A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
51 pág.
FAEL_Aquecimento Global e Dto Ambiental Internacional_EXERCÍCIOS

Pré-visualização | Página 1 de 14

FAEL
PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
DISCIPLINA: AQUECIMENTO GLOBAL E O 
DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL
Questão 1
Texto da questão
A Conferência do Rio, realizada em 1992, foi convocada dois anos após a publicação do Relatório Brundtland, que teve ampla divulgação e cunhou o conceito de desenvolvimento sustentável, que exige equilíbrio em três pilares. Com base nesse conhecimento, assinale a alternativa correta referentes a esses pilares ou dimensões:
Escolha uma:
a. Econômica, social e ambiental.
b. Econômica, ambiental e industrial.
c. Geográfica, econômica e tecnológica.
d. Industrial, econômica e socioambiental.
e. Ambiental, social e tecnológica.
Feedback
A resposta correta é: Econômica, social e ambiental..
Questão 2
Texto da questão
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 foi realizada no Rio de Janeiro, em junho de 2012. Nessa conferência, foi renovado o compromisso com o desenvolvimento sustentável, que tem como um de seus principais objetivos:
Escolha uma:
a. Incentivar o desenvolvimento econômico de todos os países, visando o mesmo padrão de consumo dos Estados Unidos da América e China;
b. Incentivar e ampliar pesquisas para a produção elevada de alimentos modificados geneticamente, com o objetivo de acabar com a fome;
c. Atender às necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações no provimento de suas necessidades;
d. Incentivar o uso generalizado de recursos naturais nos países industrializados, considerando que esses geram o progresso e, consequentemente, a erradicação dos bolsões de miséria;
e. Incentivar o amplo comércio entre os países desenvolvidos, com a queda de barreiras comerciais, em benefício do interesse da humanidade.
Feedback
A resposta correta é: Atender às necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações no provimento de suas necessidades;.
Questão 3
Texto da questão
Não obstante, um médico planetário saberia que o aumento da acidez é prejudicial para o bem-estar dos organismos vivos, e embora de importância menor em si mesmo, esse aumento pode estar indicando uma patologia subjacente (James Lovelock, 2006. p. 161). A afirmação acima se refere a um fenômeno causado pelos danos ao meio ambiente. Assinale a alternativa correta em relação a qual fenômeno o autor se refere:
Escolha uma:
a. Poluição do ar.
b. Chuva ácida.
c. Enchentes e inundações.
d. Destruição da fauna marinha.
e. Destruição das florestas equatoriais.
Feedback
A resposta correta é: Chuva ácida..
Questão 4
Texto da questão
Levando em conta que os recursos ambientais são escassos e que o meio ambiente é um bem que pertence a toda a sociedade, assinale a alternativa que explicita o conceito básico do princípio do Usuário-pagador:
Escolha uma:
a. Estabelece que quem utiliza o recurso ambiental deve suportar seus custos, sem que essa cobrança resulte na imposição taxas abusivas.
b. Obriga quem poluiu a pagar pela poluição causada ou que pode ser causada.
c. Tem por objetivo impedir a ocorrência de danos ao meio ambiente, por meio de medidas preventivas.
d. Estabelece a vedação de intervenções no meio ambiente, exceto se houver a certeza de que as alterações não causarão reações adversas.
e. Afirma que resultando a atividade em poluição fora dos limites e padrões das normas ambientais, basta o poluidor pagar para não responder pelo dano causado, ou seja, haverá tolerância de poluição mediante pagamento.
Feedback
A resposta correta é: Estabelece que quem utiliza o recurso ambiental deve suportar seus custos, sem que essa cobrança resulte na imposição taxas abusivas..
Questão 5
Texto da questão
Com base na compreensão sobre os diversos documentos ambientais, o primeiro documento que apontou os principais problemas ambientais, avançando na concepção do conceito de desenvolvimento sustentável, definindo-o como o processo que “satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”, foi:
Escolha uma:
a. Relatório de Brundtlland.
b. Conferência denominada Rio+20.
c. Conferência de Estocolmo, realizada em 1972.
d. Conferência do Rio de Janeiro, conhecida como RIO 92.
e. Protocolo de Kyoto.
Feedback
A resposta correta é: Relatório de Brundtlland..
Questão 6
Texto da questão
Na Conferência do Rio, realizada em 1992, foi consagrado o conceito de “desenvolvimento sustentável”. Após analisar as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta relacionada com uma das consequências da sagração desse conceito:
Escolha uma:
a. O forte engajamento das potências econômicas no sentido de favorecer os países em desenvolvimento nas áreas ambientais e socioeconômicas.
b. Reconhecimento da necessidade dos países desenvolvidos receberem apoio financeiro e tecnológico para avançarem mais na direção do desenvolvimento sustentável.
c. O ambiente político internacional favoreceu a aceitação pelos Estados de princípios como o das responsabilidades comuns, porém diferenciadas em razão de seu desenvolvimento.
d. Aceitação pelos países em desenvolvimento de um plano de implementação de normas estabelecidas na Conferência de Estocolmo.
e. Confirmação do diagnóstico que confere aos países em desenvolvimento a culpa pelos maiores danos aos recursos naturais.
Feedback
A resposta correta é: O ambiente político internacional favoreceu a aceitação pelos Estados de princípios como o das responsabilidades comuns, porém diferenciadas em razão de seu desenvolvimento..
Questão 7
Texto da questão
Antecipar temáticas para os grandes eventos sobre o meio ambiente, tem sido uma das principais preocupações dos estudiosos, de forma que, quando o evento ocorra, muito já se tenha antecipado nos estudos prévios. Nessa direção, a temática definida pelas Nações Unidas para a Conferência de Joanesburgo foi:
Escolha uma:
a. A governança internacional no campo do desenvolvimento sustentável.
b. Aquecimento global e necessidade de cooperação entre países para a superação do mesmo.
c. Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
d. Condutas para evitar a morte de baleias no Oceano Índico.
e. Descontentamento de diversos setores da sociedade quanto à repercussão da qualidade do meio ambiente.
Feedback
A resposta correta é: Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável..
Questão 8
Texto da questão
Dentre tantos princípios discutidos e presentes nas diversas legislações que tratam sobre a vida, na Gaia, podemos identificar como princípios do direito ambiental:
Escolha uma:
a. Usuário-pagador, precaução e cooperação.
b. Precaução, prevenção e poluidor–pagador.
c. Poluidor-pagador, dignidade da pessoa humana e informação.
d. Usuário-pagador, prevenção e precaução.
e. Precaução, prevenção e respeito à diferença.
Feedback
A resposta correta é: Precaução, prevenção e poluidor–pagador..
Questão 9
Texto da questão
Vários são os princípios do Direito Ambiental, e dentre eles o princípio poluidor pagador. Com relação a esse princípio e a partir das discussões presentes nos diversos grandes eventos sobre o tema, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. Se o contribuinte tem condições de pagar pelos danos ambientais, está autorizado a praticar ações que causem danos ao meio ambiente.
b. Consiste em obrigar o poluidor a arcar com os custos do dano ambiental por ele causado.
c. Tem por objetivo a superação dos problemas ambientais a partir de
d. Os países desenvolvidos são os maiores responsáveis pelos danos ambientais e devem, portanto, pagar pelas agressões ao meio ambiente.
e. Pessoas físicas ou jurídicas produtoras de bens e serviços estão isentas de aplicação do princípio poluidor–pagador.
Feedback
A resposta correta é: Consiste em obrigar o poluidor a arcar com os custos do dano ambiental

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.