Buscar

Propriedade intelectual, direito e ética 7

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Trabalhar sob dependência de empregador e mediante salário é característica da definição de:
		
	
	autor de obra intelectual
	 
	empregado
	
	pessoa jurídica
	
	ente despersonalizado
	
	empregador
	Respondido em 21/05/2019 23:12:32
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Quando no contrato de adesão houver cláusulas ambíguas ou contraditórias, se deverá, quando acontecer uma controvérsia, adotar a interpretação mais favorável ao:
		
	 
	aderente ao contrato, o consumidor
	
	o empregador
	
	comerciante
	
	fornecedor
	
	ente despersonalizado
	Respondido em 21/05/2019 23:12:42
	
Explicação:
A questão nos remete a legislação consumerista ¿ Código de Defesa do Consumidor ¿ quando se trata de contrato de adesão, que na legislação citada é definido como Art. 54. Contrato de adesão é aquele cujas cláusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo. - e quando houver cláusulas ambíguas e contraditórias, vamos nos socorrer de outa legislação estudada, o Código Civil: Art. 423. Quando houver no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias, dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao aderente. Assim, a resposta correta é: aderente ao contrato, o consumidor.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	o risco da atividade econômica é característica da definição de:
		
	 
	empregador
	
	analista de sistemas
	
	autor da obra
	
	estagiário
	
	empregado
	Respondido em 21/05/2019 23:13:01
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O contrato nada mais é que um acordo de vontades, que tem por fim criar, modificar ou extinguir direitos. A manifestação de vontade pode ser expressa ou tácita. Segundo o artigo 422 do Código Civil:  Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé. - , o princípio da probidade contratual significa:
		
	
	Interpretação mais favorável ao aderente.
	 
	Versa sobre um conjunto de deveres, exigidos nas relações jurídicas, em especial os de integridade, veracidade, honradez e lealdade.
	
	Privar o aderente de direito resultante da natureza do negócio.
	
	Permitir cláusula que possibilitem e exonerem a obrigação de indenizar os consumidores.
	
	Reflete uma regra de conduta, consubstanciada junto a eticidade da legislação civil.
	Respondido em 21/05/2019 23:14:03
	
Explicação:
Não somente nos contratos, mas em qualquer relação jurídica ou não jurídica deve haver a boa intenção, não sendo eticamente aceitável o uso da má-fé em benefício próprio ou de terceiro em prejuízo de outrem. Os contratantes deverão agir com probidade e honradez, observando sempre a integridade dos contratantes, de modo a manter o equilíbrio e a justiça para as outras partes. Assim, a resposta correta é: Versa sobre um conjunto de deveres, exigidos nas relações jurídicas, em especial os de integridade, veracidade, honradez e lealdade.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que assume o risco da atividade econômica. Empresa coletiva tem como característica:
		
	
	é aquela em que a titularidade é impessoal.
	
	é aquela em que os sócios comanditários não tem responsabilidade limitada em relação à obrigações contraídas pela empresa.
	
	é a que a responsabilidade do titular da empresa é ilimitada, respondendo seu patrimônio pelas dívidas da empresa.
	 
	ser uma empresa comercial que se reveste de forma societária.
	
	é aquela em que a companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em remuneração aos sócios ou acionistas.
	Respondido em 21/05/2019 23:14:52
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Para preservação da segurança jurídica dos contratos e em atenção ao princípio da boa-fé, quando houver, no contrato de adesão, cláusulas ambíguas ou contraditórias, adotar-se-à a interpretação mas favorável ao:
		
	
	empregado.
	
	empregador.
	
	fornecedor.
	 
	aderente.
	
	cessionário.
	Respondido em 21/05/2019 23:15:06
	
Explicação:
A pergunta nos remete a um tipo de contrato que é o chamado contrato de adesão ¿ que é definido da seguinte forma: Os contratos de adesão são os contratos já escritos, preparados e impressos com anterioridade pelo fornecedor, nos quais só resta preencher os espaços referentes à identificação do comprador e do bem ou serviços, objeto do contrato. As cláusulas são preestabelecidas pelo parceiro contratual economicamente mais forte, sem que o outro parceiro possa discutir ou modificar substancialmente o conteúdo do contrato escrito. Par uma melhor resposta nos socorremos do artigo art. 423 do Novo Código Civil, que ressalva: ¿Quando houver no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias, dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao aderente¿. E ainda, protege o aderente nos contratos por adesão, naturalmente a parte mais fraca nesta espécie contratual, tanto pelo constrangimento de acatar, compulsoriamente, cláusulas contratuais impostas pelo contratante, como pela inexperiência na área negocial.
Assim a resposta correta é: aderente.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Age com desídia o empregado que no curso do contrato de trabalho, comete atos repetitivos que prejudiquem a empresa e demonstram o desinteresse deste pelas suas funções. Os elementos caracterizadores são o descumprimento pelo empregado de obrigações da empresa. Dentre as opções abaixo, qual pode caracterizar a má utilização de uma ferramenta de trabalho e consequentemente ao instituto da Desídia:
		
	
	Plágio.
	 
	Utilização dolosa ou culposa de e-mail funcional.
	
	Contrafação.
	
	Apropriação indébita.
	
	Peculato.
	Respondido em 21/05/2019 23:15:32
	
Explicação:
Todo aparato tecnológico, na relação de trabalho, é de propriedade da empresa, impondo as mais diversas regras de utilização, sendo disponibilizada para atender as necessidades profissionais dos empregados quando do exercício de suas atividades. Se o empregado utiliza de recursos ou ferramentas fornecidas pelo empregador para outros fins que não a do exercício profissional, poderá ser objeto de Desídia. Assim, a resposta correta é: Utilização dolosa ou culposa de e-mail funcional.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Desídia no desempenho das respectivas funções, pode acarretar ao empregado:
		
	
	aumento salarial
	
	contrafação de obras intelectuais
	
	pagamento de horas extras
	 
	justa causa para rescisão do contrato de trabalho
	
	férias remuneradas ao empregado

Continue navegando