Buscar

1 Atividade-EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Educação de Jovens e Adultos 
Docente: Martha Santana da Silva
Discentes: Catia Mara, Cintia Freitas, Gabrielly Dias, Joice Gabriele, Lindomar, Mariana.
Data: 09/11/2018
Peso: 2	
ATIVIDADE
1 – Por que a opção pela expressão “Educação” ao invés de “Ensino” significou para a EJA?
Significou pois, ao se referir à educação, a tradição da EJA sempre foi mais ampla que o ensino, pois não se reduz à escolarização, transmissão dos conteúdos, mas muito diz respeito aos processos educativos amplos relacionados à formação humana do educando da EJA.
2 - A EJA, diferente de outras modalidades educativas, tem um público específico: Jovens e adultos. O autor identifica certos dilemas com relação à presença dos jovens, sobretudo, a partir da imagem dos professores. Cite exemplos.
Esses dilemas são identificados pois não está suficientemente claro para os educadores o sujeito nos processos educativos, isso se dá, devido ao estereótipo sobre os jovens e sua geração, por características físicas e cognitivas, analisando-os de forma negativa, impedindo-os de reconhecerem a si mesmo ali. Sem o entendimento da realidade do jovem ou adulto da EJA, seus costumes, práticas, cultura e vivências, o educador enfrenta um grande problema, uma vez que o foco não é apenas a escolarização desses sujeitos, mas inseri-los em um ambiente educativo que vá oferecer uma formação humana que respeita sua vida pessoal.
3 - Por que o autor opta pelo termo “juventudes”, ao invés de “juventude”? 
O autor opta pelo termo no plural em referência a diversidade nos modos de ser jovem em nossa sociedade.
4 - Os jovens, público da EJA, vivem o que o autor chama de "fragilidade das redes sociais". O que é essa fragilidade e como a escola tem se articulado com ela? 
Os jovens estão inseridos em redes sociais via mídia, e isso não pode influenciar muito bem, quanto ao uso desregular, então, a escola deve cumprir um papel muito importante com a inserção da educação através desse meio. A esfera da sociabilidade, potencializada por espaços de participação, permite desenvolver posturas, valores e aprendizados, além de fortalecer vínculos no plano das relações humanas e redes sociais que podem ter um impacto positivo na relação dos jovens com a escola. O fato de assumir posições de liderança, participar da organização de algumas atividades e tomar a iniciativa em algumas ações desenvolve aspectos importantes no plano da autoconfiança e da identidade que podem contribuir para fortalecer os vínculos dos estudantes com o mundo escolar
5 - O que o autor considera como o "adiamento das gratificações" (p. 65) que ocorre no espaço escolar? 
O Autor considera que, a instituição escolar não tem sentido em si pelo acesso à uma formação no presente, mas pelas recompensas que supostamente a médio ou longo prazos, numa sociedade que fecha possibilidades de mobilidade social.

Outros materiais