Buscar

METODOLOGIA DA ALFABETIZACAO

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologia da Alfabetização
Leia o fragmento do texto a seguir:
“Em um terceiro estágio, aparecem as primeiras operações, mas as chamo de operações concretas devido ao fato de que elas operam com objetos, e ainda não sobre hipóteses expressadas verbalmente. Por exemplo, há as operações de classificação, ordenamento, a construção da ideia de número, operações espaciais e temporais e todas as operações fundamentais da lógica elementar de classes e relações, da matemática elementar, da geometria elementar e até da física elementar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Paulo Francisco Slomp. <http://maratavarespsictics.pbworks.com/w/file/fetch/74464622/desenvolvimento_aprendizagem.pdf>. Acesso em 04 jun. 2018.
Levando em conta essas informações e os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização sobre a teoria de Piaget, quanto à idade média a que se refere o estágio que contempla as operações concretas, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
C- É o período que envolve a infância propriamente dita, ou seja, entre os 07 e 11/12 anos. Nele, a criança apresenta a capacidade de reflexão, que é exercida a partir de situações concretas no seu desenvolvimento mental, e adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais.
Você acertou!
Comentário: “Período das operações concretas (a infância propriamente dita, dos 7 aos 11 ou 12 anos): a criança apresenta a capacidade de reflexão, que é exercida a partir de situações concretas no seu desenvolvimento mental. Ela adquire autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais” (livro-base, p. 25, 26). As demais alternativas fazem referência a outros estágios teorizados por Piaget (25-26).
Questão 2/5 - Metodologia da Alfabetização
Leia o seguinte trecho de texto: 
“A escrita na escola, assim como nas práticas sociais fora da escola, realiza-se situada num contexto, orienta-se por algum objetivo, tem alguma função e se dirige a algum leitor. [...] O trabalho de escrita pode ser feito na sala de aula mesmo antes que as crianças tenham aprendido a escrever”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, Maria Angélica Freire de; MENDONÇA, Rosa Helena. Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006. p. 22. 
Baseando-se no conceito de escrita apresentado no livro-base Metodologia da alfabetização, analise as alternativas a seguir e assinale a que contempla o conceito de “garatujas”:
Nota: 20.0 
Elementos presentes na fase inicial da escrita, que representam o pensamento e as tentativas de escrita.
Você acertou!
Os primeiros rabiscos, elementos presentes na fase inicial da escrita, já são uma forma de a criança, enquanto sujeito pensante, elaborar tentativas de escrever convencionalmente e não deixam de ser considerados escrita. Pertencem ao nível pré-silábico (livro-base, p. 43,45).
Questão 3/5 - Metodologia da Alfabetização
Considere o seguinte excerto de texto: 
“Durante muito tempo a alfabetização foi entendida como mera sistematização do ‘B + A = BA’, isto é, como a aquisição de um código fundado na relação entre fonemas e grafemas. Em uma sociedade constituída em grande parte por analfabetos e marcada por reduzidas práticas de leitura e escrita, a simples consciência fonológica que permitia aos sujeitos associar sons e letras para produzir/interpretar palavras (ou frases curtas) parecia ser suficiente para diferenciar o alfabetizado do analfabeto”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente o texto, ele está disponível em: COLELLO, Silvia M. G. Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita. <http://www.drb-assessoria.com.br/Alfabetizacao_e_Letramento.pdf>. Acesso em 20 jun. 2018. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização, acerca dos níveis que compreendem o processo de alfabetização, analise as alternativas e assinale aquela que representa corretamente qual é o nível silábico:
Nota: 20.0 
A criança utiliza única letra para representar uma sílaba.
Você acertou!
No nível silábico, a criança, “ao escrever, conta os ‘pedaços sonoros’ – as sílabas das palavras e das frases – e usa uma letra para representar cada sílaba. As letras podem ou não ter valor sonoro convencional. Por exemplo: a criança pode escrever boneca como sendo ‘bnc’ ou mesmo ‘oea’ (nesse caso, com valor sonoro correspondente) ou, ainda, ‘fgr’ (uma letra para cada sílaba sonora, mas sem correspondência com o som convencional)” (livro-base, p. 43,44).
