Buscar

Operacoes - Estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FEA - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
EAD0762 – FUNDAMENTOS DE EXCELÊNCIA EM OPERAÇÕES
Estudo de Caso
O diagnóstico da Gabriela que na empresa “que é preciso mais treinamentos” está correto? Justifique.
Não. Embora os treinamentos sejam importantes eles não são a solução para os problemas enfrentados pela empresa estudada. Concordamos com o diagnóstico de Roberta de que é necessário estruturar todo o processo produtivo, iniciando pela área de estilo que é responsável pela criação do produto. Limitar a solução a treinamentos é uma conclusão superficial. É necessário formalizar os processos antes de efetivar os treinamentos, do contrário, não se saberá sequer sobre o que treinar os funcionários.
Tanto Maria Lúcia quanto Eduarda mencionaram que participam pouco do processo de desenvolvimento da coleção. Por exemplo, Maria Lúcia cita que não é consultada para ajudar a decidir quais vestidos são mais ou menos fáceis de produzir. Como o seu grupo solucionaria este problema? Que recomendação gerencial vocês fariam?
A fase de desenvolvimento do produto deve ter integração de todas áreas envolvidas neste processo, não somente a área de estilismo. Uma das soluções poderia ser: possuir um agente na empresa o qual sua função seria integrar as áreas de modo a não ferir os objetivos almejados, facilitando a negociação das áreas e o processo em si. 
A Fernanda menciona que os clientes participam pouco do processo de desenvolvimento da coleção. Em que momentos os clientes poderiam participar? E por que isto seria importante?
Os clientes são peça chave na participação do desenvolvimento da coleção em dois momentos:
Início da criação da coleção – Para oferecer informações acerca de suas preferências e subsidiar as escolhas sobre materiais, estilos e inclusive preço.
Final da coleção – Para fornecer feedback à empresa e possibilitar que sejam feitas melhorias e adaptações nas coleções futuras de modo a melhor atendê-los e maximizar o valor da empresa.
Identifique exemplos de processos operacionais, de gerenciamento e de governança.
Operacionais – Desenvolvimento de coleção, vendas e compras.
Gerenciamento – Gestão da Qualidade e planejamento de coleção
Governança – Planejamento estratégico.
As piloteiras são as que ajudam a definir a ficha técnica do produto – que explica inclusive como o produto deve ser produzido. Vocês acham que esta é uma boa solução?
O processo de desenvolvimento da coleção deve conter especificações bem definidas sobre a ficha técnica em sobre o modo que as peças devem ser produzidas. Trata-se de uma atividade de planejamento e, por conseguinte, deve integrar a fase de desenvolvimento da coleção e estar bem definida para aqueles que irão executar a produção. Não há problema no fato das piloteiras participarem da definição de especificações técnicas e modo de produção, ao contrário s participação delas irá ajudar a tornar a coleção mais coesa e o planejamento mais claro e efetivo. O importante é que essa ajuda ocorra durante a etapa de planejamento e não somente na execução.
A produção reclama que os “produtos continuam sendo desenvolvidos” após a feira, já durante a produção. Como isso afeta o desempenho da empresa? Que processo ou atividade poderia ser feita para acabar com este problema?
Este é um grande equívoco que ocorre nessa empresa. A flexibilidade excessiva de alteração do projeto do produto após haver a passagem para a produção deve ser evitada. Não deve haver alterações no produto após a sua chegada na produção. A empresa pode sofrer com prejuízos decorrentes de alterações tardias e falhas de projeto. Mais uma vez o planejamento da coleção deve receber atenção crítica por parte da empresa. Uma equipe formada por diversos setores envolvidos no processo produtivo contribuirá para que a coleção planejada seja executada sem alterações e atenda a um padrão pré-estabelecido, otimizando assim a eficiência da produção.
 A Gabriela está convencida que não vale a pena planejar. Ela está correta? Justifique.
Ela está equivocada. Um planejamento básico evitaria a ocorrência de inúmeros problemas que esta empresa está enfrentando, principalmente os relacionados a atrasos e consequentemente os custos decorrentes desses atrasos. Com planejamento os envolvidos teriam metas e prazos claros a cumprir e saberiam exatamente o que a empresa espera deles. 
Um bom planejamento estratégico impulsiona a empresa na direção correta, auxiliando para que possa encontrar as ameaças e analisar as oportunidades e melhorias explorando-as.
A partir das falas (algumas delas confusas), mapeie os principais processos da empresa. Procure identificar os processos mencionados e os que poderiam ser criados. Faça a modelagem do processo utilizando BizAgi.
Em anexo

Outros materiais