Buscar

Farmacocinética e Farmacodinâmica

Prévia do material em texto

Terapêutica Medicamentosa
Farmacocinética: Estuda a ordem dos processos de administração, absorção, distribuição, biotransformação e eliminação da droga, ou seja, estuda o caminho percorrido pelo fármaco/droga e o impacto causado pelos remédios no corpo humano.
Farmacodinâmica: Estuda os efeitos bioquímicos e fisiológicos dos fármacos e seus mecanismos de ação, ou seja, estuda o alvo da droga, o mecanismo de ação desse fármaco no corpo e os efeitos do mesmo.
Resumindo: Farmacocinética estuda a ação do organismo sobre o fármaco e a farmacodinâmica estuda a ação do fármaco no organismo.
Farmacocinética: 0 Vias de Administração
 1 Absorção
 2 Distribuição
 3 Metabolização
 4 Excreção
A via de administração é determinada primariamente pelas propriedades do fármaco (hidrofílico/hidrofóbico, lipossolubilidade, ionização) e pelos objetivos terapêuticos, como: a necessidade de um início rápido de ação, a necessidade de tratamento por longo tempo, ou a restrição de acesso a um local específico. As vias principais de administração de fármacos incluem: Oral (TGI – Trato gastrointestinal), retal (supositório), sublingual, injeção (subcutânea, intramuscular, intravenosa).
Absorção é a transferência de um fármaco do seu local de administração para a corrente sanguínea por meio de um dos vários mecanismos. A velocidade e a eficiência da absorção dependem de dois fatores: do ambiente onde o fármaco é absorvido e das características, tanto química e como via de administração (o que influencia sua biodisponibilidade). Existem mecanismos de absorção de fármacos, como a difusão passiva que não usa energia (ATP) pois atravessa a membrana plasmática de maneira espontânea, ou seja, passa de um meio de maior concentração para um de menor concentração; difusão facilitada é a passagem de substâncias pela bicamada lipídica com ajuda de proteínas especificas, este processo ocorre a favor do gradiente de concentração, ou seja, de um meio de maior concentração para um de menor concentração, porém em uma velocidade maior; no transporte ativo as substancias são transportadas com gasto de energia, podendo acontecer que a substancia vá contra o gradiente de concentração.
A distribuição do fármaco é quando o mesmo é direcionado para o seu local de ação ou leva a uma metabolização.
A metabolização pode ou não acontecer, pois vai depender da via de administração. Após um fármaco ser ingerido, ele é absorvido pelo sistema digestivo e antes de atingir o resto do corpo, ele é levado para o fígado. O fígado metaboliza muitos fármacos, às vezes de tal maneira que somente uma pequena quantidade de fármaco ativo é lançado a partir do fígado em direção ao resto do sistema circulatório do corpo. Essa primeira passagem pelo fígado diminui significativamente a biodisponibilidade do fármaco. Vias de administração alternativas podem ser usadas, como intravenosa, intramuscular e sublingual. Estas vias evitam o efeito de primeira passagem pois permitem que o fármaco seja absorvido diretamente na circulação sistêmica. 
A excreção pode ser definida como a passagem do fármaco da circulação sanguínea para o meio externo, sendo então removidos de nosso organismo. Vários órgãos podem estar envolvidos neste processo, sendo conhecidos como órgãos ou vias de excreção, e que incluem os rins, pulmões, glândulas lacrimais e salivares e o tubo digestivo (fezes e secreção biliar). Os medicamentos também podem ser eliminados através do suor e leite materno em menores quantidades, sendo que a principal via de excreção de fármacos é a via renal.
Resumindo: As vias de administração serão por onde os fármacos serão introduzidos ao paciente, absorção é administração do fármaco até a corrente sanguínea, distribuição é a quando o fármaco vai para seu local de ação ou quando vai sofrer uma metabolização, a metabolização pode ou não acontecer (depende da via de administração) e se ocorrer é no fígado, e a excreção é a forma que o fármaco é eliminado do corpo.
Farmacodinâmica: Local de ação, mecanismo de ação e efeitos.

Continue navegando