Buscar

Apol 5 nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Cadeia de Suprimentos
Parcerias estratégicas são premissas para o sucesso de qualquer empresa, principalmente no que diz respeito à cadeia de suprimentos, setor que envolve diversos players do mercado. Atualmente, os principais gargalos no relacionamento entre compradores e fornecedores é a falta de planejamento e de comunicação. O comprador, quando tem um plano de negócios estruturado e alinhado às expectativas do provedor, permite que ambos atuem em busca de melhorias contínuas de desempenho, fomentando uma relação duradoura e que beneficia todos os envolvidos.
https://www.terra.com.br/noticias/dino/tres-motivos-para-apostar-no-bom-relacionamento-entre-compradores-e-fornecedores,1eff0dc4bcb792c3b980e07f88b867367ih0aghk.html
Para consolidar estas parcerias existem vários passos a serem seguidos para a qualificação de um parceiro de fornecimento. Para tanto a sequência de ações é:
I. Seleção e avaliação,
II. Aclaramento dos requisitos para a qualidade
III. Certificação para avaliação e homologação do fornecedor
Assinale a sequência correta:
	
	A
	I, II, III
	
	B
	III, II, I
	
	C
	I, III, II
	
	D
	III, I, II
Questão 2/5 - Cadeia de Suprimentos
A Orange Business Services e a Siemens, fornecedora líder de equipamentos de automação de fábricas, uniram forças para impulsionar a adoção da Internet das Coisas (IoT) no setor industrial, simplificando a integração e promovendo a inovação. O foco inicial será desenvolver soluções em torno de rastreamento e monitoramento de ativos para otimizar a cadeia de suprimentos e melhorar a eficiência, bem como desenvolver produtos digitalmente aprimorados para aumentar a satisfação do cliente e criar novos modelos de negócios. A parceria ajudará as empresas a conectarem suas máquinas e infraestrutura física ao mundo digital, permitindo que elas traduzam a riqueza de dados que produzem em resultados. A análise avançada e os serviços digitais ajudarão a aumentar a produtividade e a eficiência em seus negócios. A Orange Business Services traz suas habilidades globais de conectividade celular, consultoria, integração de sistemas e desenvolvimento de aplicativos para a parceria. A aliança é construída em torno do MindSphere, da Siemens, o sistema operacional IoT aberto baseado em nuvem, e da Datavenue, oferta modular da Orange de IoT e Data Analytics.
http://www.segs.com.br/info-ti/112516-orange-business-services-e-siemens-se-juntam-para-fornecer-solucoes-de-iot-para-industrias
Pode-se comparar o caso ao uso da metodologia EDI pois:
	
	A
	Neste caso se tem por objetivo usar uma ferramenta de gerenciamento de estoques que tem como foco reduzir o volume de estoques nos depósitos dos varejistas.
	
	B
	Se tem por foco, no caso, atuar no ressuprimento dos produtos.
	
	C
	Pode-se dizer que o EDI é a troca automatizada, computador-a-computador, de informações de negócios/estruturas, entre uma empresa e seus parceiros comerciais, de acordo com um padrão reconhecido internacionalmente.
	
	D
	Se tem a pretensão de envolver as pessoas em sua implementação, visto ser o comprometimento dos operários imprescindível para o funcionamento do EDI.
Questão 3/5 - Cadeia de Suprimentos
A Tyson Foods, dos Estados Unidos, disse que vai ser mais flexível e transparente com os milhares de criadores de frango que fornecem animais para a companhia. Criadores se queixam há anos de que empresas processadoras de carne controlam com muito rigor as operações dos fornecedores, abafam críticas às práticas de pagamento e promovem retaliação quando os avicultores tentam se organizar. A Tyson disse que elaborou uma “carta de direitos” para criadores que têm contrato de fornecimento com a companhia. Essa carta garante aos avicultores o direito de receber informações sobre pagamentos e de discutir contratos com terceiros. A empresa disse também que esses criadores têm o direito de se filiar a associações de avicultores.
https://istoe.com.br/eua-tyson-foods-quer-melhorar-relacionamento-com-criadores-de-frango/
A situação dos criadores de frango reflete a necessidade destes fornecedores de princípios básicos de negociação proposto por Zartmann. Observe as afirmações quanto aos princípios utilizados pela Tyson Foods na negociação com os criadores:
I. Racionalidade: Nesse caso, o que se observa é que quando as partes não conhecem bem as demandas entre si, acabam tentando obter vantagens individuais.
II. Equivalência: As partes negociantes esperam resultados melhores ou equivalentes aos resultados já alcançados em situações anteriores.
III. Distribuição: Ambas as partes consideram que tem a melhor solução para todos, desde que essa seja a melhor solução para ela mesma.
Assinale a opção correta:
	
