Buscar

Lista de Questões (Parte I) - Aula 5- Responsabilidade Civil (30 Questões)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula V 
		1- Um oficial do corpo de bombeiros arrombou a porta de determinada residência para ingressar no imóvel vizinho e salvar uma criança que corria grave perigo em razão de um incêndio. A respeito dessa situação hipotética e conforme a doutrina dominante e o Código Civil, assinale a opção correta.
	
	
	Não se aplica ao referido oficial a regra do Código Civil segundo a qual o agente que atua para remover perigo iminente pode ser chamado a indenizar terceiro inocente.
		2- Ano: 2015; Banca: FCC; Órgão: TRT - 1ª REGIÃO (RJ); Prova: Juiz do Trabalho Substituto. Victor pediu a Jussara, sua empregada doméstica, que fosse ao mercado comprar mantimentos e passasse na lotérica para apostar na mega-sena com os seus números da sorte, pois estava acumulada em R$ 30.000.000,00. Após realizar as compras, Jussara voltou para casa e, no caminho, encontrou uma amiga e acabou esquecendo de fazer a aposta. No dia seguinte, ao chegar ao trabalho, soube que os números sorteados na mega-sena foram exatamente aqueles que ela deixou de apostar. Despedida por justa causa, Jussara sentiu-se injustiçada e ingressou com uma ação trabalhista. Em contraditório, Victor contestou e apresentou reconvenção, pleiteando indenização pela omissão de sua ex-empregada. O caso trata de:
	
	
	responsabilidade civil subjetiva pela perda de uma chance de Victor diante da omissão de Jussara.
		3- (Ano: 2015; Banca: CS-UFG; Órgão: AL-GO; Prova: Procurador). O tema da responsabilidade civil sofreu modificações formais e substanciais pela edição da Lei n. 10.406/2002, notadamente ampliando-se sua área de incidência no intuito de incrementar a proteção às vítimas dos mais diversos danos oriundos da sociedade contemporânea do risco. Sobre a responsabilidade civil extracontratual, o Código Civil vigente prevê que:
	
	
	o cárcere privado, a prisão por queixa ou denúncia falsa e de má-fé e a prisão ilegal ensejam indenização por ofensa à liberdade pessoal.
		4- A responsabilidade civil é uma das matérias de desenvolvimento mais dinâmico no direito civil. Durante a evolução do tema, em razão da necessidade de melhor atender à realidade econômica e social, cindiu-se a responsabilidade civil nas modalidades subjetiva e objetiva. Tais modalidades distinguem-se, essencialmente, na apuração:
	
	
	da culpa, que é elemento da responsabilidade civil subjetiva, mas é dispensável na responsabilidade civil objetiva.
		5- Sobre o surgimento da responsabilidade civil objetiva, assinale a afirmativa correta:
	
	
	A existência da conduta e do dano não são suficientes para a responsabilização objetiva, sendo necessário verificar o nexo causal.
		6- (OAB/VIII /2012/adaptada) - João dirigia seu veículo respeitando todas as normas de trânsito, com velocidade inferior à permitida para o local, quando um bêbado atravessou a rua, sem observar as condições de tráfego. João não teve condições de frear o veículo ou desviar‐se dele, atingindo‐o e causando‐lhe graves ferimentos.
A partir do caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
	
	
	Houve rompimento do nexo de causalidade, em razão da conduta da vítima, não restando configurada a responsabilidade civil.
		7- A responsabilidade do causador do dano ao meio ambiente:
	
	
	é objetiva, tendo como legitimado tanto o Ministério Público como outras instituições o que poderá ser pleiteado através de ação civil pública ou ação popular;
	
	8- (TRT 4ª 2012 - FCC - Juiz do Trabalho Substituto) Ao arbitrar indenização decorrente de responsabilidade civil é CORRETO afirmar:
	
