Buscar

estudo dirigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O tubo digestivo é dividido em quais camadas? Destas camadas, qual é a que tem a maior variabilidade de células e estruturas quando comparamos os diferentes órgãos do sistema digestório?
 O tubo digestivo subdivide-se em tais camadas: mucosa,submucosa,muscular e serosa.Sendo a mucosa a que apresenta maior variabilidade de células e estruturas.
Quais são as glândulas salivares maiores? Elas possuem 2 tipos principais de células secretoras que produzem a saliva. Quais são? Cite as características estruturais principais e o tipo de secreção produzido por elas. 
 As glândulas salivares maiores são: parótida,submandibular e sublingual. Os dois tipos de células secretoras e que produzem saliva são as mucosas e serosas,as primeiras compostas por um citoplasma claro,sintetizadoras de muco e o com núcleos achatados devido aos espaços ocupados pelo muco,elas apresentam ainda um formato cubóide ou colunar,núcleos ovais, na base da célula e cromatina condensada.Enquanto as segundas,possuem os citoplasmas mais escuros,são capazes de produzir enzimas ou proteínas,e ainda apresentam núcleos centrais e arredondados,pólo apical repleto de grânulos protéicos,formato piramidal, com base larga.
Cite os 4 tipos principais de papilas presentes na língua e cite sua localização e característica morfológica principal
Papilas filiformes,fungiformes,foliatas e circunvaladas.
As filiformes são as mais numerosas,apresentam formato de chama e localizam-se ao longo do corpo da língua,na parte dorsal.
As fungiformes são as menos numerosas,apresentam formato de cogumelo e localizam-se entre as filiformes,são encontradas no ápice da língua,na parte dorsal.
As foliatas,apresentam um aspecto de colunas dispostas paralelamente com uma certa profundidade,localizam-se na parte lateral da língua,dorsal.
As circunvaladas,apresentam um formato mais arredondado e localizam-se na parte mais inferior da língua.
Qual é o epitélio do esôfago, estômago e intestino delgado?
O epitélio do esôfago é estratificado pavimentoso,do estômago cilíndrico simples enquanto o intestino delgado apresenta epitélio cilíndrico simples com microvilosidades.
Que estruturas importantes encontramos na submucosa somente do esôfago e parte do intestino delgado? Qual sua função?
O esôfago apresenta uma submucosa típica contendo glândulas esofágicas secretoras de muco, que facilitam o transporte do alimento e protegem a Mucosa.Enquanto no duodeno,parte do intestino delgado,é possível observar uma submucosa contendo glândulas duodenais que produzem muco,esse muco protege a mucosa contra a acidez do suco gástrico e neutraliza o pH do quimo.
O estômago é subdivido histologicamente em que áreas? Quais são as diferenças histológicas principais encontradas nestas áreas?
Histologicamente o estômago é dividido em fundo-corpo,cárdia e piloro.O corpo-fundo apresenta fossetas curtas e glândulas longas,a cárdia possui fossetas e glândulas pouco desenvolvidas e o piloro,fossetas longas e glândulas curtas.
Quais células produzem o ácido clorídrico e quais produzem as enzimas digestivas gástricas?
Trata-se das células estomacais,onde as células parietais produzem ácido clorídrico enquanto as principais sintetizam enzimas digestivas gástricas.
Quais são as três estruturas presentes no intestino delgado que amplificam sua superfície absortiva?
Válvulas coniventes,vilosidades intestinais, e microvilosidades.
Quais são as principais diferenças histológicas entre as 3 porções do intestino delgado?
O duodeno apresenta glândulas secretoras de Brunner,Jejuno apresenta lâmina própria ricamente vascularizada e músculo liso nas vilosidades e o Íleo tem presença de linfócitos na lâmina própria e placas de Peyer na submucosa.
Como a porção exócrina do pâncreas está organizada? Qual o tipo celular presente nestas glândulas?
Sua porção exócrina secreta enzimas digestivas que atuam na digestão dentro do intestino delgado,além disso,a presença de ducto pancreático possibilita a coleta da secreção das glândulas exócrinas e a liberação desse conteúdo para dentro do duodeno.O pâncreas possue células do tipo serosa.
Como os hepatócitos se organizam no parênquima hepático? Como o lóbulo hepático está organizado, isto é, quais são as estruturas que estão no centro e quais estão nas periferias deste lóbulo
Organizam-se em três tipos de zonas:
Zona 1- mais próxima dos vasos, maior oxigenação, nutrientes, síntese de glicogênio e proteínas. 
Zona 2 - intermediária. 
Zona 3- mais distante dos vasos, pior oxigenação, detoxificação de álcool e drogas.
O lóbulo apresenta forma hexagonal e sua estrutura central é a veia central (centro-lobular) enquanto a tríade portal (veia,artéria e ducto biliar) encontra-se disposta em sua periferia.
O sistema de irrigação sanguínea no fígado é um pouco diferente da irrigação de outros órgãos. Que tipos de capilares são encontrados lá? Quais estruturas podem ser definidas por estes capilares?
São encontrados capilares do tipo sinusoides,os quais são capilares finos com paredes fenestradas onde dentro dele o sangue venoso e arterial são misturados.
Além dos hepatócitos que são as principais células que compõem o parênquima hepático, quais são as outras duas células que podem ser encontradas no fígado? E quais os seus papeis?
Células de Kupffer – fagocíticas são encontradas dentro dos capilares no fígado,são macrófagos com capacidade de defesa.
Células de Ito - São células do fígado presentes no espaço de Disse e cuja principal função é o armazenamento de Vitamina A sob a forma de ésteres de retinol.
Qual o tipo celular que está presente em toda a mucosa intestinal, porém no intestino grosso é onde está presente em grande quantidade?
Células caliciformes.

Outros materiais