Buscar

ESCOLA CURRICULO ATIVIDADE 1

Prévia do material em texto

Marizete de O Fortes
RGM: 053.14833
Professora: Marlene Paula Piovezani
PORTIFÓLIO 01
Atividade da aula 01.
1 - Através das leituras realizadas, elabore um texto.
Vimos que o currículo é um instrumento importantíssimo para o processo de ensino/aprendizagem e que sofre alterações com as mudanças sociais. 
	
 	 O currículo é uma organização importante no ensino de nossas crianças, é um instrumento de produção de um andamento homogêneo das atividades escolares, com sustentação conjunta de experiências vividas nas escolas, e também do aprendizado obtido através da prática trazida pelos alunos, dando possibilidades ao professor de constituir uma produção de materiais nos planejamentos dos educando, levando até os alunos na sala de aula para sua própria realidade de vida. 
	No entanto a comunidade escolar tem que estar participando da realidade de cada aluno, para que ocorra uma harmonia na integração das diferenças ocorrendo uma socialização da turma, um aprendizado que favoreça o aluno, integrando todos os envolvidos com a escola; professores, alunos, direção, coordenação, pais e funcionários.
Qual a intenção das Diretrizes curriculares? Explique com suas próprias palavras.
Diretrizes Curriculares constituem um conjunto doutrinado de acordo com os princípios, fundamentos nos procedimentos e organização pedagógica e curricular de cada escola. No entanto a interação A Lei das Diretrizes de Base (LDB) foi pensada em 1932, quando o pioneiro da Educação já exigia de poder publico, Ela foi articulado como projeto em 1984 e a1º lei LDB foi 1961, 2º e a 3º em 1996 ela se materializa como um conjunto de laços na qual busca formação dos seres humanos.
 É organizar as ideias para uma boa produção no andamento das atividades na Escola. È essencial que os planos traçados, como atividades Curriculares devem servir como eixo teórico na constituição das praticas realizadas na sala de aula para melhorias e implantações de novas ações na escola, para que ocorram melhorias na educação, com incentivas interação e implantação culturais com objetivos e metas. 
Atividade da aula 02. (máximo 30 linhas)
1 – Dissertem sobre as duas tendências que influenciaram e ainda influenciam as propostas curriculares educacionais.
 	As praticas de ensino tradicional não esta voltada para a formação de ser como um ser humano critica social e transformador, sua finalidade é a preparação do indivíduo para as praticas sócias e de interesse burgueses, ou seja, o mercado de trabalho. Dessa forma fica claro que o liberalismo tradicional funciona na pratica da adaptação do individuo com o sistema burguês, o alienado e negado o direito de pensar por si. Sendo assim sua prática ou metodologia mecanicista esta no deposito de informação, na fixação e na decoreba. 
Essa educação torna o professor disciplinar autoritarista o centro do universo, sendo o professor o detentor do conhecimento, o homem que sabe tudo e os alunos aqueles que sabem nada. Contudo sua finalidade é associada ao positivismo, se preocupando com a produção de conhecimento isolada na qual não é para a vida, mais assim sendo para vida profissional e para o trabalho, não promove a criticidade a interatividade e a relação horizontal entre professor e aluno, promove apenas a mão de obra. 
As tendências técnicas tendiam de forma dualista a sociedade, para as famílias que tinha capital eram oferecidas as universidades, para classe trabalhadora o ensino profissionalizante, as especializações e as capacitações técnicas. Sendo assim o tecnicismo dualista da ênfase com finalidade de criar mão de obras qualificadas para a gigantesca expansão industrial capital, atendendo ao anseio dos capitalistas e multifuncionais. No Brasil o tecnicismo vai influenciar o currículo e a LDB entre os anos 60 e 70, as escolas técnicas surgiram para a preparação mercadológica rápida e qualificada.
Atividade da aula 03.
Disserte sobre currículo e os três eixos de sua organização.
Currículo e cultura, O currículo é um conjunto de atividades e conteúdos a ser desenvolvido pelos educadores para com os educandos nas unidades escolares, o currículo possibilita um maior desempenho e flexibilidade para o processo de construção de conhecimento significativo. Sendo assim currículo e a educação estão inter-relacionados profundamente com a cultura e com o conjunto de valores sócio e morais. 
Dessa forma o currículo está ligado a pratica social do individuo, na transformação social e na valorização de suas múltiplas manifestações, essa relação compreende a realidade, observe a realidade e assim transforma a realidade. Sendo assim, o currículo e cultura se inter-relacionam com as múltiplas expressões culturais e sócias pela qual valoriza a identidade e a territorialidade, construindo para a construção de identidade.
Currículo e poder: O poder está ligado a todas as relações de força presente na sociedade, à correlação entre o currículo e o poder se estabelecem em todos os aspectos sócios, políticos, econômicos e culturais. Evidentemente o currículo escolar é uma doutrina alienadora que beneficia somente a uma classe social dominadora, criando assim uma divisão e ao mesmo tempo um embate de classe em prol de uma educação humanizada a, mas o currículo atual viabiliza e estabelece o processo de ensino aprendizagem apenas para os interesses neoliberais.
Dessa maneira toda relação é de poder, isso significa claramente que o currículo esta no centro das disputas de poder, nas classes sócias dominadoras e as dominadas, os opressores e as oprimidas; as classes opressoras dominantes modelam e trabalham o currículo para a produção e a aceitação, ou seja, a alienação do ser como forma de trabalho interessando apenas que uma classe que se submete a si, sendo que explore a mão de obra e a mental; de outro lado às dominadas oprimidas que compreende a educação (currículo) para uma transformação social, lutam por uma educação contra hegemônica, uma educação que liberte que produza conhecimento significativo, que compreenda a identidade criticidade, e a cultura e a compreensão da realidade.
	
