Buscar

Recrutamento e Seleção Discursiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Recrutamento e Seleção (RHU03)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:443379) ( peso.:4,00)
	1.
	Conforme Saviani (1997), o termo empregabilidade, originado do inglês employability, surgiu no Brasil por volta de 1995, em consequência das mudanças nas relações de trabalho que se intensificaram nos últimos anos. Disserte sobre como o mercado de trabalho impacta nas práticas de gestão de pessoas e nos candidatos.
FONTE: SAVIANI, D. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias: novas tecnologias, trabalho e educação. Petrópolis: Vozes, 1997.
	Resposta Esperada:
Quando as vagas são maiores que a procura por elas, as organizações sofrem com isso, pois as pessoas são insuficientes para preencher as vagas. Já o quando o mercado de trabalho está em situação de procura, ou seja, quando as oportunidades de trabalho são menores que a procura delas, existem vários candidatos disputando a mesma vaga.
	2.
	Com relação ao convívio com a diversidade cultural, existem alguns fatores que requerem cuidados na avaliação do gestor de pessoas ao fazer um processo de seleção. Com isso, o gestor deverá estar preparado para as possíveis diversidades que poderão aparecer durante o processo. Disserte sobre os cuidados que esse profissional deve ter com relação à diversidade cultural.
	Resposta Esperada:
Os gestores devem ter o devido cuidado com a escolha do perfil para a vaga diante da diversidade cultural, que se distinguem através de raças, etnias, religião, comunidade, costumes e tantos outros que a própria cultura regional nos apresenta como discriminação ou diferenciação perante a sociedade. A palavra preconceito é muito forte para citar, porém muitas vezes ela aparece em nosso cotidiano, inclusive no papel do gestor de pessoas. É neste momento que o profissional da área deverá tomar cuidado na escolha ou no processo de contratação e/ou entrevista.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais