Buscar

APOL - METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Prévia do material em texto

APOL 1:
Questão 1/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia a passagem do texto abaixo:
“A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir dos seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que você sabe sobre a linguagem etc.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOCH, I. V. Ler e compreender: Os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010. p. 12.
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa sobre os fatores que, combinados, atuam para a formação do leitor, é correto afirmar que esquemas são:
Nota: 20.0
	
	A
	As informações prévias que o leitor traz ao texto, incluindo aí suas crenças e hábitos.
Você acertou!
Comentário: “As informações prévias que ele [o leitor] traz ao texto, incluindo aí suas crenças e hábitos, são o que vários autores chamam de esquemas” (livro-base. p. 128)
	
	B
	Informações exclusivamente compostas dos mapas mentais que o leitor constrói a partir da influência da família.
	
	C
	Tão somente os conceitos criados pelo leitor a partir da leitura em questão.
	
	D
	O conjunto de informações sintetizadas, fornecidas pelo autor do texto ao leitor, de modo que este entenda o que é dito.
	
	E
	Os elementos pós-textuais, elencados pelo autor do texto, com o intuito de resenhar as ideias principais do texto.
Questão 2/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Analise a imagem abaixo:
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem integralmente, ela está disponível em: EDUCAR Brasil. <http://www.educarbrasil.org.br/publicacoes/diversidade-cultural-e-educacao/>. Acesso em 13 abr. 2016.
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Língua Portuguesa sobre os critérios para a organização dos conteúdos de ensino, fundamentado nas práticas sociais de uso da linguagem verbal como atividade discursiva, de acordo com o que preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), assinale a alternativa que relaciona corretamente esses critérios à imagem acima.
 
 
Nota: 20.0
	
	A
	A definição dos critérios, recomendados pelos PCN para a organização dos conteúdos de ensino da língua, deve considerar as diferenças sociais e econômicas existentes no Brasil, bem como a valorização cultural de cada região.
Você acertou!
Comentário: A imagem apresenta pessoas que representam diferentes culturas. Isso vem ao encontro do que preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sobre os critérios para a organização dos conteúdos de ensino, fundamentado nas práticas sociais de uso da linguagem verbal como atividade discursiva. Para os PCN, os critérios partem do princípio que devido às enormes diferenças sociais, culturais e econômicas existentes em nosso país, a apresentação dos conteúdos escolares não pode ser imposta uniformemente para todas as escolas. A flexibilidade, o respeito às diferenças e a valorização da cultura local permitem aos professores refletir sobre sua realidade e tomar as decisões sobre a sequência dos conteúdos de acordo com as possibilidades e as necessidades (livro-base, p. 160,161).
	
	B
	A definição dos critérios, recomendados pelos PCN para a organização dos conteúdos de ensino da língua, considerou todas as diferenças sociais e econômicas existentes no Brasil, devendo ser seguida sem alterações em todas as escolas do território nacional.
	
	C
	O currículo escolar não deve contemplar as culturas diferentes das pertencentes ao Brasil, assim, por exemplo, não se deve trabalhar nas aulas conteúdos religiosos que não estejam ligados às religiões brasileiras, como é o caso da religião praticada por um dos personagens da figura acima, que aparenta ser muçulmano.
	
	D
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais estão divididos em: Parâmetros Curriculares Nacionais para caucasianos, Parâmetros Curriculares Nacionais para afrodescendentes, Parâmetros Curriculares Nacionais indígenas e Parâmetros Curriculares Nacionais para estrangeiros.
	
	E
	Os Parâmetros Curriculares Nacionais preveem que os docentes tenham a mesma referência cultural dos alunos.
Questão 3/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia a passagem de texto abaixo:
“O constante contato com a leitura auxilia na organização e no desenvolvimento dos processos cognitivos necessários para a compreensão textual. Esse contato pode ser mediado pelas próprias práticas sociais da leitura e escrita. A contação de histórias, o manuseio de livros e de revistas estimula ao aluno e pode corroborar para a formação de um leitor proficiente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUIMARÃES, Patrícia Maria Costa Santos; EMMERICK, Thamires de Abreu; VICENTE, Aline Lacerda; SOARES, Adriana Benevides. Diagnóstico da compreensão textual de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 16, n. 1, jan./jun. 2012. p. 95-103. <http://www.scielo.br/pdf/pee/v16n1/10.pdf>. Acesso em 15 abr. 2016.
Considerando o fragmento de texto acima e conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre o processo de leitura, é correto afirmar que o leitor proficiente:
Nota: 20.0
	
	A
	Tem um vocabulário reduzido e por isso o processo da leitura exige operações de compreensão sintática e semântica.
	