Questão 4/5 - Metodologia da Alfabetização
Leia o extrato de texto a seguir:
“Como as estruturas se formam? Elas são inatas? Piaget [...] afirma que não se herdam estruturas cognitivas como tais. Elas passam a existir, apenas no decorrer do desenvolvimento.  Herda-se, sim, um modus operandi, uma maneira específica de transação com o ambiente. Assim, herdamos um modo de funcionamento intelectual. Ou seja, é funcionando que o organismo gera as estruturas cognitivas. Esse modo de funcionamento tem duas características importantes: gera estruturas cognitivas e permanece essencialmente constante, durante toda a vida. Isto é, as propriedades fundamentais do funcionamento intelectual são as mesmas, sempre, apesar da ampla variedade de estruturas cognitivas que este funcionamento gera, que são as invariantes funcionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATOS, Auxiliadora Aparecida. Fundamentos da teoria piagetiana: esboço de um modelo. Revista de ciências humanas (UNITAU). Universidade de Taubaté (UNITAU), v. 1, n. 1, 2008. s. p.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização, sobre a teoria piagetiana, assinale a alternativa que menciona corretamente os conceitos que interferem no processo de alfabetização:
Nota: 20.0
E- Equilibração, adaptação, acomodação, assimilação e desequilíbrio.
Você acertou!
Comentário: “A teoria de Piaget apresenta ainda alguns conceitos muito importantes para a educação e para nosso contexto de alfabetização. São eles: equilibração, adaptação, acomodação, assimilação e desequilíbrio” (livro-base, p. 26).
Questão 5/5 - Metodologia da Alfabetização
Analise o seguinte fragmento de texto:
“O professor precisaria inicialmente apreciar com profundidade o conhecimento prévio de seus alunos, podendo assim fazer intervenções adequadas durante as atividades, percebendo quando informar ou problematizar, de acordo com as necessidades específicas de cada aluno: ‘Em qualquer área de conhecimento, é possível organizar atividades que representem problemas para os alunos e que demandem o uso do que sabem para encontrar soluções possíveis’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIGOLON, Walkiria. A formação continuada de professores alfabetizadores. Cadernos de aplicação, Porto Alegre, v. 21. n. 2, jul./dez. 2008. p. 458. <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/5044/5860>. Acesso em 05 jun. 2018.
De acordo com esse excerto e com os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização, o professor alfabetizador possui eixos fundamentais de trabalho a serem considerados para alfabetizar-letrando. Analise as alternativas e assinale a que representa o conceito do eixo “Compreensão e valorização da cultura escrita”:
Nota: 20.0
 Compreensão e valorização da cultura escrita: compreende a ampliação do grau de letramento da criança, levando-a a conhecer, utilizar e valorizar os modos de manifestação e circulação da escrita na sociedade, bem como conhecer os usos e as funções da escrita, desenvolvendo as capacidades necessárias para escrever.
Você acertou!
Comentário: “[...] eixos fundamentais de trabalho a serem considerados para a prática do professor alfabetizador para alfabetizar-letrando:• Compreensão e valorização da cultura escrita: para que a criança amplie seu grau de letramento e possa, além de conhecer, utilizar e valorizar os modos de manifestação e circulação da escrita na sociedade, bem como conhecer os usos e as funções da escrita, desenvolvendo as capacidades necessárias para escrever” (livro-base, p. 101).
Questão 1/5 - Metodologia da Alfabetização
Atente para a seguinte citação: 
“Analfabetismo é uma palavra utilizada no português corrente para designar a condição daqueles que não sabem ler e escrever; já seu antônimo afirmativo, alfabetismo, mesmo já tendo sido dicionarizado, ainda soa estranho aos falantes do idioma”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, Vera Masagão. Alfabetismo funcional: referências conceituais e metodológicas para a pesquisa, <http://www.scielo.br/pdf/es/v18n60/v18n60a8.pdf>. Acesso em 10 jul. 2018.
Considerando as informações dadas e os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização, assinale a alternativa que menciona corretamente em que consiste o analfabetismo funcional:
Nota: 20.0
 É o sujeito que sabe ler e escrever sem conseguir efetivar a interpretação do que lê.
Você acertou!
“[...] a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) criou o conceito de analfabeto funcional, fazendo referência às pessoas que, mesmo sabendo ler e escrever, não conseguiam utilizar a linguagem escrita na vida cotidiana delas como instrumento de melhoria pessoal ou profissional, já que nem sempre compreendiam o que liam” (livro-base, p. 65).
Questão 2/5 - Metodologia da Alfabetização
Analise a seguinte citação:
“Os métodos sintéticos seguem a marcha que vai das partes para o todo, ou seja, primeiro a criança internaliza as unidades menores, para depois gradativamente chegar às unidades maiores. Os métodos sintéticos se dividem em: alfabético, fônico e silábico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARROS, Jackeline Miranda de. Alfabetização e letramento. <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/344_948.pdf>. Acesso em 01 abr. 2016.
