A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior

Pré-visualização | Página 1 de 2

Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A razão era vista como luz e esclarecimento, enquanto que na ótica frankfurtiana, teria se tornado ferramenta nas mãos dos detentores que controlavam a ciência e a técnica. Em qual movimento alcançou-se o ápice da confiança no poder emancipatório da razão?
Escolha uma:
a. Histórico-social. 
b. Iluminismo. 
c. Positivismo. 
d. Social. 
e. Progressista. 
Feedback
A resposta correta é: Iluminismo..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O termo competência é polissêmico e engendra uma multiplicidade de entendimentos, esquemas e diferenciações. No que se refere a competência profissional, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O trinômio excelência, competência e qualidade é substituído, ou seja, são expressões que não fazem mais sentido, principalmente se tratando da educação. 
b. A competência profissional quando se fala na educação superior não se diferencia das outras modalidades da educação, ou seja, os desafios são os mesmos. 
c. A competência profissional é entendida como uma maneira produtiva de saberes semelhantes. 
d. O professor em sua profissão busca a competência profissional por meio da sua primeira formação, isto é, apenas sua graduação, sem dar continuidade para aperfeiçoamento. 
e. Mobilização de forma particular pelo profissional na sua ação produtiva de um conjunto de saberes de natureza diferenciados de maneira a gerar resultados reconhecidos individual, coletivo e socialmente. 
Feedback
A resposta correta é: Mobilização de forma particular pelo profissional na sua ação produtiva de um conjunto de saberes de natureza diferenciados de maneira a gerar resultados reconhecidos individual, coletivo e socialmente..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A transmissão de conteúdos por parte do professor , autoridade máxima e inquestionável no processo de ensino-aprendizagem que leva o educando a desenvolver suas potencialidades e se realizar plenamente como pessoa é uma tendência tradicional realçado no ensino. No entanto outras características são presentes nessa tendência realçado também no ensino. Marque a alternativa que corresponde essas características.
Escolha uma:
a. progressista e universitária. 
b. humanista e desenvolmentistas. 
c. progressista e desenvolmentistas. 
d. liberalista e tradicionalita. 
e. humanista e universalista. 
Feedback
A resposta correta é: humanista e universalista..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para Araújo (2012) de maneira geral as tendências libertadora e libertária possuem em comum o antiautoritarismo. Ficam explícitas nessas tendências pedagógicas, as críticas feitas ao modelo de educação implantado sob o viés ideológico do capitalismo liberal, sobretudo em sua versão atual, ou seja, neoliberal. A importância de um conhecimento vinculado à realidade social e, por isso, capaz de fomentar transformações nas formas como todo o sistema de vida está organizado. Escolha a assertiva abaixo que, segundo Frigotto apud Araújo (2012) são os requisitos necessários para a luta contra-hegemônica, as organizações políticas e sindicais que se articulam com os interesses de classe trabalhadora:
Escolha uma:
a. conhecimento científico e a informação crítica são algo fundamental para suas lutas; 
b. conhecimento filosófico e a informação crítica são algo fundamental para suas conquistas; 
c. conhecimento científico e a pensamento crítico são algo secundarias para suas reinvindicações. 
d. conhecimento científico e a informação dada pelo senso comum são algo fundamental para suas reinvindicações; 
e. conhecimento técnico e a informação crítica são algo secundarias para suas lutas; 
Feedback
A resposta correta é: conhecimento científico e a informação crítica são algo fundamental para suas lutas;.
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Araújo (2012) afirma que, no cenário da educação brasileira três são as tendências progressistas: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. De maneira geral as tendências libertadora e libertária possuem em comum o antiautoritarismo, a valorização da experiência vivida como base da relação educativa e a ideia de autogestão pedagógica. Escolha entre as assertivas abaixo, a que melhor represente o pensamento das tendências libertadora e libertária segundo Araújo:
Escolha uma:
a. O ensino é formal é extremamente desvalorizado, surgindo daí toda uma reflexão acerca dos conteúdos de ensino a serem ofertados, dos métodos de ensino utilizados, bem como da relação entre docentes e discentes; 
b. O ensino não formal é extremamente valorizado, surgindo daí toda uma reflexão acerca dos conteúdos de ensino a serem ofertados, dos métodos de ensino utilizados, bem como da relação entre docentes e discentes. 
c. O ensino é formal é extremamente valorizado, surgindo daí toda uma reflexão acerca dos conteúdos de ensino a serem ofertados, das avaliações do ensino a serem utilizados, bem como da relação entre docentes e familiares dos discentes; 
d. O ensino é formal é extremamente valorizado, surgindo daí toda uma reflexão acerca dos conteúdos de ensino a serem ofertados, dos métodos de ensino utilizados, bem como da relação entre escola e sociedade; 
e. O ensino não formal é extremamente desvalorizado, surgindo daí toda uma reflexão acerca dos conteúdos de ensino a serem ofertados, dos métodos de ensino utilizados, bem como da relação entre docentes e discentes; 
Feedback
A resposta correta é: O ensino não formal é extremamente valorizado, surgindo daí toda uma reflexão acerca dos conteúdos de ensino a serem ofertados, dos métodos de ensino utilizados, bem como da relação entre docentes e discentes..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Araújo (2012) afirma que o trinômio excelência, competência e qualidade constitui algo de natureza insubstituível para qualquer empreendimento e, na educação superior, tais noções adquirem um valor ainda maior. O próprio termo competência é polissêmico e engendra uma multiplicidade de entendimentos, esquemas e diferenciações. Paiva, citado por Araújo, define o que vem a ser competência. Escolha a assertiva abaixo que apresenta essa definição:
Escolha uma:
a. Mobilização de forma coletiva pelo profissional na sua ação produtiva de um conjunto de saberes de natureza única. 
b. Mobilização de forma particular pelo profissional na sua ação produtiva de um conjunto de saberes de natureza diferenciados; 
c. construção de forma única pelo profissional na sua ação produtiva de um conjunto de experiências próprias; 
d. união de forma coletiva pelo profissional na sua ação produtiva de um conjunto de saberes de natureza diferenciados; 
e. Mobilização de forma particular pelo profissional na sua ação especulativa de um conjunto de saberes de natureza diferenciados; 
Feedback
A resposta correta é: Mobilização de forma particular pelo profissional na sua ação produtiva de um conjunto de saberes de natureza diferenciados;.
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Segundo Araújo (2012) a formação do indivíduo no ensino superior precisa possuir como premissa básica a noção de sistema, de integração, de complexidade, ou seja, o que se quer ao estabelecer um ciclo básico (cultura humanística, cultura artística e cultura científica) é uma formação integral, uma preparação que forme intelectualmente, tecnicamente e possibilite a excelência naquilo que se faz e no que se é. Assim sendo, essas propostas e mudanças ocorridas no sistema educacional apontam, sobretudo, para novas perspectivas quanto ao futuro da educação brasileira. Araújo aponta algumas formas de buscar construir o futuro da educação. Escolha a assertiva abaixo que apresenta essas formas sugeridas por Araújo:
Escolha uma:
a. Evidentemente que esse futuro, e em qualquer projeção que se faça do mesmo, a educação deve merecer destaque, deve ser antecedido por debates, encontros,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.