	B
	Deve fazer uma leitura mais criteriosa, sem que palavras sejam puladas.
	
	C
	Faz um reconhecimento instantâneo da palavra ou dos segmentos maiores que ela.
Você acertou!
Comentário: “O leitor proficiente não lê letra por letras ou sílaba por sílaba, mas faz um reconhecimento instantâneo da palavra ou dos segmentos maiores que ela, chamados de blocos (chunks)” (livro-base, p. 124).
	
	D
	Normalmente não fixa palavras no que diz respeito à ortografia e à fonologia.
	
	E
	Com o seu avanço linguístico, é capaz de ler qualquer texto sem recorrer a outras fontes, como o dicionário.
Questão 4/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia o excerto de texto a seguir:
“A língua tem como constituinte a interação verbal. A enunciação, salienta Bakhtin/Volochinov, é resultado da interação de dois indivíduos: o locutor e o interlocutor, que se estabelecem socialmente e caso não haja a presença real do interlocutor, ‘este pode ser substituído pelo representante médio do grupo social ao qual pertence o locutor’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENEGASSI, Renilson José. O interlocutor nas propostas de produção textual no livro didático. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, 50(1), p. 169-187, jan./jun. 2011. <http://www.scielo.br/pdf/tla/v50n1/a10v50n1.pdf>. Acesso em 14 abr. 2016. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre os fatores que podem afetar a comunicação entre os falantes, no que se refere ao ritmo de fala, é correto afirmar que esse fator:
Nota: 20.0
	
	A
	Ocorre quando o falante sabe com quem está falando e utiliza uma variedade de língua adequada ao ouvinte e à situação de fala.
	
	B
	Diz respeito ao ritmo e à voz do falante, elementos que demonstram o quanto o falante está seguro e também a qualidade do conteúdo da fala.
	
	C
	Está relacionado com a qualidade da voz e da vibração da emissão das palavras.
	
	D
	Relaciona-se com a velocidade que o falante imprime à sua fala.
Você acertou!
Comentário: O ritmo de fala – diz respeito à velocidade que o falante imprime à sua fala, pois ela interfere na compreensão. Se for muito vagarosa, pode levar o ouvinte a perder a concentração e começar a pensar em outra coisa. Se for muito rápida, pode dificultar a compreensão (livro-base, p. 121).
	
	E
	Relaciona-se à mensagem corporal transmitida no momento da enunciação, bem como à maneira como a mensagem é recebida.Questão 5/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Atente para a citação a seguir:
“A linguagem verbal, atividade discursiva que é, tem como resultado textos orais ou escritos. Textos que são produzidos para serem compreendidos. Os processos de produção e compreensão, por sua vez, se desdobram respectivamente em atividades de fala e escrita, leitura e escuta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf>. Acesso em 15 abr. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Língua Portuguesa sobre as diferenças entre a fala e a escrita, relacione corretamente essas duas formas de comunicação humana às suas respectivas características:
1.  Fala
2.  Escrita
(   ) O falante e o ouvinte estão em contato direto, possibilitando, assim, uma interação por troca de turno.
(  ) Há um contato direto e visível entre falante e ouvinte.
(  ) Espera-se maior estruturação da linguagem.
(  ) É transitória e possibilita redundâncias.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2
	
	B
	1 – 2 – 1 – 2
	
	C
	2 – 2 – 1 – 2
	
	D
	1 – 1 – 2 – 1
Você acertou!
Comentário: Na fala, O falante e o ouvinte estão em contato direto, possibilitando uma interação por troca de turno; há um contato direto e visível entre falante e ouvinte; é transitória e possibilita redundâncias. Por outro lado, na escrita, espera-se maior estruturação da linguagem (livro-base, p. 48).
	
