Buscar

Prova Online - DIDÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100947 - DIDÁTICA
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Assinale a alternativa que completa a frase corretamente.
Um professor pautado em uma concepção democrática de avaliação da aprendizagem, buscará:
a )ensinar de forma repetitiva e monótona, com verificações da aprendizagem que objetivam captar informações sobre as dificuldades dos estudantes para classificá-los.
b )ensinar seus alunos por meio da transmissão de conhecimentos, considerando a homogeneidade de sua turma e realizando provas trimestralmente.
 
c )conhecer o projeto político pedagógico de sua escola para, com base nele e na heterogeneidade de sua turma, utilizar diferentes estratégias para ensinar e para avaliar.
d )ensinar considerando as próprias concepções, sem pautar-se no projeto político pedagógico da escola, pois há uma separação entre a teoria educacional e as suas experiências.
e )ensinar utilizando-se das novas tecnologias, sem relacioná-las com as concepções emancipatórias dispostas no projeto político pedagógico da escola.
QUESTÃO 2
Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença.
A autoavaliação do professor, relacionada ao aprimoramento do seu trabalho educativo, é parte da perspectiva emancipatória. Considerando que os estudantes não estão aprendendo, o professor deve:
a )chamar as famílias e obrigá-las a ensinar em casa o que os estudantes não aprenderam na escola, pois é dever dos responsáveis garantir a educação.
 
b )redimensionar o seu planejamento com atividades diferenciadas e diversificadas, objetivando a aprendizagem de todos os sujeitos.
c )culpabilizar o sistema, pois ao contextualizar os processos educativos, percebe-se, na conjuntura política, econômica e social, a falta de solução.
d )culpar a sua própria formação inicial, pois se ele aprendeu assim e não consegue ensinar de maneira que todos aprendam, é uma falha própria.
e )dividir os sujeitos da aprendizagem entre os que aprendem e os que não conseguem aprender, facilitando a organização dos grupos em sala de aula.
QUESTÃO 3
Em relação a metodologias e métodos de ensino, avalie as sentenças a seguir.
I - A metodologia diz respeito ao caminho utilizado até a efetivação do objetivo estabelecido no planejamento.
II - Para atingir seus objetivos, o professor pode se utilizar de metodologias tradicionais de ensino, em que o estudante é considerado uma tábula rasa.
III - É preciso coerência entre as metodologias utilizadas e as concepções de homem, sociedade, sujeito, aprendizagem e ensino dispostas no PPP construído democraticamente.
IV - As metodologias dizem respeito ao conjunto de métodos, mas também a fundamentos e pressupostos teóricos.
Assinale a alternativa correta. É verdadeiro o que se afirma em:
a )I, III e IV, apenas.
 
b )I e III, apenas.
c )I, II e IV, apenas.
d )III e IV, apenas.
e ) I, II e III, apenas.
QUESTÃO 4
Qual das situações a seguir apresenta a consolidação das aprendizagens dos estudantes diante de um projeto político pedagógico (PPP) democrático? Marque a alternativa correta.
a )O PPP é elaborado coletivamente e afirma a importância do planejamento do professor na organização dos tempos, espaços e atividades de maneira a considerar a heterogeneidade em sala de aula, no entanto, o planejamento é realizado trimestralmente, sem possibilidade de reorganização.
b )O PPP é elaborado pela equipe gestora, sem a participação dos demais segmentos da comunidade educativa, isto é, não é conhecido pelos profissionais da escola e nem pelas famílias/responsáveis, assim, o professor organiza suas ações pedagógicas de acordo com suas próprias convicções.
c )O PPP é elaborado coletivamente, afirmando-se a importância da mediação do professor no processo de consolidação do conhecimento, no entanto, existem professores que não planejam o trabalho a ser efetivado em sala de aula, pois acreditam que não é necessário.
d )Um PPP trata sobre a heterogeneidade em sala de aula, porém o professor planeja atividades homogêneas para os estudantes, promovendo a aprendizagem de apenas alguns, isto é, o PPP foi escrito coletivamente, mas não se efetiva na realidade.
 
e )No PPP consta que todos são capazes de aprender, que é necessário considerar diferentes ritmos e formas de aprender, assim o professor reconhece a heterogeneidade de sua turma e da necessidade de planejar atividades diferenciadas e diversificadas.
QUESTÃO 5
Fundada por Paulo Freire, é correto afirmar que na tendência pedagógica progressista libertadora:
a )aprende-se por meio da repetição, assim o professor é o centro do fazer educativo. As relações entre os estudantes e professores são verticais.
 
b )aprende-se por temas geradores que partem do interesse dos estudantes. O diálogo e a problematização são utilizados como método.
c )aprende-se seguindo técnicas que são supostamente neutras. Os objetivos instrucionais devem ser seguidos.
d )o professor ensina apenas o que é de interesse do estudante. Assim, se o sujeito não demonstrar vontade, o docente não ensina.
e )o estudante aprende apenas o que for do seu contexto social, o que ultrapassar esse limite não é necessário conhecer.
QUESTÃO 6
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Segundo Gadotti (1996), na Escola Nova a aprendizagem deveria ser_________, pois assim a criança____________. Nessa pedagogia, a didática____________ e não pela instrução, como na escola tradicional.
 
a )ativa - aprenderia a aprender - ocorre pela ação do estudante
b )passiva - aprenderia a memorizar - ocorre pela ação do professor
c )impositiva - aprenderia a memorizar - ocorre pela ação do professor
d )repetitiva - aprenderia a se submeter - ocorre pela ação do coletivo
e )moralista - aprenderia a decorar - ocorre pela ação do diretor
QUESTÃO 7
Marque a alternativa correta, que completa o sentido da frase.
Com ideias iluministas, o Marquês de Pombal, em 1759, expulsou os jesuítas do Brasil e realizou uma reforma na qual pretendia:
 
a )estabelecer uma educação laica e que objetivava formar um novo homem, que utilizasse a razão para resolver os problemas do cotidiano.
b )estabelecer uma educação laica e que objetivava formar um homem religioso e obediente, por meio de métodos de ensino tradicionais.
c ) estabelecer uma educação voltada à religiosidade, mas com viés ecumênico, pois todas as vertentes religiosas são importantes.
d )estabelecer uma educação religiosa em que buscava formar um novo homem, que utilizava a espiritualidade para resolver os conflitos.
e )estabelecer uma educação em que a Ratio studiorum estivesse presente, o que contribuía para resolver os conflitos cotidianos.
QUESTÃO 8
Assinale a alternativa que complementa o enunciado a seguir:
A concepção de ambiente educativo:
 
a )é muito mais que um lugar para armazenar e guardar coisas, pois expressa as concepções de estudante, de ensino e de aprendizagem, sendo um elemento curricular.
b )diz respeito ao lugar onde os estudantes passam o dia, não tendo possibilidades de ser reorganizado, isto é, a estrutura da escola, a construção propriamente dita.
c )está relacionada ao ambiente físico de uma escola, e nesse conceito está embutida a importância da organização, da sistematização e da disciplina de quem transita por esses espaços.
d )refere-se aos objetos de uma escola, como carteiras, cadeiras, estantes e livros, isto é, ao espaço físico e aos arranjos possíveis dos móveis que o compõe.
e )é o lugar em que ensino acontece exclusivamente, sendo preciso planejar quando os estudantes circularão entre os diferentes lugares e diferentes espaços, no decorrer do ano letivo.
Parte inferior do formulário

Outros materiais