Buscar

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS NA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS NA EDUCAÇÃO UTA B FASE 1 2019
ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM
Questões para Reflexão 
Aula 1 Cap. 1
1 - Compare o pensamento de Platão como de Aristóteles. Identifique semelhanças e diferenças.
ARISTÓTELES
Aristóteles assim como Platão acreditava que o homem também é a união da alma e corpo, sendo a alma mais nobre que o corpo. No entanto Aristóteles não acreditava na existência do mundo das ideias. Para ele a realidade é exatamente aquilo que percebe pelos sentidos e as ideias só existem na mente humana e não em um mundo superior. A alma e o corpo vivem em cumplicidade, onde ambos precisam reciprocamente um do outro. Em discordância com Platão, Aristóteles dizia que os desejos corpóreos deveriam ser satisfeitos de forma moderada para a plena felicidade.
PLATÃO
Para Platão o conhecimento se baseia em duas ordens de seres: as ideias e as coisas materiais. Sendo que as ideias são eternas e por isso sobressaem sobre aquilo que é transitório. Essas ideias por serem eternas, são seres perfeitos e existem desde sempre e para sempre em um mundo perfeito chamado de mundo das ideias. Para Platão o homem é a união da alma e corpo. A alma por ser imaterial está diretamente relacionada às ideias e só ela pode concebe-las. A alma se desenvolve ao modo em que recebe intelecto, ao contrário o homem rebaixa-se ao ceder aos impulsos corpóreos.
2- De que modo o cristianismo afetou a filosofia medieval?
O pensamento cristão acredita que a verdade está diretamente ligada a Deus, na ideia dessa linha de pensamento acredita que a fé é o único caminho para alcançar a verdade. Indo contra o racionalismo que a creditava que para se alcançar a verdade o homem precisa exclusivamente da razão. Com a grande influência da Igreja Católica no período medieval, os pensamentos dos antigos filósofos gregos como Platão e Aristóteles foram deixados de lado pelo povo, visto que a busca por essas ideias significava uma ameaça para a Igreja.
3 - Explique a síntese kantiana sobre o racionalismo e o empirismo.
Immanuel Kant contrário à ideia de que a razão (racionalismo) e a experiencia (empirismo), separadamente uma da outra fossem as únicas formas de se chegar ao conhecimento.
Para Kant os racionalistas estavam errados ao pensar que o conhecimento deriva a ação do sujeito, independentemente do objeto. Assim como os empiristas estavam equivocados ao acreditar que o conhecimento decorre do puro objeto, colocando o sujeito como se comportasse de modo puramente passivo nesse processo.
De acordo com o filosofo o conhecimento é resultado da ação combinada do sujeito com o objeto. O sujeito conferi o caráter de universalidade do conhecimento, mas é a experiencia que o mantem renovado.
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS NA EDUCAÇÃO UTA B FASE 1 2019
ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM
Questões para Reflexão 
Aula 2 Cap. 2
1 – Qual dos pensadores estudados neste capitulo se encontra mais em sintonia com as tendências iluministas: Voltaire ou Rousseau? Explique sua resposta.
Voltaire, porque as ideias dele estavam mais próximas da busca pelo conhecimento através da razão, a valorização do ideal burguês e a crítica ao regime monárquico absolutista e à Igreja.
2 – Descreva e comente as ideias pedagógicas de Voltaire.
As ideias pedagógicas de Voltaire estavam relacionadas às críticas do ensino livresco, já pronto, e propunha um ensino voltado para o dia a dia.
3 – Descreva e comente as ideias pedagógicas de Rousseau.
Rousseau propunha que as pessoas ainda quando crianças fossem ensinadas em total isolamento, para que o mesmo não venha absorver as influencias da civilização e não corromper o seu caráter.

Continue navegando