	E
	2 – 1 – 2 – 1
APOL 2:
Questão 1/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Jakobson, no âmbito do Círculo Linguístico de Praga, dedicou-se ao estudo de temáticas variadas, dentre elas, as funções das unidades linguísticas ou, como são mais conhecidas, as funções da linguagem. O linguista buscava compreender a finalidade com que a língua é utilizada, ou seja, a sua função na comunicação estabelecida entre o remetente (falante/codificador) e o destinatário (ouvinte/decodificador). Seu principal objetivo era definir o lugar da função poética em relação às demais funções da linguagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WINCH, Paula Gaida; NASCIMENTO, Silvana Schwab. A teoria da comunicação de Jakobson: Suas marcas no ensino de Língua Portuguesa. <http://www.estudosdalinguagem.org/index.php/estudosdalinguagem/article/download/215/331>. Acesso em 28 nov. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre a classificação das mensagens escritas de acordo com o modelo proposto por Jakobson, relacione cada um dos seguintes gêneros textuais à sua respectiva função de linguagem predominante. 
1. Propaganda
2. Poesia
3. Dicionários
4. Notícia de jornal 
(   ) Função referencial
(   ) Função poética
(   ) Função conativa
(   ) Função metalinguística
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 1 – 3 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1
	
	C
	4 – 2 – 1 – 3
Você acertou!
A sequência correta é: 4 – 2 – 1 – 3. Para Jakobson, “para cada tipo de função, o foco será sempre um dos participantes do ato comunicativo. Assim, a função referencial tem como foco o contexto [e tem por objetivo informar sem comentários pessoais ou juízos de valor, como é o caso das notícias de jornal]; a poética está sempre ligada à mensagem [há uma valorização da informação pela forma da mensagem, como é o caso da poesia]; [...] enquanto a conativa está vinculada ao receptor [os textos são persuasivos, sedutores, como é o caso da propaganda]; [...] e a metalinguística, de explicar, de dar definições, por isso está relacionada com o código, ou seja, a própria língua [como é o caso dos dicionários] (livro-base, p. 138).
	
	D
	2 – 1 – 4 – 3
	
	E
	4 – 3 – 1 – 2
Questão 2/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Considere o trecho de texto abaixo: 
“Ao ingressarem na escola, os alunos já dispõem de competência discursiva e linguística para se comunicar em interações que envolvem relações sociais de seu dia a dia, inclusive as interações que se estabelecem em sua vida escolar. Acreditando que a aprendizagem da língua oral, por se dar no espaço doméstico, não é tarefa da escola, as situações de ensino vêm utilizando a modalidade oral da linguagem unicamente como instrumento para permitir o tratamento dos diversos conteúdos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf>. Acesso em 14 abr. 2016.
Considerando o fragmento de texto acima e conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre a atividade de compreensão oral que se deve praticar na escola, é correto afirmar que o processo de ouvir ou o de escutar durante essa atividade:
Nota: 20.0
	
	A
	Deve envolver o domínio do código linguístico da norma culta, desconsiderando as demais variações da língua materna.
	
	B
	Envolve uma parte anatômica, uma psicológica e outra social.
Você acertou!
“Embora o verbo escutar seja um sinônimo de ouvir, ele vai além do ouvir. Assim, a atividade de compreensão oral que se deve praticar na escola deve ser o exercício de escutar. ‘Escutar é o aspecto afetivo, cultural, emocional da audição. Ouvir é um ato mecânico, já que estruturas físicas estão a postos para que isso aconteça. Todo ser vivo ouve. Mas escutar é diferente. E dar tempo para interpretar aquilo que está sendo ouvido’ (Duarte[...]). Muitos autores não fazem essa distinção entre os dois verbos. Para nós, interessa que o processo da compreensão auditiva envolve uma parte anatômica, uma psicológica e outra social. Vamos, a partir deste ponto, toda vez que nos referirmos à habilidade de compreensão oral, usar qualquer um dos verbos, mas sempre com a preocupação de envolver os três aspectos do processo” (livro-base, p. 118).
	
	C
	Envolve o conhecimento prévio da língua que o aluno tem, no caso de alunos cujos pais não dominam o código linguístico, o processo da compreensão oral não se completa.
	
