Buscar

DISCIPLINA DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR


Prévia do material em texto

DISCIPLINA DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
	1.
	Quando tratamos da caminhada da educação e da Pedagogia, deparamo-nos com momentos de dialogo e outros de enfrentamento, mas ao final percebemos que para ocorrer uma reflexão mais apurada de cada uma delas (Educação e Pedagogia) adentramos na Filosofia. Com isso, percebemos que dentro desta caminhada, na atualidade, encaramos situações que ainda nos são familiares. Dentro destas situações, podemos citar:
	 a)
	O envolvimento técnico e filosófico de cada criança e dos profissionais da educação fundamental.
	 b)
	O envolvimento político e ético dos membros das instituições escolares e comunidade.
	 c)
	A necessidade do cuidado com a educação dos filhos, da alfabetização e do amparo à criança.
	 d)
	A necessidade da proteção psicológica de professores dentro do processo de ensino e aprendizagem.
	2.
	Com o Cristianismo nos deparamos com outros pensadores, sendo um deles Santo Agostinho, padre, e que foi um dos maiores pensadores da Igreja. Em seus escritos, encontramos a obra "De Magistro", que foi escrita em 389. Estes escritos trazem à tona a problemática pedagógica do período. Sobre o que tratam estes escritos?
	 a)
	Estes escritos retratavam um diálogo com sua esposa, dando coordenadas de como cuidar da educação dos filhos e filhas.
	 b)
	Estes escritos retratavam um diálogo com seu filho, dando um norte à educação voltada às verdades divinas e também humanas.
	 c)
	Estes escritos determinaram o envolvimento político e catedrático dos povos existentes naquele período, dando ao Estado o total poder de funcionalidade.
	 d)
	Estes escritos retratavam as ideias de uma educação meramente voltada aos interesses divinos, sem observar a vivência de cada indivíduo.
	3.
	Na Tendência Liberal Renovada Progressista, deparamo-nos com uma tendência que busca adequar as necessidades de cada indivíduo no meio social, dando condições de organizar a sua vida. Assim sendo, temos a relação com as experiências cotidianas. Neste sentido, temos um método que chamamos de Montessori. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- No método Montessori, identificamos o conjunto de elementos que transformam o conteúdo em atividades relativas ao programa curricular.
II- No método Montessori, identificamos a liberdade do indivíduo em buscar sua verdadeira natureza, sendo assim observada e auxiliando na evolução da criança.
III- Neste método, identificamos que o papel do professor é de monitorar todo o processo de ensino e aprendizagem, impossibilitando o aluno em sua criação.
IV- No método Montessori, o papel da escola é de criar mecanismos de uma educação tradicionalista e voltada aos interesses da instituição.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	4.
	Dentro da Tendência Liberal Tecnicista nos deparamos com um método que se preocupa com o estudo sistematizado, em que os livros didáticos e os vídeos são elementos que determinam o processo de ensino e aprendizagem. Já a relação professor e aluno possui uma diferenciação. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Nesta tendência, o professor é auxiliar e o aluno ator, buscando no diálogo o aprimoramento da relação e a construção do conhecimento.
(    ) Nesta tendência, o professor é orientador e com o aluno busca desenvolver ações que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem.
(    ) Nesta tendência, o professor repassa os conteúdos científicos já determinados pelo programa educacional, sem interferência do aluno.
(    ) Nesta tendência, o professor e o aluno possuem uma relação meramente técnica, o professor é o elo entre o conhecimento e o aluno.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	5.
	As tendências pedagógicas perpassam toda a História da Educação, abrindo um leque de possíveis ideias relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. Dentro desta perspectiva, encontramos relação com professor x aluno, aluno x aluno, aluno x professor, além das questões relacionadas às práticas e à avaliação, entre outras. Assim sendo, cada tendência é constituída por suas fundamentações. Entre elas, temos a Tendência Liberal. Com relação à Tendência Liberal, analise as sentenças a seguir:
I- Procura defender as sociedades de classes e sua filosofia humanista.
II- Sua base é o sistema humanista, onde o indivíduo na escola recebe a cartilha do bem viver.
III- Prepara o indivíduo para desempenhar seu papel na sociedade capitalista.
IV- Na Pedagogia Liberal, o indivíduo na escola aprende a adaptar-se às normas da sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	Na Pedagogia, possuímos uma linha do tempo que se funde com a História da Educação. O mesmo ocorre com a História da Educação, que se funde com a História da Pedagogia. Tanto pedagogia como educação caminham paralelamente. Neste sentido, necessitamos compreender qual o sentido da palavra Educação. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A Educação é um processo que possui a intenção de formar e desenvolver os indivíduos.
II- A Educação possui o objetivo de conservar a cultura de um povo para as gerações mais jovens.
III- A Educação objetiva desenvolver o senso crítico de alguns elementos formadores da sociedade.
IV- A Educação nega a possibilidade de desenvolvimento crítico e delega somente aos estados esta função.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	7.
	Quando falamos na tendência da Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, esta possui suas particularidades com relação à função da escola e aos conteúdos. As demais tendências também possuem suas particularidades relacionadas tanto à função da escola, como com relação ao professor e ao aluno. Assim sendo, qual a função da escola na tendência Crítico-Social dos Conteúdos?
	 a)
	Ser autoritária entre o individual e o social.
	 b)
	Ser facilitadora entre o individual e o social.
	 c)
	Ser mediadora entre o individual e o social.
	 d)
	Ser libertária entre o individual e o social.
	8.
	No final do século XVIII, ocorreu a passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea. Muitas foram as mudanças ocorridas neste período, conseguindo assim exercer fortes mudanças dentro das instituições. Com estas mudanças, ocorreu a separação do(a):
	 a)
	Igreja e Estado.
	 b)
	Campo e cidade.
	 c)
	Escola e governo.
	 d)
	Estado e município.
	9.
	No quadro da educação, encontramos tendências que foram e continuam sendo estudadas. Estas tendências foram importantes no contexto histórico-educacional, auxiliando na construção de novas possibilidades de visualizar a aprendizagem. Frente a isso, as tendências dividem-se em duas correntes. Quais são elas?
	 a)
	Pedagogia Progressista e Pedagogia Liberal.
	 b)
	Pedagogia Libertadora e Pedagogia Tradicional.
	 c)
	Pedagogia Coletiva e Pedagogia Libertadora.
	 d)
	Pedagogia Assistencialista e Pedagogia não diretiva.
	10.
	Dentro da Pedagogia Romana encontramos muitos pensadores, que nos fazem refletir em muitas de suas falas, que são presentes na atualidade. Dentre estes pensadores, encontramos Marco Fábio Quintiliano (35-96 d.C). Ele elaborou escritos que tratavam sobre:
	 a)
	Formação ética e política do homem romano.
	 b)
	Formaçãocultural romana da infância à maturidade.
	 c)
	Formação básica e psicológica dos romanos.
	 d)
	Formação profissional e didática.

Continue navegando