	
	
	se a vítima tiver concorrido culposamente para o evento danoso, o juiz poderá reduzir o valor da indenização.
		9- (LIQUIGÁS 2012 - CESGRANRIO) - Na origem da ideia de culpa, elemento fundamental da responsabilidade civil subjetiva, encontra-se a(o):
	
	
	noção de infração à obrigação preexistente de que a lei ordena a reparação, havendo dano.
		10- Na responsabilidade civil da administração público nosso ordenamento adota qual teoria na responsabilidade civil objetiva:
	
	
	risco administrativo
		11- (TJ/PE 2013 - FCC - Juiz Substituto) Assinale a alternativa CORRETA quanto ao que o abuso de direito acarreta:
	
	
	indenização a favor daquele que sofrer prejuízo em razão dele.
		12- (CESPE - 2010 - OAB - Exame da Ordem- adaptada) - Assinale a opção correta com relação à responsabilidade civil.
	
	
	Tratando-se de responsabilidade subjetiva contratual, a responsabilidade do agente pode subsistir mesmo nos casos de força maior e de caso fortuito, desde que a lei não coíba a sua previsão
		13- (Advogado - URBS - Urbanização de Curitiba S.A. - 2014 - PUC/PR) Sobre as regras gerais de responsabilidade civil no direito brasileiro, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	A responsabilidade civil do detentor do animal pelos danos por este causados é objetiva.
		14- (Ano: 2015; Banca: FCC; Órgão: TCE-CE; Prova: Analista de Controle Externo-Atividade Jurídica). João é dono de um cão feroz que atacou Maicon quando este passava em frente de sua residência. João responderá de maneira:
	
	
	objetiva pelos danos causados pelo animal, salvo se provar culpa exclusiva da vítima ou força maior.
		15- (Ano: 2015; Banca: FGV; Órgão: DPE-RO; Prova: Analista da Defensoria Pública - Analista Jurídico). Em decorrência de uma falha de informação, foi publicada matéria inverídica em periódico do grupo de publicidade O MOMENTO S/A, a respeito da escola de ensino médio EDUCANTE LTDA, sobre hipóteses de tráfico de entorpecentes no estabelecimento de ensino, envolvendo professores, funcionários e alunos da escola. Ajuizada ação de responsabilidade civil pela entidade de ensino, é CORRETO afirmar que:
	
	
	é viável o êxito na condenação de indenização por danos materiais e morais;
	
	16- A Responsabilidade do Estado é objetiva, mas pode ser excluída, nos casos de:
	
	
	força maior, culpa exclusiva da vítima e ato de terceiro;
			17- A responsabilidade objetiva do estado, em última análise, resulta na obrigação de indenizar, quem tenha sido vítima de algum procedimento ou acontecimento, que lhe produza alguma lesão, na esfera juridicamente protegida, para cuja configuração sobressai relevante haver:
	
	
	nexo causal entre aquele comportamento e o dano causado.
	18- Mirtes gosta de decorar a janela de sua sala com vasos de plantas. A síndica do prédio em que Mirtes mora já advertiu a moradora do risco de queda dos vasos e de possível dano aos transeuntes e moradores do prédio. Num dia de frote ventania, os vasos caíram sobre os carros estacionados na rua, causando sérios prejuízos. Nesse caso, é correto afirmar que Mirtes:
	
	
	deverá indenizar os lesados, pois é responsável pelos danos causados.
		19- (2015 - FCC - Órgão: TRT - 9ª REGIÃO - PR) N reside no décimo andar de um edifício, em apartamento do qual caiu um vaso de flor que acabou por acertar Z, que sofreu danos. N será responsabilizado de maneira
	
	
	objetiva, independentemente de demonstração do elemento culpa.
		20- Messias motorista não profissional, colidiu seu veículo com o de Ana Selma, que o acionou judicialmente. A responsabilidade de Messias é
	
	
	subjetiva, dependendo da comprovação de culpa, além de nexo de causalidade e dano.
		21- Analise a assertiva e, em seguida, marque a alternativa CORRETA.
No caso de cirurgia mal feita, por médico empregado de casa de saúde particular:
	
	
	responde a casa de saúde, objetivamente, e o médico, subjetivamente.
		22- São responsáveis pela reparação civil, apenas se houver culpa de sua parte:
	
