Buscar

Suplementação no adulto e idoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Suplementação no adulto e idoso
O que suplementação?
O nutricionista deve considerar que após realizar pode ocorrer a necessidade de suplementar para suprir possíveis deficiências de nutrientes. Considerar que, para determinadas patologias, há necessidade de restrições alimentares, necessidade aumentada de determinados nutrientes. E respeitar os princípios bioéticos. 
A prescrição de suplementos nutricionais deverá ser pautada no âmbito da responsabilidade profissional em conformidade com o código de ética. O nutricionistas quando integrante da equipe multidisciplinar de saúde, deverá contribuir com a prescrição de suplementos nutricionais, considerando as possíveis interações com os alimentos e fármacos, bem como para o melhor aproveitamento biológico da dieta prescrita – o suplemento não pode ser utilizado de forma isolada.
Recomendação - DRI’s (Dietary Reference Intake)
EAR (Estimate Avarage Requirement): valor da ingestão diária de um nutriente que se estimada que supra a necessidade de metade (50%) dos indivíduos saudáveis de um determinado grupo do mesmo gênero e estágio de vida. 
RDA (Recommended Dietary Allownaces): ingestão dietética recomendada para atender as necessidades de um nutriente de praticamente todos os indivíduos saudáveis (97-98%) de um determinado grupo de um mesmo gênero e estágio de vida. 
AI (Adequate intake): utilizada quando não há dados suficientes para determinar RDA.
UL (Tolerable Upper Intake Level): é o valor mais alto de ingestão diária de uma nutriente. Não é o nível de ingestão recomendado. 
FATORES QUE DETERMINAM A BIODISPONIBILADE DOS NUTRIENTES
Forma química, presença de fatores anti-nutricionais, interação nutriente-nutriente, interação droga-nutriente, tempo de trânsito intestinal e a atividade enzimática, EN e fisiológico do indivíduo, idade, técnica dietética. 
SUPLEMENTO NUTRICIONAL
Hipercalórico, hiperproteico, com ou sem fibras, imunonutrientes, controle de carboidratos.

Outros materiais