Buscar

Bad Ragaz

Prévia do material em texto

Métodos dos Anéis de Bad Ragaz consiste em algumas técnicas de aplicação, dentre elas: a isométrica onde o fisioterapeuta vai determinar o posicionamento que ele deseja para fortalecer isometricamente alguns músculos, onde o paciente é instruído a realizar determinado movimento e vai manter o posicionamento enquanto o fisioterapeuta o desloca pela água, fazendo movimentos de vai e vem ou circulares; no isotônico o paciente vai realizar o movimento enquanto o fisioterapeuta o desloca pela água, também em movimentos de vai e vem ou circulares; no isocinético o fisioterapeuta apenas estabiliza o paciente, sendo o ponto fixo e apenas o paciente se movimenta.
 Padrão é a descrição dos movimentos, ou seja, os nomes dos movimentos segundo o método de Bad Ragaz. Técnicas de aplicação é o tipo de exercício que será executado e recebe o nome das contrações musculares.
Padrão de tronco (oscilação – inclinação de tronco direita e esquerda): nesse padrão, quando a técnica for isométrica não será chamada de inclinação, pois o paciente deverá manter o posicionamento neutro. Paciente em decúbito dorsal, fisioterapeuta entre joelhos dos pacientes, paciente com colar cervical e espaguete em S1 (caso afunde mmii pode usar tornozeleira). 
Padrão de tronco com alinhamento neutro com pegada pélvica, ou seja, paciente alinhado de modo como estivesse em bipedestação. Fisioterapeuta deve informar que esse é o alinhamento correto e solicitar que mantenha essa posição. E irá deslocar o paciente para um lado e posteriormente para o lado oposto mantendo o alinhamento neutro e a contração. 
Caso seja necessário incrementar a resistência, pode utilizar movimentos mais amplos, com maior velocidade, se não for suficiente deverá utilizar um braço de alavanca maior e uma pegada mais distal.
Paciente em decúbito dorsal, terapeutas de maneira fixa posicionados entre os tornozelos com pegada lateral de joelhos. Pacientes com joelhos em extensão, alinhamento neutro se deslocando para um lado e posteriormente para o outro. De 5 a 10 segundos, dependendo a patologia pode ser realizada a contração isométrica até 15 segundos. 
Pegada Axilar: cabeça próxima ao terapeuta, paciente terá que estabilizar tronco e membros inferiores abduzidos. Solicite paciente essa posição, se deslocando para um lado e para o outro. Terapeuta não esquecendo de fazer tração aproximação.
Pegada em cotovelo: Paciente em decúbito dorsal com as mãos na atrás nuca, terapeutas estimulando cotovelos horizontalmente ao nível da piscina, paciente realizando adução escapular, as mãos dos terapeutas ficarão opostas com uma mão para puxar e outra para empurrar, realizando o padrão de tração aproximação.
Padrão Isocinético: qualquer pegada pode ser utilizada. Paciente em decúbito dorsal, fisioterapeuta entre joelhos do paciente com pegada em pelve. Isocínetico o fisioterapeuta é o ponto fixo, apenas dando o comando para o paciente realize as inclinações, levando a mão solicitada em direção ao tornozelo. 
Quando desejamos trabalhar comandos para ganho de propriocepção devemos trabalhar movimentos mais rápidos, e principalmente com comando não esperados, de modo que realize a inversão rápida ajudando na estabilização do tronco, pois ativa os músculos mais profundos.
Técnica isotônica: é solicitado que o paciente faça o movimento e o terapeuta o desloca para o lado oposto. No momento que realizar o comando de estiramento (tração aproximação) deverá inclinar o tronco para um lado.

Continue navegando