Buscar

ANÁLISE DO ARTIGO T2

Prévia do material em texto

Faculdade de Ampére - FAMPER
CLAUDIA CESCA WASILESKI
MODELAGEM E SIMULAÇÃO
AMPÉRE – PR
ABRIL/2019
ANÁLISE DO ARTIGO T2
O que é a Pesquisa Operacional e como ela pode auxiliar na melhoria de sistemas produtivos?
Pesquisa operacional é todo tipo de estudo que auxilia num processo de tomada de decisão, como projetar, planejar e operar sistemas. Ela auxilia na melhoria dos processos analisando de forma minuciosa os fatores impactantes na lucratividade, e permitindo a ampliação na eficiência dos processos.
Defina a Programação Linear.
Programação linear é uma ferramenta de otimização de processos, que expões os entraves do cotidiano matematicamente, com funções objetivas.
Defina o método SIMPLEX.
É um método de resolução para a programação linear, que fornece soluções otimizadas para os problemas com muitas variáveis e restrições.
Defina o método SOLVER.
O Solver é uma ferramenta existente no Microsoft Office Excel que resolve problemas de Programação Linear, Não Linear e Inteira de pequeno porte. O Solver define a solução ótima de um modelo de Programação Linear através do algoritmo Simplex.
Quais foram os objetivos do trabalho?
Implantar técnicas de programação linear e desenvolver um modelo para maximizar o lucro de um micro empreendimento do setor doceiro.
Quais foram os problemas levantados e que resultados foram obtidos?
Os principais problemas identificados foram a falta de controle nos custos, ingredientes e quantidade vendida. 
Os resultados obtidos após a coleta de dados e execução da ferramenta Solver, foram de que a maximização dos lucros pode ser obtida através de uma produção mais elevada de brigadeiros, dando a opção de redução da fabricação de palha italiana, reduzindo os custos de produção e otimizando o modelo produtivo. 
Diante da análise, foi constatado a viabilidade da permanência da empreendedora no mercado.
Você como Engenheiro de Produção, como avalia a aplicação de Pesquisa Operacional na área de Produção e Sistemas da Engenharia de Produção?
Como uma ferramenta muito importante, de grande auxílio para o profissional de engenharia de produção na execução do seu trabalho, principalmente nas tomadas de decisões para reduzir custos e otimizar processos.
PESQUISA OPERACIONAL
INTRODUÇÃO
A pesquisa operacional surgiu durante a segunda guerra mundial, com tentativas de otimizar a utilização dos recursos militares escassos.
Com isso, surgiu a ideia de criar modelos matemáticos apoiados em dados e fatos reais. Estes modelos permitiam que fossem realizadas simulações para avaliar possíveis resultados nos problemas enfrentados. Todos estes esforços e pesquisas motivaram George Dantzing a desenvolver o Método Simplex, em 1947. Após a guerra, muitos destes métodos foram atraídos por outras áreas devido ao foco no processo de tomada de decisão. Grandes organizações, como as companhias de petróleo, foram as primeiras a adotar o novo conjunto de metodologias para a resolução de seus problemas. Crescendo o uso da programação linear no planejamento da produção em larga escala.
Para BAZARAA, a história do surgimento e evolução da programação linear registra a convivência com situações que estimulam a procura de métodos para otimizar o aproveitamento de recursos escassos, visando compartilhá-los entre atividades competitivas.
RIBEIRO, descreve a Pesquisa Operacional como uma abordagem científica para o processo de tomada de decisões que envolva operações de um sistema organizacional, envolve pesquisa em operações. A base para a sua aplicação é sempre o problema, onde a busca da otimização desempenha um papel central. Uma característica importante e que facilita o processo de análise e de decisão é a utilização de modelos.
PROGRAMAÇÃO LINEAR, ALGORITMO SIMPLEX E SOLVER
Durante a segunda guerra mundial, grupos de pesquisas para resolver problemas com a utilização eficiente dos recursos militares, utilizaram técnicas algébricas para auxiliar na redução de custos. A programação linear foi extremamente útil.
	Após o termino da guerra em 1947, a programação linear passou a ser muito usada em empresas com o objetivo de reduzir despesas e maximizar lucros. No mesmo ano foi desenvolvido o algoritmo SIMPLEX, a maneira mais eficiente conhecida de se resolver modelos de Programação Linear.
O projeto Simplex exige que se melhore apenas uma variável por vez, analisando qual delas traria uma maior taxa de melhora para a função objetivo. Com ele, é possível determinar se o problema possui solução limita, infinitas soluções ou não tem solução. 
O algoritmo Simplex segue os seguintes passos: a) Início: O problema deve estar em sua forma padrão; b) Passo 1: Encontrar uma solução básica factível inicial para o problema de PL (Uma solução básica inicial pode ser encontrada concedendo valores iguais a zero às variáveis de decisão. Para que a solução seja factível, nenhuma restrição pode ser invalidada); c) Passo 2: Teste de otimização: Uma solução básica factível é considerada ótima quando não existir mais soluções factíveis melhores. Uma solução básica adjacente é melhor que a solução atual quando essa proporcionar um incremento positivo na função objetivo.
No entanto, os modelos desenvolvidos, além de serem de difícil e lenta solução, estão sujeitos ao erro humano. Devido a esse fato, o computador revolucionou a utilização da Programação Linear, transformando problemas estratégicos de longo prazo, em condições operacionais, de curtíssimo prazo. 
Esse instrumento para os sistemas de Programação Linear, que simplifica e reduz o tempo necessário pelo Simplex, foi criado para ser usado em planilhas eletrônicas e se chama SOLVER.
	O Solver é um programa para otimização linear, não linear e inteira. 
Vantagens:
Implementado na planilha Excel, várias funções algébricas do Excel são aceitas na formulação do problema;
Programa permite alterar coeficientes da formulação facilmente: formulação fica explicita na planilha;
Facilidade de uso: princípio de programação é o mesmo do Excel;
Faz parte do pacote Microsoft Office.
Todos os métodos de pesquisa operacional, aplicação a problemas complexos, auxiliam no processo de tomada de decisões, tais como projetar, planejar e operar sistemas em situações que requerem alocações eficientes de recursos escassos. Ferramentas de apoio importantes para o trabalho dos engenheiros de produção.

Continue navegando