	
	os motoristas de veículos automóveis que se envolverem em colisão em via pública ou particular.
		23- O que diz respeito à Culpa Contratual e a Culpa Extracontratual:na contratual a culpa é presumida, enquanto que na culpa extracontratual deve ela ser demonstrada;
		24- A responsabilidade extracontratual, delitual ou aquilina é a lesão de um direito subjetivo ou da prática de um ato ilícito, em que haja nenhum vínculo contratual, resultando da inobservância da norma jurídica ou de infração ao dever jurídico geral de abstenção atinente aos direitos reais ou de personalidade. Dentre as afirmativas abaixo, assinale aquela que se manifesta como cláusula geral no sistema jurídico para responsabilidade extracontratual:
	
	
	O dano causado for apenas moral.
		25- Analise as proposições a seguir que dizem respeito à licitude do ato e à responsabilidade objetiva: I ¿ Segundo o entendimento do STJ a pessoa jurídica pode sofrer dano moral. II - A ilicitude dos atos jurídicos surge com a violação de direito alheio e a consequente configuração de dano a terceiro, não havendo possibilidade jurídica para responsabilização por ato ilícito no exercício de um direito por seu titular, ainda que excedendo os fins sociais propostos por este direito. III - a gravidade da culpa da vítima é irrelevante na fixação da indenização, importando apenas a extensão do dano. IV - Nos termos do Código Civil, os empresários individuais e as empresas respondem independentemente de culpa pelos danos causados pelos produtos postos em circulação. E Marque a alternativa que contempla a(s) assertiva(s) corretas:
	
	
	I e IV;
		26- (FGV/IX Exame de Ordem Unificado/2012) - No dia 23 de junho de 2012, Alfredo, produtor rural, contratou a sociedade Simões Aviação Agrícola Ltda., com a finalidade de pulverizar, por via aérea, sua plantação de soja. Ocorre que a pulverização se deu de forma incorreta, ocasionando a perda integral da safra de abóbora pertencente a Nilson, vizinho lindeiro de Alfredo.
Considerando a situação hipotética e as regras de responsabilidade civil, assinale a afirmativa correta.
	
	
	Alfredo e a sociedade Simões Aviação Agrícola Ltda. responderão objetiva e solidariamente pelos danos causados a Nilson.
		27- (CESPE - 2008 /OAB/ Exame da Ordem/adaptada) - No que concerne ao ato ilícito e à responsabilidade civil, assinale a opção correta.
	
	
	A responsabilidade por ato de terceiro é objetiva e permite estender a obrigação de reparar o dano a pessoa diversa daquela que praticou a conduta danosa, desde que exista uma relação jurídica entre o causador do dano e o responsável pela indenização.
		28- (FCC - 2012 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - No Código Civil atual, a responsabilidade civil:
	
	
	continua em regra como subjetiva, excepcionando-se, entre outras, a hipótese da atividade exercida normalmente pelo autor do dano com risco para os direitos de outrem, quando então a obrigação de reparar ocorrerá independentemente de culpa.
		29- (XV Exame Unificado/2014/ADAPTADA) - Devido à indicação de luz vermelha do sinal de trânsito, Ricardo parou seu veículo pouco antes da faixa de pedestres. Sandro, que vinha logo atrás de Ricardo, também parou, guardando razoável distância entre eles. Entretanto, Tatiana, que trafegava na mesma faixa de rolamento, mais atrás, distraiu-se ao redigir mensagem no celular enquanto conduzia seu veículo, vindo a colidir com o veículo de Sandro, o qual, em seguida, atingiu o carro de Ricardo. Diante disso, à luz das normas que disciplinam a responsabilidade civil, assinale a afirmativa correta
	
	
	Caberá a Tatiana indenizar os prejuízos causados aos veículos de Sandro e Ricardo.
		30- Sobre a responsabilidade civil da administração, assinale a afirmativa falsa.
	
	
	tratando-se de dano causado a terceiro, o servidor responderá mediante denunciação á lide.

Outros materiais