	A
	Somente a afirmação I está correta
	
	B
	Somente a afirmação II está correta
	
	C
	Somente a afirmação III está correta
	
	D
	As afirmações I, II e III estão corretas
Questão 4/5 - Cadeia de Suprimentos
Startup brasileira de logística, a Mandaê produz uma plataforma multilateral que organiza a totalidade da Cadeia de Suprimentos de encomendas para oferecer às empresas um serviço de envio eficiente e de alta qualidade, fazendo com que economizem até 35% de gastos com frete. É pioneira no uso da abordagem “asset-light” na indústria de encomendas, trabalhando com diversos parceiros em cada uma das principais etapas do envio de encomendas: coleta, cross-docking e last mile, também conhecida como última milha. A startup usa tecnologia para organizar a jornada de transporte mais eficiente para cada pacote, desde a seleção dos veículos que vão fazer a coleta nos embarcadores (incluindo a otimização da rota de coleta), identificação da melhor operação de cross-docking para onde vai cada pacote e a otimização da separação dos pacotes, até a seleção da transportadora para as entregas de meio e última milha. Essa abordagem é a adaptação ideal à região do Brasil, onde as PMEs em geral têm apenas uma opção de envio: o serviço nacional de envio. A Mandaê é a única plataforma no Brasil que permite às empresas com volume menor de envios utilizarem transportadoras privadas, ajudando-as a economizar uma quantia significativa e garantir uma melhor qualidade de entrega.
http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2018/05/15/mandae-levanta-us-7-1-milhoes-em-nova-rodada-de-investimentos/
A Mandaê auxilia a cadeia de Suprimentos a trabalhar sob um importante princípio. Assinale a alternativa correta quanto a este princípio:
	
	A
	Deve haver redução de custos, otimização de estoques e melhoria do nível de serviço ofertado ao cliente.
	
	B
	Deve haver redução dos transportes, independente das necessidades dos clientes, para reduzir custos.
	
	C
	PMEs não devem atuar em Cadeias de Suprimentos pois não conseguem enviar seus produtos por nenhum tipo de transporte.
	
	D
	Deve-se evitar o envolvimento dos elos da Cadeia para garantir a competitividade necessária para se manter no mercado.
Questão 5/5 - Cadeia de Suprimentos
Quando a Adidas lançou o tênis de modelo AM4LDN (Adidas Made For London) para os maratonistas de Londres, a marca deu o start à jornada de agilidade e proximidade do consumidor final, disparando na frente de muitos concorrentes. O calçado foi criado em uma fábrica automatizada, de alta velocidade e robotizada, na Alemanha. O mais interessante é que recebeu a contribuição dos seus futuros usuários, os corredores de Londres. Mesmo antes de ser anunciada ao público, a Speedfactory da Adidas começou a fazer uso de novas tecnologias para melhorar e digitalizar os negócios para trazer resultados efetivos e alinhados à expectativa do cliente final. Tudo começou ao conectar seus fornecedores e parceiros de logística em uma rede que melhorava a visibilidade e colaboração na cadeia de suprimentos. Com essa visibilidade completa, a Adidas repensou a forma de fazer tênis. Rastrear um item durante todo o caminho de produção, ajudou a pavimentar a jornada de customização massiva do programa miAdidas. Hoje, os calçadoscustomizados são feitos lado a lado com os modelos em massa, permitindo à Adidas personalizar produtos para os clientes, sem prejudicar o processo tradicional de manufatura. Esta mudança requer visão e persistência para seguir o objetivo planejado, mesmo com as mudanças significativas que ainda acontecerão. Afinal, se está falando Supply Chain em rede, em que o sucesso depende da visibilidade de todos os processos da cadeia de suprimentos
http://computerworld.com.br/supply-chain-onde-nasce-transformacao-digital
O caso da Adidas demonstra a utilização massiva de estrutura de TI necessária para uma Cadeia de Suprimentos, nos seguintes macroprocessos:
I. De gestão de relacionamento com o cliente (CRM)
II. De gestão de outsourcing interno (IOM)
III. De gestão de relacionamento com o fornecedor (SRM)
Assinale a opção correta:
	
	A
	Somente a afirmação II está correta
	
	B
	Somente as afirmações I e II estão corretas
	
	C
	Somente as afirmações I e III estão corretas
	
	D
	Somente as afirmações II e III estão corretas

Outros materiais