Buscar

Gestão da Qualidade (Reparado)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

� PAGE \* MERGEFORMAT �3�
� 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE – UNICENTRO
DISCIPLINA DE GESTÃO DE PROJETOS E NEGOC.
PROFESSORA KELEN SIQUEIRA
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CHOPINZINHO
	
Acadêmicos: Amanda Cristina Seibel, João Paulo Anastacio, Laryssa Gonsalves Grunitzki, Vagner Egídio Bettu Griebler
Data: 16/08/2019
	
GESTÃO DA QUALIDADE
Nas últimas décadas, o termo qualidade tem deixado de ser associado unicamente ao produto final e a etapa de produção, tornando-se presente em diferentes segmentos da sociedade produtiva. O trabalho trata da gestão da qualidade dentro de uma organização, que passou a adotá-la devido ao atual mercado competitivo.
Projeto é definido por Maximiano (2002, p. 26) como “Atividades temporárias, com começo, meio e fim programados, que tem como objetivo fornecer um produto singular”. Portanto trata-se de um conjunto de atividades interligados, que se iniciam num certo momento do tempo e terminam em outro momento previamente definido, quando se caracteriza o alcance bem-sucedido da meta do referido plano. Porém para elaborar um projeto bem-sucedido é fundamental planejar cada fase de sua criação principalmente a que desrespeita a qualidade. 
O processo de planejamento da qualidade sucede em paralelo com outros processos de planejamento e buscando definir padrões de qualidade a ser seguidos. O resultado do planejamento da qualidade é um plano que deve conter procedimentos sobre usos de diversas ferramentas e técnicas de qualidade como auditorias e testes (CLEMENTS E GIDO, 2017). Assim descreve como a qualidade do projeto será garantida e também quais as atividades e ferramentas a equipe do projeto vai realizar para atingir este objetivo, os indicadores que serão monitores e metas que serão perseguidas. 
O Gerenciamento da Qualidade do Projeto inclui os processos para incorporação da política de qualidade da organização com relação ao planejamento, gerenciamento e controle dos requisitos de qualidade do projeto atender os objetivos das partes interessadas. (PMBOK,2017)
Os processos de Gerenciamento da Qualidade do Projeto Segundo (PMBOK,2017) são os seguintes: 
Planejar o Gerenciamento da Qualidade: Identificar os requisitos e/ou padrões da qualidade do projeto e suas entregas, e documentar como o projeto demonstrará a conformidade com os requisitos e/ou padrões de qualidade. 
Gerenciar a Qualidade: O processo de transformar o plano de gerenciamento da qualidade em atividades da qualidade executáveis que incorporam no projeto as políticas de qualidade da organização.
Controlar a Qualidade: Monitorar e registrar resultados da execução de atividades de gerenciamento da qualidade para avaliar o desempenho e garantir que as saídas do projeto sejam completas, corretas e atendam as expectativas do cliente.
É necessário planejar identificando os requisitos e padrões que vai ser utilizados na elaboração do projeto, depois disso transformar em atividades o planejamento formal e monitorar o desenvolvimento dessas atividades para avaliar o desempenho e garantir a satisfação dos clientes.
De acordo com Gorges (2007) O planejamento da qualidade analisa as características do produto ou serviço, comparando-as com necessidades explícitas e implícitas dos stakeholders para entender como se correlacionam.
Para Possi (2006) a qualidade de um produto se aplica tanto aos elementos técnicos e funcionais como à documentação. A solução deve agradar ao cliente, a documentação deve ser completa e de fácil consulta e seguir os padrões impostos pelo cliente. No âmbito do projeto, a qualidade está associada ao cumprimento das metas, prazos e orçamentos de cada pacote de trabalho, gerenciamento dos riscos e tudo mais, conforme fora planejado. Os princípios de qualidade podem ser definidos da seguinte forma: 
Fazer o trabalho certo na primeira tentativa, economizando dinheiro e tempo; 
A qualidade é um processo preventivo; 
Cumprir as exigências e especificações; 
Produzir produtos e serviços que atendam às necessidades do cliente; 
Entregar produtos cujas funcionalidades foram devidamente testadas; 
Não deve haver falhas;
A qualidade é responsabilidade de todos os membros da equipe;
A qualidade é um processo de aprimoramento contínuo.
Conclui-se com esse trabalho a importância da gestão da qualidade, que é implementada através de ferramentas que são capazes de garantir eficácia e eficiência na entrega de bens ou serviços, pois garante agilidade nos processos, facilidade nas tomadas de decisões, diminuição de desperdícios, identificação e solução de falhas, entre outros benefícios. Uma organização de qualidade, que promove a melhoria contínua de seus processos e serviços, buscando a excelência, garante a sua longevidade, através da confiança e satisfação de seus clientes e funcionários. 
Referências
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Administração de Projetos: como transformar ideias em resultados. 2. ed. – São Paulo: Atlas, 2002.	
GORGES, Eduardo. A lei de Murphy no gerenciamento do projetos. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.
GIDO, J. CLEMENTS, J. P. Gestão de Projetos: tradução da 5ª edição norte americana. São Paulo: Cengage Learning, 2017.
PMI – PROJETOS MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK: Um Guia para o Conjunto de conhecimentos e Gerenciamentos de Projetos, 6ª edição, Pennsylvania: PMI, 2017.
POSSI, Marcus. Gerenciamento de Projetos V. 3 – Guia do Profissional – Fundamentos Técnicos, 1 ed. Brasport, 2006.

Outros materiais