A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avaliação I - Individual FLEX

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	As opções didáticas que os professores fazem sobre qual conteúdo priorizará, qual método empregar para desenvolver as atividades de ensino e aprendizagem, qual instrumento de avaliação utilizar, não são neutros, sempre estão conduzidos por determinados valores. Todo professor precisa ser organizado, oferecendo aos alunos meios que o conduzam no processo de aprendizagem. Neste processo, destaca-se uma ferramenta de auxílio ao professor, a didática. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Didática é uma disciplina que estuda o processo de ensino no seu conjunto, incluindo os objetivos, conteúdos, métodos e formas.             
(    ) A didática tem como objetivo o ensino e as condições de aprendizagem necessárias para o educando.                             
(    ) A didática estuda basicamente o processo da responsabilidade da educação e seus conceitos.                             
(    ) A didática orienta o professor na seleção de conteúdos, nas escolhas de métodos de ensino e nas formas de avaliação.                                 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	Os estudos da didática contribuem com o professor, oferecendo possibilidades de escolher o que ensinar, para que o aluno aprenda e descubra como aprendeu. Essa é uma habilidade que requer conhecimento e um compromisso com a realidade do aluno. Neste sentido, o professor deve ter conhecimento do presente e perspectivas de futuro, tanto pessoal como dos alunos. Em hipótese alguma o professor pode se basear na ideia de que deve somente ensinar o que lhe ensinaram Na evolução histórica da didática, há alguns fatos e afirmações importantes. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O termo didática deriva do vocábulo grego Waldof, que pode ser traduzido como arte ou técnica de ensinar, instruir tecnicamente.
II- Herbart é considerado o pai da Didática. Em sua obra Didática Magna, ele expõe suas ideias e princípios pedagógicos.
III- A evolução histórica tem como principais representantes, até o século passado, Comenius, Rousseau, Pestalozzi, Herbart e Dewey.
IV- A didática é uma disciplina pedagógica com enfoque no processo de ensinar e aprender, com objetivo de melhorar a aprendizagem.
V- A didática não se preocupa com finalidades sociais, humanas e políticas últimas da educação. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	3.
	Jan Amos Comenius teve importante contribuição e influência nos processos de formação, educação e pesquisa no período em que a sociedade ocidental passou do Feudalismo para o modo de produção capitalista. Sua obra está ajustada ao seu tempo, dando respostas ao que o novo demandava. Comenius apresenta a sua Didática Magna, instituindo a didática como "a arte de ensinar tudo a todos". Sobre o princípio fundamental da didática, segundo Comenius, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ensinar "mais à classe privilegiada".
	 b)
	Ensinar "das coisas às ideias" e do "particular ao geral".
	 c)
	Ensinar "nem tudo a todos" somente aos providos de uma inteligência superior.
	 d)
	Ensinar "das ideias primárias às coisas secundárias" e do "geral ao particular".
	4.
	O método didático de Johann Friedrich Herbart constitui-se de cinco passos fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem, que são: a preparação, a apresentação, a assimilação, a generalização e a aplicação. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A preparação significa o momento em que o professor relembra os conhecimentos prévios sobre o assunto estudado, instigando nos educandos o interesse para o próximo conteúdo a ser ministrado.
(    ) A apresentação consiste na forma dinâmica e interativa em que o professor é apresentado para a turma, provendo, desta forma, parcerias e estimulando o processo de ensino e aprendizagem. 
(    ) A assimilação corresponde ao processo de comparação de assuntos, distinguindo o certo e o errado dos conteúdos estudados. Já a generalização consiste de técnicas abstratas, em que o educando não é capaz de desenvolver os conceitos aprendidos.
(    ) A aplicação diz respeito aos exercícios e atividades realizados pelos educandos, sendo possível identificar se o educando demonstra entendimento do assunto e se consegue aplicar aquilo que estudou.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	5.
	É no ambiente escolar que a palavra didática é utilizada de forma clara e objetiva, afinal "ter didática" é um dos componentes fundamentais do cotidiano da sala de aula. Também percebemos a sua importância na construção e elaboração dos livros didáticos, sequências didáticas, projetos didáticos e na maneira de o professor planejar e ministrar a sua aula. A partir do conceito aplicado à didática, é comum ouvir que o professor X ou Y é um bom profissional porque tem didática. Para João Amós Comenius, a didática tem caráter pedagógico e pode ser definida como a "arte de ensinar". Nos dias atuais, a didática ganhou conceitos mais amplos, que dizem respeito a todas as formas que envolvem o processo de ensino e de aprendizagem. Sobre o conceito de Didática, assinale a alternativa CORRETA:
I- A didática é mais do que um termo utilizado para diferenciar o bom e o mau professor ou para designar os materiais necessários a serem utilizados no ambiente escolar.
II- A didática é uma disciplina técnica que tem por objetivo central realizar a seleção de conteúdos e a elaboração dos instrumentos de avaliação.
III- A didática possibilita a discussão que envolve, o processo de ensino e de aprendizagem, ou seja, possibilita estabelecer as relações entre o ato de ensinar (professor) e o ato de aprender (aluno).
IV- A didática possibilita abordar o ensino como um trabalho de ação e reflexão sobre o fazer pedagógico, criando condições e estratégias que assegurem a construção do conhecimento.
V- A didática é uma disciplina preocupada com a arte de memorizar as informações adquiridas, a seleção dos conteúdos e a sequência didática a serem utilizados na sala de aula.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	6.
	Compreender cada momento histórico da didática e ter clareza acerca dos elementos constituintes desta área é muito importante na ação do professor, pois, através de uma intervenção didática, o professor poderá posicionar o aluno como sujeito de seu próprio conhecimento, levando-o a refletir criticamente sobre os dados da realidade e a aplicar os conhecimentos adquiridos na escola em seu meio social. Com relação à didática e aos processos de ensino e aprendizagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A didática é delineada como princípio da interiorização do conhecimento e dos mecanismos para o processamento da informação, sua captação, sua reestruturação e comunicação.
(    ) Entendemos que o ensinar e o aprender se entrelaçam na dimensão entre as ferramentas, os conceitos, o contexto e os sujeitos implicados no processo.
(    ) Uma dificuldade que se apresenta junto à formulação do conceito de didática diz repeito à busca da compreensão do processo educativo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - F - F.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	F - V - V.
	7.
	O ser humano surge como um ser inacabado e insatisfeito e é nesta