	D
	Está atrelado exclusivamente à escrita. Assim sendo, a pessoa não alfabetizada não completa o processo da compreensão auditiva.
	
	E
	Deve ser instigado pelo professor. Professores que não tenham a habilidade de instigar seu aluno acabam por prejudicá-lo, visto que o processo da compreensão auditiva só é desenvolvido na escola.
 
Questão 3/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Atente para o seguinte gráfico:
Após esta avaliação, caso queira ver a imagem integralmente, ela está disponível em: BRASIL. Enem - Exame Nacional do Ensino Médio. Prova aplicada no ano de 2015. <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2015/CAD_ENEM_2015_2aAPLICACAO_DIA_01_02_AMARELO.pdf>. Acesso em 13 abr. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa sobre se estabelecer um propósito para a leitura de um texto de forma a ativar o conhecimento prévio e a despertar o interesse do aluno para o ato de ler, no que se refere à análise do gráfico acima, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	A imagem acima é um gráfico, sendo assim, não pode ser considerado um texto a ser usado em sala de aula.
	
	B
	Para se realizar a leitura do referido gráfico, deve-se analisar apenas as informações relevantes, que, no caso, são os números.
	
	C
	Para a leitura do referido gráfico, deve-se fazer a análise de todos os elementos que fizerem parte desse gênero textual, inclusive do título, dos subtítulos e da fonte.
Você acertou!Comentário: “Embora sempre que falamos de leitura o que nos vem à mente sejam livros, a atividade de leitura é muito mais corriqueira na nossa vida do que a leitura de um livro. Lemos, em nosso dia a dia, textos de diversos gêneros textuais, que podem conter desde poucas palavras ou uma sentença até milhares de palavras que formam milhares de sentenças. Lemos rótulos em embalagens, receitas para preparação de alimentos, instruções em aparelhos eletrônicos, bulas de remédio, propagandas em várias mídias e muitos outros. Cada um desses gêneros tem características que lhes são próprias, e as pessoas sabem muito mais do que imaginam sobre esses textos. O conhecimento dos gêneros textuais faz com que o leitor tenha expectativas a respeito do que vai ler. Essas expectativas se referem não somente ao conteúdo do texto, mas também à sua estrutura gramatical, ao seu vocabulário e ao seu formato visual. Basta olhar para um papel e ver que o que está escrito ali se constitui em uma receita de bolo, por exemplo, que geralmente apresenta um padrão próprio de distribuição na folha de papel” (livro-base, p. 128,129). Com relação a se estabelecer um propósito para a leitura: “Isso significa ter sempre o aluno em mente antes de determinar a atividade. Escolha sempre um texto que seria compreensível, interessante, mas, principalmente, que seja significativo e acrescente algo àquela criança. Depois, converse com os alunos, desperte o conhecimento prévio que trazem sobre o tema, crie expectativas e oriente-os para a atividade. Algumas estratégias para ativar o conhecimento prévio e despertar o interesse [do aluno à leitura] são: - analisar os vários elementos do texto — título e subtítulos, imagens, gráficos, tabelas, entre outros; - ler a introdução para identificar o tema; - ler a primeira sentença de cada parágrafo ou capítulo; - buscar alguma informação específica no texto que possa ser relevante” (livro-base, p. 168,169).
	
	D
	Por se tratar de um gráfico, as informações como o título e a fonte não precisam ser consideradas no processo da leitura.
	
	E
	As barras dos gráficos são suficientes para o seu entendimento, podendo ser desconsiderados, portanto, a análise dos números e da fonte, por exemplo.
Questão 4/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Considere o trecho de texto abaixo: 
“Pensando na interface interna da Linguística, temos diferentes áreas de pesquisa. Há investigações no campo da Fonologia, no campo da Morfologia, no campo da Sintaxe, da pragmática etc.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAUJO, Daniela. A Linguística ontem e hoje. <http://www.interletras.com.br/ed_anteriores/n6_n7/textos/linguistica_ontem.pdf>. Acesso em 15 abr. 2016.
Devido à diversidade da linguagem, a Linguística divide-se em várias áreas de interesse de acordo com o foco de estudo. A esse respeito, conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, relacione corretamente as seguintes áreas da Linguística às suas respectivas características: 
1. Morfologia
2. Sintaxe
3. Semântica
4. Pragmática 
( ) Estuda as regras de combinação entre os morfemas para a formação de unidades de significação maiores, como a palavra e o sintagma.
( ) Preocupa-se em determinar o significado intrínseco das palavras independentemente do seu uso pelos falantes.
( ) Preocupa-se em explicar a intenção do falante com base no contexto em que os enunciados são proferidos.
( ) Explica a ordem das palavras dentro das sentenças. 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 3 – 1 – 4
	
