Buscar

MET PRAT DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A3 E3

Prévia do material em texto

MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A3 E3
		1.
		Marlene Carvalho faz uma dura crítica às práticas de leitura que são realizadas em muitas escolas brasileiras. Segundo ela: "Aprender a ler como se fosse um ato mecânico, separado da compreensão é um desastre que acontece todos os dias. Estudar palavras soltas, sílabas isoladas, ler textos idiotas e repetir sem fim exercícios de cópia, resulta em desinteresse e rejeição em relação à escrita" (CARVALHO, M. Guia Prático do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2001, p. 11). Qual modelo de leitura a autora está criticando? Marque a resposta correta.
	
	
	
	O método interativo de leitura, pois as crianças precisam primeiro aprender a decodificar para depois aprender a compreender.
	
	
	Modelo interativo, pois a criança não aprende a decodificar o texto e fica apenas lendo sílabas sem sentido para treinar os fonemas.
	
	
	Modelo de decodificação porque ele é fundamentado na sonorização das palavras que se alcança lendo textos cujo reconhecimento dos fonemas é mais importante que a construção dos significados e da compreensão do texto.
	
	
	O modelo interativo, pois ele propõe um diálogo que coloca em segundo plano a decodificação do texto que é um processo fundamental para o exercício da leitura.
	
	
	O modelo psicolinguístico porque ele utiliza a semelhança sonora dos fonemas para apresentar novas palavras que devem ser copiadas várias vezes a fim de serem aprendidas como norma culta.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Assinale o modelo de leitura que está de acordo com os dizeres a seguir:
É um processo bem diferente da leitura, pois se limita a decodificação do sistema linguístico: letra, palavras e frases, sem, no entanto, ter maior atenção sobre o significado do que se está lendo. Esta concepção está fundamentada no ensino da leitura como se fosse uma lógica combinatória entre os fonemas, que memorizados mecanicamente pelo leitor, são sonorizados no ato da leitura.
	
	
	
	Modelo aleatório.
	
	
	Modelo interativo.
	
	
	Modelo de codificação.
	
	
	a) Modelo psicolinguístico.
	
	
	Modelo hipertextual.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A alfabetização considerada como o ensino das habilidades de "codificação" e "decodificação" foi transposta para a sala de aula, no final do século XIX, mediante a criação de diferentes métodos de alfabetização "métodos sintéticos (silábicos ou fônicos) x métodos analíticos (global)", que padronizaram a aprendizagem da leitura e da escrita. Estas concepções sobre alfabetização foram marcadas por concepções denominadas: empirismo, construtivismo e sociointeracionismo (SANTOS, 2007). Tendo como base o trecho acima, leia os trechos abaixo e marque as alternativas que correspondem às concepções abaixo:
(1) Empirismo (2) Construtivismo (3) Sociointeracionismo
( ) O aluno é passivo no processo de aprendizagem e é culpado pelas falhas em seu processo de alfabetização.
( ) O professor é o centro do processo e é ele quem define o método de aprendizagem dos estudantes.
( ) O aluno é visto como sujeito que pensa acerca do funcionamento da escrita. Ela percorre etapas ou fases definidas em relação às suas hipóteses de alfabetização.
( ) A criança é vista como um ser interativo na construção do conhecimento. Considera-se a dimensão do social no processo de aquisição da escrita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
	
	
	
	1, 3, 2, 2
	
	
	1, 2, 3, 3
	
	
	3, 1, 2, 1
	
	
	1, 1, 2, 3
	
	
	2, 2, 1, 3
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Coloque (1) para modelo Psicolinguístico de leitura e (2) para modelo Mecanicista de Leitura.
(__)  A leitura deve ser planejada e controlada em função das dificuldades ortográficos que não podem aparecer no início de leitura para não causar medo.
(__)  A leitura de jornais só poderá acontecer nas horas vagas, pois este não é um bom material de leitura para um aprendiz que pouco conhecimento tem.
(__)  Antes de iniciar a leitura de um livro, é importante situar o aluno no tema que será abordado para ele já resgatar os conhecimentos que tem sobre o tema e interagir melhor com o livro.
(__)  Na leitura de uma obra, deve ser priorizada a repetição de fonemas ou sílabas ajudem a memorização sonora das letras.
A ordem correta é:
	
	
	
	1 1 1 2
	
	
	2 2 1 2
	
	
	1 2 2 2
	
	
	2 2 1 1
	
	
	1 1 2 1
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Segundo a teoria EMPIRISTA, como a Criança e a Escola são vistas, respectivamente?
	
	
	
	Manipulada e conduzida para onde e como quisermos. Transmissora de conhecimentos acadêmicos.
	
	
	Ser social. Espaço de transmissão de virtudes.
	
	
	Uma tabula rasa e conduzida para onde e como quisermos. Espaço de aprimoramento dos saberes.
	
	
	Ser de mente vazia. Espaço de reflexão e construção de conhecimentos.
	
	
	Ser pensante. Ambiente de socialização
	
Explicação: A criança era comparada às águas de um rio, manipuláveis e a escola, espaços de transmissão de saberes científicos/acadêmicos.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Maurício tem 6 anos de idade e chegou para o seu primeiro dia de aula no colégio. Estava ansioso e curioso para conhecer o parque e o jardim. Mas a grande novidade foi a sala de atividades, pois ela tinha um enorme mural em que a professora já tinha pregado a 1ª lição - Abelha. Logo no primeiro dia, as crianças foram avaliadas quanto a qualidade de sua escrita através de um ditado e, para terminar, levaram 2 folhas mimeografadas para a casa cujo tema era a letra A. Qual a concepção de conhecimento parece fazer parte da prática de alfabetização da professora?
	
	
	
	Sócio-interacionista
	
	
	Construtivista
	
	
	Sintética e fonológica
	
	
	Empirista
	
	
	Analítica
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Desde o início da república até os início dos anos 80, com a incorporação dos estudos e reflexões do Construtivismo, do Sociointeracionismo e do Letramento, podemos identificar que:
	
	
	
	A cartilha é um instrumento que oferece um certo conteúdo pronto para ser seguido pelo professor.
	
	
	Os professores alfabetizadores não fazem uso de cartilhas, pois não oferecem atividades adequadas
	
	
	A alfabetização no Brasil é marcada por um processo de inovação constante até chegar ao uso da Cartilha.
	
	
	A aprendizagem da leitura e da escrita está desvinculada do uso de cartilhas, pois estes materiais nunca foram utilizados
	
	
	A aprendizagem da leitura e da escrita sempre esteve vinculada a propostas contextualizadas.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A concepção de conhecimento Empirista defende a experiência e os sentidos como elementos a serem valorizados para o alcance do conhecimento. NO que se refere à alfabetização NÃO É um dos pressupostos dessa concepção:
	
	
	
	A leitura e a escrita são aprendidas a partir cópias e leituras realizadas nas cartilhas ou livros didáticos.
	
	
	Mais importante que o significado do texto lido é a composição dos fonemas que formam as palavras, pois através da repetição sonora a criança aprenderá a ler.
	
	
	A leitura é uma atividade de decodificação ou decifração dos sinais gráficos em fonemas.
	
	
	Cópias, ditados, caligrafia e vários instrumentos priorizam a forma em detrimento do conteúdo da escrita.
	
	
	A utilização da cartilha permite que a criança estabeleça hipóteses sobre o processo de aquisição da escrita.

Continue navegando