Buscar

Aula 6 GESTÃO INTEGRADA DE RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Treinamento, educação e desenvolvimento são temas recorrentes neste ambiente de mudanças constantes dentro das organizações, com ênfase neste tema, assinale como falsos (F) ou verdadeiros (V) os seguintes itens abaixo: ( ) O treinamento objetiva incrementar e aumentar a produtividade. ( ) Educação de um funcionário é a capacidade desse funcionário em acumular conhecimentos e informações suficientes para que ele possa desenvolver melhor sua função atual, ou outras tarefas que lhes serão confiadas. ( ) Visita técnica é uma das modalidades de desenvolvimento. ( ) Seminário é uma das modalidades de treinamento, sendo que este é um evento que reúne especialistas ¿ de uma ou mais áreas de conhecimento ¿ com o objetivo de promover (ou ampliar) o debate sobre um tema específico, a partir de enfoques diferentes. A sequência obtida é:
V-F-F-V
O processo de TREINAMENTO é dividido nas seguintes etapas:
levantamento das necessidades, planejamento, execução e avaliação;
Em relação ao conceito de TREINAMENTO, observe as sentenças que seguem: I. É o processo de desenvolver qualidades nos recursos humanos para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais, aumentando a produtividade dos indivíduos em seus cargos. II. É o processo de ensinar aos novos empregados as habilidades básicas de que eles necessitam para desempenhar as atividades relacionadas aos seus cargos. III. É a experiência aprendida em curto prazo que produz uma mudança relativamente permanente em um indivíduo e que melhora sua capacidade para desempenhar um determinado cargo. IV. É um processo educacional de longo prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, por meio da qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. É correto o que se afirma:
Somente nas alternativas I, II e III.
Ao tabular os resultados da última Pesquisa de Clima Organizacional em sua empresa, Rita, Gerente de RH, detectou algumas fragilidades que poderiam ser sanadas através de treinamentos. Assinale a única alternativa que não se aplica à questão:
Ampliação do refeitório e do vestiário.
As organizações utilizam diferentes métodos para a realização do treinamento. Quando o método de treinamento é individualizado, o rodízio consiste em uma sequência de estágios em atividades diferentes, e é utilizado tanto no treinamento operacional como no administrativo, estamos falando de qual método de treinamento?
Job Rotation
Quando mencionamos o processo de Treinamento, podemos subdividi-lo em fases. Assinale-as:
Levantamento das Necessidades de Treinamento; Programação e o Planejamento do Treinamento; Execução do Programa de Treinamento; e Avaliação dos Resultados do Treinamento.
1)      Analise abaixo as diversas definições de "Métodos de Treinamento":
I - Programas de duração entre um a dois anos. Tem como principal objetivo a contratação profissionais com alto potencial.
II - Método individualizado pelo qual o empregado passa a ter na figura de seu gestor imediato um conselheiro de carreira.
III - Método individualizado que funciona como um rodízio de funções.
IV - Método de treinamento em grupo voltado para o treinamento de decisões em nível gerencial.
Agora, assinale abaixo a sequência correta, identificando os nomes dos métodos descritos:
Programa de Trainee, Coaching, Job Rotation, Jogo de Negócios
Análise as assertivas abaixo:
 
