Buscar

10ª aula - Os educadores e educadoras e os seus instrumentos de trabalho

Prévia do material em texto

*
Professora Solange Asen
*
 Os educadores e educadoras e os seus instrumentos de trabalho 
OBJETIVOS DA AULA
1 - Compreender a importância e os itens essenciais para a elaboração de uma anamnese ou entrevista inicial;
2 - Ressaltar alguns pontos fundamentais na elaboração do diário do educador infantil, destacando as formas, os momentos e os principais aspectos para a observação dos comportamentos infantis;
3 - Destacar os aspectos importantes para o planejamento do educador.
*
O trabalho docente é uma atividade consciente e sistemática, cujo centro está a aprendizagem ou o estudo dos alunos sob a direção do professor. A complexidade deste trabalho não está vinculada apenas à sala de aula; está também diretamente ligado a exigências sociais e à experiência de vida dos alunos.
*
O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.
*
A ação de planejar, portanto não se reduz ao simples preenchimento de formulário para controle pedagógico; deve ser uma atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas, e tendo como referência permanente as situações didáticas concretas (ou seja, problemática social, econômica, política e cultural que envolve a comunidade escolar que interagem no processo de ensino).
*
Neste planejamento não podemos deixar de falar sobre a importância da anamnese ou entrevista inicial para o conhecimento da história e realidade social da criança, ressaltando os seguintes aspectos: 
 Conhecer a história da criança significa investigar a respeito do nascimento, hábitos alimentares, convívio familiar, desenvolvimento psicomotor, suas brincadeiras, sono, higiene, entre outros (ver o anexo anamnese ou entrevista inicial). 
Sobre esse aspecto também é importante ressaltar que em alguns contextos escolares a entrevista inicial poderá ser feita por outro profissional como a psicóloga ou a coordenadora pedagógica, mas caso não exista essa possibilidade será fundamental que a educadora realize a entrevista para obter um conhecimento a respeito da criança e sua família.
*
O que é anamnese e o que permite ao profissional da educação?
A anamnese significa – retorno ao passado é uma teoria da técnica de entrevista.
É um processo que permite ao profissional investigar, levantar hipóteses provisórias que serão ou não confirmadas ao longo do processo recorrendo, para isso, a conhecimentos práticos e teóricos. 
*
Esta investigação permanece durante todo o trabalho diagnóstico através de intervenções e da “...escuta pedagógica...”, para que “...se possa decifrar os processos que dão sentido ao observado e norteiam a intervenção”. 
Neste sentido todo o processo diagnóstico é estruturado para que se possa observar a dinâmica de interação entre o cognitivo e o afetivo de onde resulta o funcionamento do sujeito.
*
Além do diagnóstico o que mais?
 Este processo ilustra a importância do trabalho humanístico na formação do cidadão. Cada aluno é uma pessoa dotada de um nome, um rosto, uma personalidade, características e história de vida própria, os quais interferem em seu desenvolvimento. 
*
Para tanto é preciso organizar um questionário, considerando os aspectos hereditários, as condições físicas, intelectuais e emocionais, as influências ambientais, familiares e sociais do nosso educando.
Esta ficha é confidencial e somente o setor de orientação pedagógica terá acesso na escola. 
Ela seria assim:
*
Anamnese ou Entrevista Inicial
 
