Buscar

01 Anatomia do Sistema Cardiovascular

Prévia do material em texto

Anatomia do Sistema Cardiovascular
	
O Coração
O coração é um órgão muscular, oco e é considerado a bomba contrátil-propulsora do sistema cardiovascular. O lado direito do coração recebe sangue do corpo e manda para o pulmão e o lado esquerdo recebe do pulmão e manda sangue para os órgãos/sistemas
	O coração tem um peso proporcional ao peso corporal do indivíduo que é 5g/5Kg, então, se uma pessoa pesa 75 Kg o seu coração pesa cerca de 375g. Mas há outras variáveis que influenciam no tamanho do coração: sexo (homens possuem o coração maior), idade (*idosos tem o coração mais hipertrofiado →ele dilata e é um processo fisiológico que acontece por causa da perda dos tecidos de sustentação*), altura (pessoas pequenas tem o coração menor), peso (obesos tem hipertrofia concêntrica → não é bom, é patológico → aumenta a resistência vascular), doença cardíaca e posicionamento (paciente muito tempo acamado).
*O coração tem um esqueleto fibroso que fornece sustentação, ele é composto pela parte membranosa dos septos e das valvas. Com a idade a área cardíaca aumenta de tamanho porque ocorre uma perca dos tecidos de sustentação interna.
	Ele se localiza no mediastino (que é um espaço localizado entres as duas pleuras) com predomínio a esquerda, sobre o músculo diafragma e fica em uma posição obliqua. O diafragma tem o seu centro frênico inserido no pericárdio e quando o musculo contrai e desce ele gera uma pressão negativa, o que aumenta o retorno venoso (o retorno venoso é maior na inspiração). Ele fica obliquo porque seu maior eixo fica de cima para baixo, de trás para frente e da direita para a esquerda.
▲Forma
	O coração tem um aspecto de cone/piriforme, ele possui:
Ápice: é formado pelos dois ventrículos.
Base: formado pelos dois átrios e pelos grandes vasos.
Ele possui 3 faces:
Esternocostal: composta pelo ventrículo direito (é a parte anterior)
Diafragmática: composta pelos dois ventrículos (é a parte inferior)
Pulmonar: formada pelo ventrículo esquerdo
▲Camadas
Epicárdio: Formado por tecido conjuntivo denso que esta aderido à parte interna do pericárdio (pericárdio seroso). É no epicárdio que as coronárias estão inseridas.
Miocárdio: é formado por musculo estriado cardíaco e não está sob ação voluntária. Nesse músculo encontra-se o sincício, que é uma rede que controla a contração muscular/impulso elétrico, nele tem os discos intercalares que são junções entre as fibras que vão acelerar o processo de transmissão do estimulo elétrico e também os canais rápidos e lentos de sódio e potássio, que garantem a propagação do estimulo elétrico e da contração muscular. Esse músculo é composto por fibras musculares espiraladas que aumentam a potência de ejeção sanguínea, seu trofismo é proporcional ao trabalho que lhe é imposto (o trofismo dos átrios é menor do que o do ventrículo direito, que é menor do que o do ventrículo esquerdo → O VE ejeta sangue para o corpo todo fazendo um esforço maior, portanto, seu trofismo é maior). Importante ressaltar que, o coração tem um automatismo cardíaco, sua contração é controlada pelo marcapasso natural que é o nó sinusal → é um feixe muscular com células especializadas capazes de se autopolarizar (ai o coração contrai). O esqueleto fibroso é composto por uma duas estruturas:
Anel fibroso das valvas → ficam na horizontal
Parte membranosa do septo → fica na vertical
Endocárdio: cama interna formada por um tecido conjuntivo bem fino (epitelial). Nessa camada pode ocorrer infecções, por exemplo:
Endocardite bacteriana: é uma infecção no coração onde o sangue acaba infectando o endocárdio
▲Pericárdio
	É uma membrana fibroserosa que envolve o coração, separando-o dos outros órgãos para proteção e dá sustentação. O pericárdio tem duas camadas:
Externa: pericárdio fibroso → envolve o coração
Interna: pericárdio seroso → liquido lubrificante
Entre essas camadas há o espaço pericárdico e nele se encontra o liquido pericárdico que reduz o atrito entre elas.
▲Septos
Os septos são estruturas que dividem as câmaras cardíacas, eles são formados por duas partes:
Muscular: é importante para conduzir o estimulo elétrico do átrio até o ventrículo através do Feixe de His
Membranosa: responsável pela sustentação 
→ Septo interatrial: Não permite que tenha comunicação, com exceção no período fetal onde a comunicação ocorre pelo forame oval, mas nas primeiras horas após o nascimento esse forame é fechado por 3 condições:
Diminuição dos hormônios liberados pela mãe
Instalação da circulação pulmonar após o nascimento e não mais pelo forame
Aumento da concentração de O₂ circulante no sangue, que tem um efeito cicatrizador.
 O bebê prematuro com déficit de surfactante também terá déficit de O₂ e o pulmão vai colapsar, terá persistência da abertura do forame oval o que vai gerar o sopro. O forame deve fechar em até 3 meses, se ele ultrapassar esse período é considerado que o bebê tem uma cardiopatia congênita.
Se houver comunicação é uma no septo interatrial é uma CIA (Comunicação interatrial)
→ Septo Interventricular: fica entre os ventrículos e não permite comunicação entre os ventrículos. Ele é fechado desde a vida fetal.
	Se na vida fetal esse septo estiver aberto é uma cardiopatia congênita do tipo CIV (comunicação intraventricular)
→ Septo Atrioventricular: Separa o átrio do ventrículo e permite comunicação através das valvas.
▲Óstios

Continue navegando

Outros materiais