Buscar

atividade aula 4, leitura e prod texto II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 4 https://www.google.com.br/ 
NOME: Liz Nadine Todt
RGM: 053. 18800
POLO: Canoinhas SC
SUASSUNA Lívia. Avaliar é preciso. Saber como, também. Resenha. Na ponta do lápis, ano X, n º24, M aio d e 2014, p .6-11.
Lívia Suassuna é professora, licenciada em Letras-Português pela Univ. Federal de Pernambuco, e mestre em Língua Portuguesa pela Pontifica Univ. Católica de São Paulo, é doutora em Linguística pela Univ. Est. de Campinas e atualmente professora na Univ. Fed. de Pernambuco, no Centro de Educação e Departamento de Métodos e Técnicas de ensino. 
A referida professora traz novas propostas na forma de trabalhar com a produção de textos em sala de aula. Na entrevista ela fala sobre as maneiras de avaliação usadas na escola, avaliações essas voltadas em saber o que o aluno conhece e o que não conhece. Ela diz que a forma de avaliação deve ser discursiva, o diálogo deve estar presente o tempo inteiro entre professor e aluno, e também entre os próprios alunos. Ela traz à tona, que falta ainda uma discussão específica, voltada a avaliação, a um parâmetro de língua portuguesa. A professora aponta que a pratica das produções textuais estão frágeis, que a avaliação vai muito lenta, e que uma das maneiras para se alterar tal questão é então a formação inicial continuada. É de suma importância trazer de volta teoria, leitura, estudo para que se possa compreender os princípios. Em sua visão as produções textuais precisam ser comparadas e avaliadas pelo professor num processo de escrever e reescrever.
Diante da entrevista de Lívia, podemos apurar que na avaliação é necessário reanalisar, revisar, e reescrever, sujeitar ao outro e conhecer o interlocutor.
É preciso que a escola se aproxime da prática social da escrita, investindo em textos que voltem para a ação social, que toquem, que comovam e que ao final reconstruam, sendo assim referência. O professor precisa ter um interesse genuíno por aquilo que o aluno escreve. 
É mais que necessário avaliar, é mais que preciso, e saber como, ainda é um desafio.

Outros materiais