	 Currículo e ideologia: para CHAUÌ (1979) A ideologia é produzida na produção intelectual e acadêmica, escritores, educadores e movimentos sócias faz uma critica radical a proposta curricular brasileira, pois enfatizam que modelo tradicional tecnicista é arma ideológica de poder hegemônico. Para Mezaros educação para além do capital, a educação atual não forma consciência, não é critica e muito menos transformadora, não humaniza, não se materializa, não é humana, mais sim mecânica e reprodutora. 
Portanto a ideologia se faz a partir da negação do não pensar, vem da alienação e reprodução, o poder da classe dominante esta no ato de não pensar de não ser critico e de não compreender a realidade. Dessa forma o poder e ideologia estão interligados nas seguintes condições; quem tem poder pode de forma impactante pregar a sua ideologia e dominar de forma intelectual se impondo somente com o intelecto.
Atividade da aula 04.
1 – A escola segundo Veiga (2002), é uma instituição social constituída de duas faces. Quais são elas? Fale sobre cada uma.
A educação deve ser compreendida com um olhar além da escola, a educação está presente em todos os espaços e em todos os contextos sociais, a escola é um instrumento de construção e conhecimento e de socialização, sua finalidade e prepara o individuo para a sociedade, assim ela de divide em duas faces, conservadora e progressista.
 A escola conservadora tem como Papel principal formar o homem para atividades sociais e trabalhistas. O professor se torna o detentor do conhecimento cientifico mediado pelo livro didático, os alunos condicionados como telespectadores na qual não criam e não dialogam com a realidade, os conteúdos são dados e condicionados como verdade absoluta.
 A escola progressista tem por si a ideia da emancipação humana, da unilateralidade, da transformação e da dialética marxista, na qual compreendem quetudo de relaciona, as realidades se relacionam e se transformam tornando o homem como o centro do universo. Os Professores se tornam elementos de construção de grandes conhecimentos, pesquisam constroem conjuntamente a aprendizagem e estuda de acordo com a realidade do educandos, onde tudo se compreende e se constrói conjuntamente a aprendizagem significativa para vida.
Para finalizarmos faça um resumo apontando o que você considerou mais importante nas primeiras 04 aulas.
O que eu pode entender que existem varias maneiras de aprendizagem uma sempre complementa outra. E que o ensino está sempre em mudanças, sempre atualizando os conteúdos e seus currículos, para á melhoria do ensino nas escolas para uma melhor formação dos alunos.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 
MÉZAROS, Istvan. A educação para além do capital. São Paulo, 2005 
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF,1998.vol.1
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.
Chauí, Marilena (1979)O que é ideologia Brasiliense, São Paulo.

Continue navegando