Acreditação Hospitalar
110 pág.

Acreditação Hospitalar


DisciplinaAcreditação Hospitalar77 materiais587 seguidores
Pré-visualização20 páginas
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A prática de qualidade é datada de muitos anos atrás. Evidências apontam que desde os tempos da Grande Muralha da China e das Pirâmides do Antigo Egito, o planejamento e a execução eram ferramentas para acompanhar as obras. A Revolução Industrial também foi um marco importante para que o trabalhador acompanhasse a qualidade do seu processo produtivo. O fim da década de 1910 e a década de 1920 marcam o surgimento das primeiras instituições especializadas em qualidade.
Seguindo esta linha cronológica, escolha a alternativa que representa um marco na história da qualidade em saúde:
Escolha uma:
a. A JCI (Joint Commission International) foi a primeira instituição acreditadora no mundo para a área de saúde, sendo criada em 1917.
b. Os hospitais passaram a controlar a qualidade dos insumos fornecidos depois da modernização com corrida armamentista na Guerra Fria.
c. O Japão passou por reestruturação na década de 1950, porém os hospitais sofriam com os ataques nucleares e a qualidade não era evidenciada.
Gabarito comentado: Alternativa correta: A JCI (Joint Commission International) foi a primeira instituição acreditadora no mundo para a área de saúde, sendo criada em 1917. Com a ascendência de instituições especializadas em qualidade na área industrial, em 1917 foi criada a Joint Commission on Accreditation os Healthcare Organizations (JCAHO), atualmente conhecida como Joint Commission International, sendo a primeira instituição acreditadora no mundo na área de saúde.
d. A garantia da qualidade surgiu após a Segunda Guerra Mundial, visto que só o conceito de controle de qualidade é insuficiente.
e. Os hospitais se tornaram mais críticos com o processo da assistência prestada após a Primeira Guerra Mundial.
Feedback
A resposta correta é: A JCI (Joint Commission International) foi a primeira instituição acreditadora no mundo para a área de saúde, sendo criada em 1917..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Desde 1984, por Schneider, pesquisas destacam os critérios relevantes no trabalho do auditor interno. De lá para cá, vieram Tiessen e Colson (1990), Maletta (1993) e Haron (2004), que concordaram e complementaram as pesquisas de Schneider. Escolha a alternativa que contemple todos os critérios considerados relevantes no trabalho do auditor interno pelos quatro autores citados:
Escolha uma:
a. Imparcialidade e Visão Sistêmica.
b. Competência no trabalho e Ética.
c. Competência, Desempenho do trabalho e Objetividade.
d. Ética, Assiduidade, Competência e Objetividade.
Gabarito comentado: Alternativa correta Competência, Desempenho do trabalho e Objetividade. Os estudos dos quatro autores contemplam três critérios mais relevantes do trabalho do auditor interno, sendo: Competência, Desempenho do trabalho e Objetividade. A competência técnica e o desempenho do trabalho foram critérios considerados mais relevantes nos estudos de Haron (2004) e Schneider (1984). Já Tiessen e Colson (1990) e Maletta (1993) além de competência e desempenho do trabalho, acrescentam a objetividade.
e. Ética, Objetividade e Visão Sistêmica.
Feedback
A resposta correta é: Competência, Desempenho do trabalho e Objetividade..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Com importância estratégica, no contexto atual, a composição entre a auditoria externa e a auditoria interna são imprescindíveis para a confiabilidade dos dados registrados nas instituições de saúde. Oliveira (2009) destaca que na auditoria interna \u201cpara idoneidade do processo os auditores precisam ser competentes, experientes, capacitados e não estarem vinculados ao setor ou a profissionais em auditoria\u201d.
Assim, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as alternativas falsas em relação ao processo de realização de auditoria interna:
(__) Para adaptar as condutas de auditoria é importante a análise detalhada das políticas e práticas institucionais.
(__) Contato prévio com as áreas a serem auditadas e antecipadamente agendada.
(__) Definir medidas administrativas, como a advertência, baseadas nos resultados da auditoria realizada.
(__) A escolha de metodologia para a avaliação é algo presente apenas na auditoria externa.
(__) Feedback e acompanhamento das ações corretivas são desdobramentos do processo de auditoria interna.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. F, F, V, V, V.
b. V, F, F, V, F.
c. F, V, F, F, V.
Gabarito comentado: Alternativa correta é V,V,F,F,V. As sentenças I e II são verdadeiras. As sentenças III e IV são falsas, as auditorias tem caráter educativo e a aplicação de advertência inibe os profissionais de executarem as avaliações e de despertar a identificação de falhas e as oportunidades de melhorias, da mesma forma que independente de interna ou externa, todo processo de auditoria necessita de uma metodologia definida, sendo essencial para a assertividade e capacidade de análise dos resultados. A sentença V é verdadeira, visto que é fundamental realizar o acompanhamento das ações corretivas, com feedback focado no aperfeiçoamento com caráter corretivo e educativo e não punitivo.
d. V, V, F, F, V.
e. V, V, F, V, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, F, F, V..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A gestão da qualidade se refere a todos os envolvidos no Sistema de Valores da organização. Segundo Porter (1992), o Sistema de Valor \u201cé o conjunto das cadeias de valores de toda a indústria: estratos formados pelos fornecedores, pelos canais e pelos consumidores\u201d.
Qual a alternativa que corresponde ao termo utilizado para chamar as pessoas envolvidas no Sistema de Valores da organização?
Escolha uma:
a. Partners.
b. Gerente do Projeto.
Gabarito comentado: Alternativa correta Stakeholders. O termo é em inglês, mas muito utilizado para a definição de principais envolvidos e partes interessadas. Os stakeholders dentro do Sistema de Valores possuem papel importante na gestão, planejamento e execução de projetos, assim como são as pessoas e organizações afetadas pelo projeto, tanto direta ou indireta.
c. Gestores.
d. Stakeholders.
e. Auditores.
Feedback
A resposta correta é: Stakeholders..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O conceito de qualidade deve estar consolidado na organização e esta deve estabelecer a qualidade como meta coletiva, de todos os setores, de forma horizontal e vertical nas relações institucionais. Um Sistema de Gestão da Qualidade, o SGQ, bem estruturado, traz diversos benefícios para as instituições.
Diante do exposto, analise as sentenças abaixo:
I) A partir da criação de um departamento específico para a gestão da qualidade, cabe apenas à este a meta da disseminação do conceito de qualidade.
II) A redução dos índices de reclamação e rejeição de produtos e/ou serviços é um reflexo de um SGQ bem estruturado.
III) A concepção de qualidade envolve a realização da Missão, Visão e Valores da organização.
IV) Com um SGQ atuando como agente multiplicador, reduzindo custos, evitando retrabalho e as incorreções, se eleva a qualidade de produtos e serviços.
V) A excelência operacional está diretamente relacionada ao aumento de profissionais para controlar as atividades, auditar e sinalizar falhas.
As afirmações corretas sobre o SGQ e o conceito de qualidade nas organizações, se encontram nas alternativas:
Escolha uma:
a. I, II, IV, V.
b. I, III, IV.
c. II, III, IV.
d. II, III, IV, V.
Gabarito comentado: Alternativa correta : II, III, IV. As afirmações I e V estão incorretas. Mesmo com a criação de um departamento específico, que realizará o controle e a garantia da qualidade na organização, a meta de disseminação do conceito de qualidade não é apenas deste departamento, assim como está claro no enunciado, a meta é coletiva. Da mesma forma que, não é o aumento de profissionais auditando, conferindo e sinalizando as falhas que se tem eficiência operacional. Aumentar profissionais