No contexto atual, onde o mundo corporativo está imerso na globalização e no processo de aprendizagem, o recurso mais importante de uma organização são as pessoas, sendo fatores fundamentais para o sucesso organizacional.
PORQUE
A partir delas as organizações são capazes de alcançar seus objetivos, melhorar seu desempenho, e consequentemente, se destacar entre os concorrentes, uma vez que elas podem gerar vantagem competitiva.
As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Algumas questões devem ser bem identificadas para que possam ser realizados programas de treinamento em uma organização, a fim de que estes atinjam seus objetivos. Uma delas é a justificativa para a realização do programa. Assinale a questão a qual ela corresponde:
por que fazer ?
O que não caracteriza uma educação assistemática?
Escola
Os processos de TREINAMENTO ocorrem dentro das empresas a partir de algumas situações, tais como: I - expansão da empresa e admissão de novos empregados; II ¿ excesso de erros e desperdícios; III ¿ faltas, licenças e alta rotatividade de pessoal. É correto afirmarmos que:
Todas as alternativas estão corretas.
O treinamento vem sendo considerado um excelente meio para acelerar a produtividade no cargo, pois é uma forma de ampliar as potencialidades da pessoa no cargo. O treinamento é, portanto, um processo focado no curto prazo, levando em conta a posição atual da organização. Existem  vários  métodos ou técnicas  de treinamento/ desenvolvimento de pessoas que são  utilizados pelas  organizações . Dentre as alternativas abaixo  assinale aquela que se refere ao método individualizado de treinamento/desenvolvimento, onde o gestor imediato do treinando assume o papel de orientador, tutor, durante o período instrucional.
Coaching
Sobre formação profissional, assinale a alternativa que NÃO está de acordo com as reflexões produzidas nesta disciplina:
A formação profissional é aquela que conduz o indivíduo até o ensino médio, pois a experiência passa a ter mais importância a partir desse momento;
Quando se busca o desenvolvimento dos colaboradores, Chiavenato (Gestão de Pessoas, 2004) destaca que existem muitos métodos para desenvolver pessoas numa organização. As técnicas nas quais equipes de funcionários ou de gerentes competem umas com as outras, tomando decisões computadorizadas a respeito de situações reais ou simuladas de empresas, são denominadas:
Jogos de empresas.
O e-learning é uma modalidade de ensino a distância, utilizada para definir aprendizagem por meio de mídia eletrônica. O e-learning hoje é muito utilizado como modalidade de treinamento à distância. São as duas principais desvantagens da aplicação deste método de treinamento:
necessidade de muita disciplina por parte do usuário e facilidade de interrupção ou dispersão durante o treinamento.
Rogério, Gestor de RH de sua empresa, está realizando uma pesquisa a respeito da capacitação de seus colaboradores, com o objetivo de qualificá-los melhor para suas tarefas e cargos. Esse trabalho refere-se ao levantamento:
Das necessidades de treinamento.
Sobre o Levantamento das Necessidades de Treinamento(LNT) dentro do subsistema de treinamento e desenvolvimento, assinale a alternativa correta:
É utilizado para identificar as necessidades dos colaboradores para melhorar seu desempenho e deve ser aplicado antes de empreender um treinamento.
A eficácia do treinamento tem sido amplamente discutida na literatura organizacional. As pesquisas revelam que o sucesso do programa depende, entre outros fatores, da motivação dos indivíduos para aprender. Se um profissional tivesse de escolher um público-alvo para desenvolver um programa de treinamento altamente eficaz, ele escolheria indivíduos dotados de personalidade com:
alta conscienciosidade e muita abertura para experiências.
O que significa estabelecer o objetivo ou os objetivos a serem alcançados com o treinamento?
Significa fixar objetivos que sejam claros e pertinentes às necessidades identificadas.
Considere as afirmativas abaixo:
1. Treinamento é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que resultem em uma melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais.
2. Desenvolvimento é o processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização.
3. Treinamento e desenvolvimento devem ser considerados como custospara a organização e não como investimento.Assinale a alternativa que corresponde à análise correta das afirmações acima:
Somente 1 e 2 são corretas
Treinamento, para Chiavenato (1999, p. 295), é qualquer procedimento que vise promover e aumentar o aprendizado entre os colaboradores de uma empresa, visando habilitá-​los a serem mais produtivos e contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais. Neste sentido, assinale a única alternativa incorreta:
A condução, implementação e aplicação do programa de treinamento é a etapa em que ocorre o planejamento das técnicas de treinamento. Neste sentido há uma semelhança substancial entre treinamento e desenvolvimento no que concerne à educação para o trabalho, visto que seus métodos são similares, principalmente na perspectiva do tempo.
Você acabou de ser admitido como Analista Comercial. Na sua primeira semana de trabalho na nova empresa você passou por um processo de integração. As sentenças abaixo descrevem as ações realizadas no Programa de Integração. Identifique a sentença que apresenta uma prática atual das organizações em suas integrações, visando ambientar o novo colaborador, nas SUAS ATIVIDADES dentro do cargo.
acompanhar a equipe de vendedores em campo
Assinale abaixo o trabalho que NÂO se refere às etapas do processo de Treinamento & Desenvolvimento (T&D):
Treinamento assistemático
Nos dias atuais o treinamento é tido como peça chave no processo de desenvolvimento organizacional e, nesse sentido, torna-se necessário pensar que, em um mundo capitalista, o ser humano constitui-se em uma das maiores riquezas das organizações, mesmo diante de tantas inovações (CHIAVENATO, 2008). A programação de um treinamento deve levar em consideração: quem; como; em que; onde e quando treinar. No processo de treinamento, a decisão quanto à estratégia a ser adotada deve ser trabalhada na etapa de
desenho do programa de treinamento.
�PAGE �1�
�PAGE �3�

Outros materiais