Buscar

Revisar envio do teste

Prévia do material em texto

Revisar envio do teste: ATIVIDADE AVALIATIVA 3
 
	Usuário
	TATIANE BRANDAO TAVARES
	Curso
	Bloco 2 - LET2415 LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL PNA (ON) - 201910.638.03
	Teste
	ATIVIDADE AVALIATIVA 3
	Iniciado
	04/06/19 17:29
	Enviado
	05/06/19 18:31
	Status
	Requer avaliação
	Resultado da tentativa
	Avaliação não disponível.  
	Tempo decorrido
	25 horas, 1 minuto
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
Pergunta 1
Requer avaliação
	
	
	
	Caro estudante,
 
No decorrer da unidade 3, foram apresentados os mecanismos constitutivos do parágrafo e de gêneros textuais como textos jornalísticos e opinativos. E, dentre os opinativos, resenhas são gêneros muito solicitados em vários meios, como jornalísticos e acadêmicos. Há uma série de revistas, jornais e periódicos que reservam espaço para a publicação desses textos. 
 
Como aponta Fiorin: “A resenha crítica é o resumo de uma obra acompanhada de uma avaliação em que aspectos positivos e/ou negativos são apontados, resultando em um texto que mescla informação e opinião”. (FIORIN, J. L.. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2006, p.16).
 
É curioso como há todo um espaço midiático para o gênero resenha, o qual serve como modelo de apresentação de várias obras. Diga-se mais: textos audiovisuais, como filmes, ou apenas orais, como músicas, recebem resenhas encomendadas para auxiliar na sua divulgação. Uma boa resenha, de fato, auxilia e muito na divulgação de um filme.
 
Nem todas as resenhas apresentam características formais, é claro. Ao longo da unidade, colocou-se o fato de certos textos transitam entre gêneros, apresentando várias características. Às vezes, a resenha se mescla com o artigo de opinião e a carta do leitor: observe, por exemplo, a quantidade de textos opinativos sobre filmes e livros que podemos encontrar nos dias de hoje, em meio a uma sociedade digital. Um simples leitor pode virar um crítico tão ferrenho capaz de promover o fracasso de uma obra, a exemplo de filmes que são previamente criticados antes do seu lançamento, como reflexos posteriores. São as “resenhas informais”, muitas delas feitas por sites famosos de fãs, que por sua vez atingem um público maior do que o de um texto publicado em um jornal.
 
Ainda assim, muitas obras, principalmente as escritas, ainda são muito previamente divulgadas com base em grandes veículos de comunicação, seja agregando entrevistas, informações, dados, entre outros. É comum, inclusive, artigos acadêmicos que se usam resenhas como fonte de informação para complementar seus dados.
 
Como base nisso, tenha a seguinte questão em mente:
 
Tendo isso em mente, o aluno deve fazer o seguinte:
- Escolher um texto – literário ou não – de sua escolha;
- Escrever uma resenha crítica sobre a obra, que tenha entre 10 e 20 linhas;
- O texto deverá ser escrito/publicado na área indicada.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	
Texto:                                               Vivemos o que compartilhamos
Séculos atrás, Aristóteles, um importante filósofo grego, percebeu que o ser humano é um animal social. Com isso, ele quis dizer que nós precisamos das pessoas ao nosso redor para sobreviver-nos. Se pensarmos bem, foi assim desde o princípio. O ser humano é mais lento e mais fraco do que a maioria dos animais que costumava caçar no passado. Apesar disso, agindo em grupo foi capaz de compartilhar seus conhecimentos, elaborar táticas e sobreviver.
Nos dias atuais, esse compartilhamento chegou a um grau muito alto. A comunidade científica, por exemplo, sempre faz questão de compartilhar os resultados de suas pesquisas, pois sabe que, é medida que as diversas nações compartilham conhecimento, mais rápido a humanidade avança, aperfeiçoamento a medicina, os medicamentos, a segurança das construções, o entendimento da psicologia humana etc.
São muitos poucos os seres que conseguem viver em total isolamento, e certamente essa prática não é possível em uma sociedade como a nossa. Uma breve reflexão sobre seu próprio dia mostrará que há uma relação de interdependência entre todos. Pra ter um simples pão na mesa em seu café da manhã, quanto trabalho é necessário? Quanto compartilhamento ocorreu? Pessoas plantaram, colheram, transportaram e transformaram todos as matérias-primas até que você pudesse desfrutar daquele pão.
É claro que, nesse caso, provavelmente todos receberam algo em troca: o pagamento pelo serviço prestado. Essa troca é também uma forma importante de compartilhamento. Mas devemos sempre nos lembrar daqueles que não têm dinheiro, e nem por isso devemos deixar de ajuda-las quando podemos. Elas fazem parte da grande comunidades humana, e qualquer ajuda é boa para todos. Pensando em um exemplo simples: doar material escolar para uma criança que precisa pode ajudá-la a se desenvolver na escola e ter oportunidade de, no futuro, exercer uma profissão e se sustentar.
Referência: Editora do Brasil; livro didático, ética e cidadania. Edição 6.
Resenha crítica
O homem é gregário por natureza. Ele necessita relacionar se com outras pessoas e tem necessidade inata de companhia. O ser humano sente uma grande necessidade de compartilhar sua vida. E no contato com o outro que apreendemos e nos tornamos melhores, é e também o outro que pode nos ajudar quando não damos conta dos desafios que aparecem.
Porém necessitamos de fato ficar sós, e isso nos faz bem, afirmo que o perigo está no hábito do isolamento, por que prejudica a convivência, o crescimento e a realização pessoal, uma vez que aprendemos e nós desenvolvemos em contato com o outro.
A sociedade é composta de pessoas com visões de mundo muito diferentes. Sem tolerância, todas as discordâncias seriam motivo para brigas e violência, tornando o convívio insuportável. A atitude de compartilhar o que temos é uma maneira de oferecer ajuda e cuidado aqueles que precisam de nós.
É por meio do compartilhamento que podemos superar desigualdade na sociedade. A tolerância é importante para que possamos manter  uma convivência harmoniosa em nossa sociedade.

Continue navegando

Outros materiais