), o Governo Federal contabilizou um montante de 3 (três) bilhões de reais transferidos para organizações não governamentais, mediante convênio e termos de parceria. Sob a forma de renúncia fiscal, as entidades do terceiro setor, especialmente as filantrópicas, recebem do Estado Brasileiro montante anual superior a 16 bilhões de reais.
Analisando as informações citadas acima observa-se que os principais desafios se referem a: 
I - O modelo de parceria entre a administração pública e organizações do terceiro setor necessita de correções e transparência na gestão dos recursos e processos.
II - O terceiro setor deve evitar o corporativismo do setor público e privado.
III. O Estado sempre tem feito o repasse de recursos com total transparência.
IV - A filantropia se caracteriza pelo planejamento, monitoramento e apresentação de resultados e impactos alcançados quando recebe recursos da administração pública. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativa I, apenas.
	
	B
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas I,II e IV apenas.