	B
	1 – 3 – 4 – 2
Você acertou!
A “morfologia estuda as regras de combinação entre os morfemas para a formação de unidades maiores, como a palavra e o sintagma [...]. É na sintaxe que encontramos explicações sobre o ordenamento das palavras dentro da sentença [...]. [A] semântica preocupa-se em determinar o significado intrínseco de palavras e sentenças e estuda a relação entre as formas linguísticas e as coisas no mundo, independentemente do seu uso pelos falantes [...]. [A] “pragmática volta-se para o que se faz com a linguagem, em que circunstâncias e com que finalidade. [...] [No] âmbito da pragmática, o entendimento será possível apenas com base no contexto em que o enunciado é proferido” (livro-base, p. 44,45).
	
	C
	3 – 1 – 2 – 4
	
	D
	3 – 4 – 2 – 1
	
	E
	4 – 2 – 1 – 3
Questão 5/5 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Atente para a seguinte citação: 
“No processamento da informação, devemos considerar que, em geral, os modelos de leitura, do ponto de vista do processamento mental, pressupõem uma orientação ascendente e/ou descendente desse processamento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVEIRA, M. I. M. Modelos teóricos e estratégias de leitura: Suas implicações no ensino. Maceió: EDUFAL, 2005. p. 26.
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, há três modelos de decodificação da escrita, ou seja, de leitura, relacione corretamente cada um deles às suas respectivas características:
1.Modelo ascendente
2. Modelo descendente
3. Modelo interativo 
( ) Nesse modelo, o leitor traz seu conhecimento de mundo para a compreensão do texto e pode ser contaminado por preconcepções, o que pode levá-lo a uma má interpretação do conteúdo do texto.
(  ) Esse modelo é utilizado pelo leitor maduro e eficiente, o qual faz uso dos dois processos, ascendente e descendente, complementarmente, seja de forma alternada, seja ao mesmo tempo.
(  ) Nesse modelo, o leitor constrói o texto de forma linear, ou seja, começa das pequenas partes para chegar ao todo - das letras para as palavras, depois para as sentenças, até o texto completo. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 3 – 1
Você acertou!
A sequência correta é: 2 – 3 – 1. “Modelo ascendente (botton-up): Nesse modelo, o leitor constrói o texto de forma linear, a começar das pequenas partes para chegar ao todo — das letras para as palavras, depois para as sentenças, até o texto completo [...]. Modelo descendente (top-down): Aqui o leitor traz o seu conhecimento de mundo para a compreensão do texto que está lendo. Os seus conhecimentos linguístico e extralinguístico o fazem ler o texto com expectativas e suposições que o levam a ‘conversar’ com o texto. Esse leitor é fluente, veloz e capta, sem dificuldades, as principais ideias do texto. É capaz de ler nas entrelinhas e não se preocupa com detalhes. No entanto, pode ser contaminado por preconcepções e não se preocupa em confirmar os dados obtidos com a leitura, o que pode levá-lo a uma má interpretação do conteúdo do texto. No modelo interativo, utilizado pelo leitor maduro e eficiente, os dois processos, ascendente e descendente, ocorrem complementarmente, seja de forma alternada, seja ao mesmo tempo. Dependendo do tipo de texto, do conhecimento prévio do leitor a respeito do assunto ou, ainda, da motivação e das crenças a respeito do tema, o leitor vai utilizar um ou outro processo” (livro-base, p. 125,126).
	
	B
	1 – 3 – 2
	
	C
	3 – 1 – 2
	
	D
	1 – 2 – 3
	
	E
	2 – 1 – 3

Continue navegando