Buscar

GESTÃO DE BENEFÍCIOS9

Prévia do material em texto

GESTÃO DE BENEFÍCIOS
GST1705_A4_201901077675_V2
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: LUAN BARBOSA DE MESQUITA
	Matr.: 201901077675
	Disc.: GEST.BENEFÍCIOS 
	2019.3 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A empresa ALFA pretende implantar o benefício da Assistência Médica para os seus empregados. Em face do custo elevado para sua implantação a empresa ALFA pretende iniciar oferecendo cobertura de pequeno risco. O que a empresa ALFA estará cobrindo com esse pequeno risco?
	
	
	
	Consultas e internações em quarto particular
 
	
	
	Consultas, exames e atendimento de emergência
 
	
	
	Consultas, exames e internações em quarto particular
	
	
	Consultas, exames e internações em enfermaria
 
	
	
	Consultas e internações em enfermaria
 
	
Explicação:
O pequeno risco envolve consultas, exames e atendimento de emergência. Não cobre internações.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Não é tarefa fácil o trabalho de eleger uma operadora de plano de saúde para a empresa. Mesmo para profissionais com vivência no mercado as análises comparativas mais completas representam um desafio não muito simples. Como Gerente de RH você deve escolher entre as alternativas abaixo quais são os critérios mais adequados para se realizar uma eficiente análise da operadora.
	
	
	
	Apenas deve-se avaliar a cobertura médica para seus colaboradores e o preço proposto pela operadora.
	
	
	nenhuma das alternativas representa critérios adequados de avaliação.
	
	
	Estudo criterioso das estatísticas que apontam a relação produtividade X motivação dos funcionários das empresas que implementaram programa de planos de saúde há mais de 5 anos.
	
	
	Deve-se evitar analisar as operadoras dos planos pela relação entre fornecedores e clientes em torno dos planos de saúde pois a definição dos alvos a serem atingidos com esse benefício não depende do perfil de cada interessado.
	
	
	A qualidade da rede referenciada, o nível dos valores a serem reembolsados, tanto em múltiplos da tabela de honorários médicos quanto em valores correntes, devendo-se avaliar outros procedimentos além das consultas, como a cobertura de exames, internações e acomodações. Outro ponto é prazo de reajuste do plano e o fornecimento dos relatórios de sinistralidade para análise das áreas responsáveis da organização
	
Explicação:
Se torna necessária uma análise profunda da cobertura do plano para que se possa fazer comparação com outras operadoras. Com isso será possível  avaliar aquela que tem a cobertura mais abrangente e que seu preço seja bem sustentado pela organização.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O benefício com assistência a saúde representa o segundo maior custo organizacional?
	
	
	
	Não. O segundo maior custo está relacionado a habitação.
	
	
	Não. O segundo maior custo é a folha de pagamento.
	
	
	Sim. o custo da assistência a saúde representa cerca de 35% do custo total dos benefícios e representa o segundo maior custo com os funcionários.
	
	
	Sim. Sendo um custo totalmente compensável pela organização.
	
	
	Não. O segundo maior custo é assistência à alimentação dos trabalhadores
	
Explicação:
Esse custo só perde para a folha de pagamento de pessoal.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Qual a finalidade da auditoria médica para as empresas?
	
	
	
	Essa medida torna-se não é muito importante, especialmente para aquelas empresas que optam pelo modelo de autogestão da sua assistência médico-hospitalar.
	
	
	Essa medida torna-se muito importante, especialmente para aquelas empresas que optam pelo modelo de autogestão da sua assistência médico-hospitalar.
	
	
	Essa medida torna-se muito importante, especialmente para aquelas empresas que optam pelo modelo de não autogestão da sua assistência médico-hospitalar.
	
	
	A análise das despesas médicas não requer a presença desses profissionais.
	
	
	A finalidade da auditoria médica é apenas para ações preventivas.
	
Explicação:
No plano de auto gestão da assistência médica é fundamental ter essa auditoria em face dos altos custos com esse benefício.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Os benefícios ligados à saúde constituem uma das problemáticas contas que ps gestores de rh devem equilibrar ou reduzir, porque:
	
	
	
	trata-se do segundo maior custo com pessoas, ficando atrás apenas das refeições, que tem uso diário e não esporádico como saúde.
	
	
	trata-se do segundo maior custo com pessoas, ficando atrás apenas da folha de pagamento
	
	
	tem um forte impacto financeiro, representando 80% do custo total dos benefícios
	
	
	Demanda muito trabalho operacional por parte do RH, em função das várias modalidades disponibilizadas.
	
	
	pois representa o maior custo com pessoas numa organização
	
Explicação:
De fato os custos da assistência médica são elevados e reajustados anualmente bem acima da inflação.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Qual a forma gradual que pode ocorrer na implantação da assistência médica analisada pelo gestor de recursos humanos, tendo em vista o elevado custo do benefício e em contra partida a satisfação do funcionário?
	
	
	
	iniciar o benefício cobrindo somente os grandes riscos com ambulatório.
	
	
	iniciar o benefício cobrindo somente os grandes riscos com ambulatório e com 80% de contribuição do trabalhador.
	
	
	iniciar o benefício cobrindo somente os grandes riscos. A empresa deve optar pela internação em enfermaria, através do plano básico cobrando dos funcionários uma pequena parcela dos custos com o benefício e não incluir seus dependentes.
	
	
	iniciar o benefício todos os riscos. A empresa deve optar pela internação em quarto particular, através do plano básico cobrando dos funcionários uma pequena parcela dos custos com o benefício e não incluir seus dependentes.
	
	
	iniciar o benefício cobrindo somente os grandes riscos e a empresa deve optar pela internação em enfermaria.
	
Explicação:
Cobertura somente de grandes riscos, internação em enfermaria e não inclusão de dependentes reduzem consideravelmente os custos com assistência médica.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Perfil/Faixa Etária dos empregados são fatores impactantes na empresa em relação ao custo:
	
	
	
	Salarial.
	
	
	Aposentadoria.
	
	
	Assistencial.
	
	
	Auxilio maternidade.
	
	
	Abonos.
	
Explicação:
O assistencial está relacionado ao plano de saúde adquirido pelas empresas e a faixa etária do trabalhadores é quem vai determinar o custos desse benefício.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Os benefícios ligados à saúde constituem:
	
	
	
	fatores de não aplicação por parte dos gestores de RH, sendo o segundo menor custo com os trabalhadores.
	
	
	uma das simples contas que os gestores de RH devem equilibrar ou aumentar, pois são o segundo maior custo com pessoas, ficando atrás apenas da folha de pagamento.
	
	
	uma das problemáticas contas que os gestores de RH devem equilibrar ou reduzir,pois são o primeiro maior custo com pessoas, ficando atrás apenas de cargos e salários.
	
	
	uma das problemáticas contas que os gestores de RH devem equilibrar ou aumentar, pois são o segundo menor custo com pessoas, ficando atrás apenas da folha de pagamento.
	
	
	uma das problemáticas contas que os gestores de RH devem equilibrar ou reduzir, pois são o segundo maior custo com pessoas, ficando atrás apenas da folha de pagamento.
	
Explicação:
Por essa razão as empresas costumam rever anualmente seus custos com a assistência médica até mesmo trocando o operador do plano.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.

Continue navegando