Buscar

ED 7 SEM FARMACIA-LEGISLAÇÃO

Prévia do material em texto

ED LEGISLAÇÃO 7 SEMETRE FARMACIA UNIP
1. RESPOSTA D
-JUSTIFICATIVA: As transgressões ao Código de Ética Farmacêutica são tipificadas em diferentes níveis de gravidade em função dos riscos envolvidos de modo geral, incluindo nesta equação os riscos à saúde das pessoas.
2. RESPOSTA E
JUSTIFICATIVA: I - Exercer simultaneamente a Medicina. II-Extrair, produzir, fabricar, transformar, beneficiar, preparar, distribuir, transportar, manipular, purificar, fracionar, importar, exportar, embalar, reembalar, manter em depósito, expor, comercializar, dispensar ou entregar para consumo produto ou substância sujeitos ao controle sanitário em contrariedade à legislação vigente, ou permitir que tais práticas sejam realizadas.
3. RESPOSTA A
JUSTIFICATIVA: A Lei n° 13.269/2016, uma vez aprovada e sancionada pela Presidência da República e publicada no Diário Oficial da União, é âmbito federal e não cabe ao poder executivo federal viola-la, embora recursos ao STF sejam possíveis.
4. Resposta D
Justificativa: Alternativa correta D com relação as atitudes que tomaria.
5. RESPOSTA C
III - Drogaria é o estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais e farmácia é o estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compre endendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica. IV - Medicamento é o produto farmacêutico, tecnicamente obtid o ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnósticos e insumo é a droga ou matéria-prima aditiva ou complementar de qualquer natureza, destinada a emprego em medicamentos, quando for o caso, e seus recipientes. 
6. RESPOSTA B
JUSTIFICATIVA: O estabelecimento deve esta interditado enquanto durarem as investigações, e suas conclusões.
7. RESPOSTA E
JUSTIFICATIVA: Além de analgésicos, medicamentos anticonvulsivantes e antidepressivos. Considerando a legislação em vigor para medicamentos com substâncias controladas, a Portaria 344/1998 e atualizações.
8. Resposta D
Justificativa: Medicamentos biológicos são produzidos a partir de células vivas, como plantas e micro-organismos. Por isso, o processo de produção dos medicamentos biológicos é muito mais complexo. E por isso devem obrigatoriamente passar por testes que comprovem segurança e eficácia.
9. Resposta C
JUSTIFICATIVA: A fiscalização nas farmácias de manipulação é orientada por um guia que contém uma série de itens pré-estabelecidos. Os itens são classificados em diferentes níveis conforme o potencial de risco e são tratados nas fiscalizações de forma também pré-estabelecida.
10. RESPOSTA A
JUSTIFICATIVA: Estão corretos o que se afirmam em I e II, pois pesquisas com humanos devem ser voluntaria, e que o participante tenha ciência de tudo o que vai ocorrer com ele no decorrer da pesquisa, e que devem estar descritas no TCLE. A utilização de métodos in vitro é usado para reduzir ensaios in vivo com o uso de animais em pesquisas
11. RESPOSTA A
JUSTIFICATIVA: Bioequivalência entre medicamento de referência e medicamento teste.
12. RESPOSTA B
JUSTIFICATIVA: D1 – ambiente intra-hospitalar – B1 – C3. A legislação sobre medicamentos contendo substância controlada é pródiga em detalhes como frases obrigatórias, prazos de validade, limites à dispensação, entre outras.
13. RESPOSTA E
JUSTIFICATIVA: RESPOSTA E - 15 dias – 30 dias – 30 dias – 15 dias – Comum via única. exigências da Portaria nº 344 de 1998.
14. RESPOSTA D
JUSTIFICATIVA: CONFORME LEGISLAÇÃO TUDO QUE TEM HAVER COM MEDICAMENTO, DEVE SER DE RESPONSABILIDADE DO FARMACEUTICO, QUE É O PROFISSIONAL HABILITADO TECNICAMENTE. E O LOCAL ONDE ESTE (MEDICAMENTO) É PRODUZIDO DEVEM SEGUIR A LEGISLAÇÃO. 
15. RESPOSTA A
JUSTIFICATIVA: Um Farmacêutico que tenha estado ausente três vezes em fiscalizações onde ele seja Responsável Técnico poderá estar sujeito a processo de ética. Conforme a Lei 13.021/14, o farmacêutico deve esta presente em todo o horário de funcionamento do estabelecimento. Caso tenha que se ausentar deve comunicar ao conselho.
16. RESPOSTA E
Justificativa: SUBSTÂNCIAS DE BAIXO INDICE TERAPEUTICO, ALTA DOSAGEM E BAIXA POTÊNCIA, COMO É O CASO DO ÁCIDO VALPRÓLICO, DEVEM SEGUIR A RDC 67/2007.
17. RESPOSTA D
JUSTIFICATIVA: Na drogaria há várias opções comerciais entre referência, similares e genéricos com as mesmas formas farmacêuticas e formulações prescritas, o permite ao farmacêutico algumas possibilidades para oferecer ao cliente.
18. RESPOSTA C
JUSTIFICATIVA: ESTÃO CORRETOS O QUE SE AFIRMAM EM I, IV E V, POIS O PROFISSIONAL FARMACÊUTICO É RESPONSAVEL TÉCNICO PELO ESTABELECIMENTO FARMACÊUTICO,E ESTE DEVE CONTRIBUIR, SEM FINS MERCANTILISTAS PARA A PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE COLETIVA E INDIVIDUAL, E GARANTIR ACESSO A INFORMAÇÃO AO USUÁRIO INDEPENDENTE DE SUAS ESCOLHAS.
19. RESPOSTA B
JUSTIFICATIVA: Antimicrobianos devem ser lançados no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), porque o uso de antibióticos de forma incorreta, indiscriminada ou sem prescrição e acompanhamento de um médico, tem ‘criado’ superbactérias resistentes a muitos antibióticos.
20 resposta C
Justificativa: A patente de um medicamento dura 20 anos, portanto a patente do sofosbuvir vai até 2033. Porem é autorizada a quebra da patente, permitindo a produção, uso, venda ou importação do produto ou processo patenteado, por um terceiro, desde que tenha sido colocado no mercado diretamente pelo titular ou com o seu consentimento efetuando o pagamento de royalties, que consiste em uma quantia que é paga por alguém ao proprietário pelo direito de usar, explorar ou comercializar um produto, obra, terreno, etc. Nesse caso, o do medicamentos.

Continue navegando