IDENTIFICAÇÃO
Nome da criança:_______________________________
Entrevistado:______________________________
Grau de Parentesco:___________________
ANTECEDENTES PESSOAIS
Concepção:______________________________
Gestação:_______________________________
NASCIMENTO
Local: ( ) hospital ( ) em casa ( ) outro
Parto: ________________________
*
ALIMENTAÇÃO
Mamou: ( ) seio ( ) mamadeira ( ) até que idade? ___________
SAÚDE
Pediatra: ___________________ Tel: ________
Doenças Infantis? Quais? __________________
Já teve alguma doença grave? ______________
Sofreu algum acidente? ___________________
Já foi hospitalizado (a)? ___________________
A criança toma algum medicamento especificado?___________________________
A criança faz algum tipo de tratamento? Qual? __
*
SONO
Dorme sozinho (a)? ( ) sim ( ) não Com quem? _____
Tem o sono agitado? ( ) sim ( ) não Como? _________________
Urina na cama? ( ) sim ( ) não
Obs._____________________________________
RELACIONAMENTO FAMILIAR (Com quem a criança vive? Quais são as formas de estabelecer limites com a criança? Tem irmãos/irmãs?)
*
DESENVOLVIMENTO PSICO-MOTOR
Quando engatinhou? 
Quando andou?
Quando falou? 
 Controle Esfincteriano? 
Hábitos de aquisição de independência?
 Brincadeiras? 
Curiosidade Sexual? 
SOCIABILIDADE
adulto/criança 
criança/criança
*
UM DIA DA CRIANÇA
Um dia comum
Final de Semana
Férias
RELIGIÃO
OBSERVAÇÕES ADICIONAIS
*
Como registrar observações dos comportamentos infantis ?
Existem as formas, os momentos e os aspectos fundamentais para a realização de observações dos comportamentos infantis, tais como: 
ter um caderno de registro diário de todos aspectos que ocorrem durante o dia a dia, procurando anotar os comportamentos das crianças durante as atividades e em diferentes momentos;
*
Fazer registros cursivos ressaltando o desenvolvimento da linguagem, motricidade, socialização, afetividade, cognição e socialização das crianças.
Esse instrumento será fundamental para o educador acompanhar o seu processo de trabalho. 
*
E o planejamento onde entra nisso tudo?
O objetivo principal do planejamento é possibilitar um trabalho mais significativo e transformador na sala de aula, na escola e na sociedade. O plano escrito é o produto deste processo de reflexão e decisão. Não deve ser feito por uma exigência burocrática, mas, ao contrário, deve corresponder a um projeto-compromisso do professor, tendo, pois, suas marcas.
*
Com a preocupação na busca da qualificação no trabalho desenvolvido com crianças pequenas, o registro do planejamento pode e deve ser um instrumento norteador para o educador infantil.
*
Esmeralda Ostetto (2002) traz alguns questionamentos acerca desse registro: Como sistematizar ou registrar no papel o planejamento? Como registrar a riqueza do cotidiano? O que priorizar neste registro? As questões mencionadas pela autora frequentemente povoam as mentes dos educadores que, angustiados buscam o “modelo” ideal para, assim, “registrar” e “fazer” o melhor planejamento. Porém, o registro do planejamento não é uma ficha a ser preenchida ou uma listagem de atividades para serem assinaladas conforme o realizado em sala de aula no dia a dia.
*
Planejar é essa atitude de traçar, projetar, programar, elaborar um roteiro para empreender uma viagem de conhecimento, de interação, de experiências múltiplas e significativas para com o grupo de crianças. Planejamento pedagógico é atitude crítica do educador diante de seu trabalho docente. Por isso não é uma fôrma! Ao contrário, é flexível e, como tal, permite ao educador repensar, revisando, buscando novos significados para sua prática pedagógica.
(Ostetto, 2002, p. 177).
*
Partimos do pressuposto que o ato educativo na Educação Infantil, requer um trabalho intencional e de qualidade, onde cuidar e educar são funções indissociáveis, sendo este, um trabalho complexo. No cotidiano o professor precisa estar inserido num amplo processo de interação, onde o ensino e a aprendizagem de forma prazerosa e desafiadora requer a capacidade de planejar e decidir.
*
E finalmente, apresentamos os pontos importantes para o planejamento do educador, lembrando que um planejamento nunca poderá ser rígido,deverá levar em considerações vários aspectos que poderão ocorrer no decorrer do trabalho, destacando alguns aspectos, tais como: 
um projeto de atividades pedagógicas poderá ser proposto pelas crianças ou pelo professor,
 uma atividade poderá coordenar várias áreas do conhecimento, 
poderá ter como resultado algo material (escrito ou não) e poderá ter atividades extracurriculares; 
*
considerar os recursos materiais e ambientais disponíveis; 
buscar criatividade na elaboração das atividades; 
apresentar um cronograma flexível; 
estar atento ao processo de desenvolvimento do projeto, analisando o interesse e participação das crianças.
*
Atividade em sala – Elaboração de Roteiro de Observação de Atividade
Elaborar um relatório de observação de atividade em grupo.
Quais os aspectos que o grupo julga importante ser observado?
Baseando-se nos aspectos abaixo, apresente observações que o grupo considere relevante citar:
 Social;
Intelectual;
Físico/psicomotor;
Emocional/moral;
Estético
*
Atividade extra classe 
Os alunos irão realizar a seguinte atividade: visitem uma escola e observem um ambiente que tenha um grupo de crianças brincando e durante 30 minutos procure registrar os comportamentos observados, baseando-se no roteiro de observação indicado em anexo.

Continue navegando

Outros materiais