Segundo os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização, os diversos métodos alfabetizadores possuem suas especificidades. Analise as alternativas a seguir, assinalando aquela que menciona qual é a prioridade do método sintético:
Nota: 20.0 
A decodificação.
Você acertou!
Comentário: O método baseia-se na fragmentação em sílabas, portanto, sua prioridade é a decodificação (livro-base, p. 59).
Questão 3/5 - Metodologia da Alfabetização
Analise o seguinte excerto de texto: 
“A pessoa letrada já não é a mesma que era quando analfabeta ou iletrada. Ela passa a ter uma outra condição social e cultural — não se trata propriamente de mudar de nível ou de classe social, cultural, mas de mudar seu lugar social, seu modo de viver na sociedade, sua inserção na cultura -— sua relação com os outros, com o contexto, com os bens culturais torna-se diferente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, Magda B. O que é letramento e alfabetização. <http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma%C3%A7%C3%A3o%20Continuada/Artigos%20Diversos/O%20que%20%C3%A9%20letramento%20e%20alfabetiza%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em 11 jul. 2018.
Considerando as informações dadas e os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização sobre os princípios do letramento, assinale a alternativa que menciona corretamente a atividade que contempla a compreensão e a valorização da cultura escrita:
Nota: 20.0 
Compartilhamento de histórias.
Você acertou!
“Atividade de compartilhamento de histórias: as crianças compartilham com os colegas histórias que gostam [...]. É importante considerar que quando as crianças compartilham histórias também partilham a sua opinião” (livro-base, p. 102).
Questão 4/5 - Metodologia da Alfabetização
Considere o seguinte extrato de texto: 
“‘É preciso que o professor aceite que seu papel é de um planejador de intervenções que favoreçam a ação do aprendiz sobre o que é objeto de seu conhecimento. E que abra mão de ser o único informante da classe. [...] Quando o professor proporciona situações de intercâmbio e colaboração na sala de aula, eles [os alunos] podem trocar informações entre si, discutir de maneira produtiva e solidária e aprender uns com os outros’ [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente o texto, ele está disponível em: RIGOLON, Walkiria. A formação continuada de professores alfabetizadores. Cadernos do aplicação, Porto Alegre, v. 21, n. 2, jul./dez. 2008. p. 458.<http://www.seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/5044/5860>. Acesso em 21 mar. 2016.
Tendo em em vista a dada citação e os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização sobre os aspectos que o professor deve ter em mente ao escolher ensinar sem o uso de métodos, assinale a alternativa que menciona corretamente o que deve ser considerado nessa perspectiva de ensino:
Nota: 20.0
 O professor deve compreender como a criança aprende e que o seu processo de alfabetização se inicia antes de a criança ir para a escola.
Você acertou!
“Ao escolher ensinar sem o uso de métodos, o professor deve ter claro como a criança aprende e o pleno entendimento de que o processo de alfabetização começa antes mesmo de a criança ir para a escola, nas vivências e nos contatos que tem com todas as formas de linguagem que a rodeiam” (livro-base, p. 99).
Questão 5/5 - Metodologia da Alfabetização
Considere o seguinte excerto de texto:
“Durante muito tempo a alfabetização foi entendida como mera sistematização do ‘B + A = BA’, isto é, como a aquisição de um código fundado na relação entre fonemas e grafemas. Em uma sociedade constituída em grande parte por analfabetos e marcada por reduzidas práticas de leitura e escrita, a simples consciência fonológica que permitia aos sujeitos associar sons e letras para produzir/interpretar palavras (ou frases curtas) parecia ser suficiente para diferenciar o alfabetizado do analfabeto”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente o texto, ele está disponível em: COLELLO, Silvia M. G. Alfabetização e letramento: repensando o ensino da língua escrita. <http://www.drb-assessoria.com.br/Alfabetizacao_e_Letramento.pdf>. Acesso em 20 jun. 2018.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Metodologia da alfabetização, acerca dos níveis que compreendem o processo de alfabetização, analise as alternativas e assinale aquela que representa corretamente qual é o nível silábico:
Nota: 20.0
 A criança utiliza única letra para representar uma sílaba.
Você acertou!
Comentário: No nível silábico, a criança, “ao escrever, conta os ‘pedaços sonoros’ – as sílabas das palavras e das frases – e usa uma letra para representar cada sílaba. As letras podem ou não ter valor sonoro convencional. Por exemplo: a criança pode escrever boneca como sendo ‘bnc’ ou mesmo ‘oea’ (nesse caso, com valor sonoro correspondente) ou, ainda, ‘fgr’ (uma letra para cada sílaba sonora, mas sem correspondência com o som convencional)” (livro-base, p. 43,44).

Continue navegando